Como reduzir o turnover em equipes terceirizadas

escrito por Vinicius Duarte 10 Janeiro, 2018

com Fábio Ribeiro, Panasonic

Fábio é gerente nacional de trade marketing da Panasonic e tem de dez anos de experiência na indústria de linha branca e marrom. Está à frente do gerenciamento nacional da área, tendo como objetivo principal o incremento no sell out e a exposição da marca junto ao varejo nacional. Foi responsável pela reestruturação da área, interna e externamente, efetivando o plano anual de trade marketing alinhado com as áreas comercial e marketing da empresa.

PROMOTORES TERCEIRIZADOS: A EXTENSÃO DO GRUPO

A equipe terceirizada necessita de alinhamento efetivo para superar as dificuldades que o mercado apresenta. Fábio indicará as práticas que o trade marketing da Panasonic adotou para integrar seus times de execução e garantir que o consumidor adquira confiança no profissional de execução.

"MAKING PEOPLE BEFORE MAKE PRODUCTS"

"Se você não ama o que faz, o esforço para cumprir a rotina será muito maior". Em cima desse fundamento, o gestor explica como o 'Fator Pessoas' deve ser levado a sério pelas empresas desde o momento da contratação e como a companhia consegue estender a filosofia aos profissionais contratados via agência.

KPIS DE DESEMPENHO

Em cinco anos, o trade da Panasonic viu o seu índice de turnover despencar aproximadamente 19 pontos percentuais, de 21% em 2002 para 2,2% no final de 2017. A redução passa por uma leitura correta do desenvolvimento dos profissionais, entendendo desde seus objetivos de vida até o que o faz feliz. Fábio apresenta os KPIs que norteiam a gestão da meritocracia na equipe de trade da Panasonic, além das premiações para os destaques e a estratégia para motivar os talentos que apresentam resultados abaixo do esperado.

INFORMAÇÃO x TURNOVER

A efetividade do modelo apresentado por Fábio depende da informação. Na última parte do TradeCast #36, Fábio comenta como o Agile Promoter oferece clareza em relação ao acompanhamento do desempenho dos promotores e quais são as ferramentas utilizadas pela empresa para controlar a evolução de individual dos profissionais de campo.

Felipe Dallagnese
Felipe Dallagnese 16 Fevereiro, 2018 at 16:03

Boa tarde. Gostaria de saber quais são os principais eventos de Trade Marketing que acontecem no Brasil. Vocês tem um calendário desses eventos? Muito obrigado.

Fabio Ribeiro 22 Fevereiro, 2018 at 16:52

Ola Felipe ! Como vai? Posso te passar mais detalhes, por favor me envie um e-mail para que possamos trocar ideias.

ribeiro.fabio@br,panasonic.com

Agradeço seu interesse.

Fabio Ribeiro

Arielli Secco 22 Fevereiro, 2018 at 17:07

Olá, Felipe! A equipe do Clube do Trade realiza a curadoria do Agile Experience, a maior experiência em trade marketing da América Latina, realizado em Florianópolis. Temos uma versão itinerante do evento que percorre várias cidades do Brasil, o AEx Pocket. Estaremos em São Paulo para a primeira edição da rodada deste ano no dia 21 de março e a divulgação será lançada na segunda-feira, dia 27. Como membro do Clube, você receberá todas as informações sobre essas iniciativas. Você também pode conferir mais detalhes no site: https://agilexperience.com.br/. Obrigada pelo contato! Abraço!

Glauce 6 Fevereiro, 2018 at 18:45

Gostaria de ser promotora da bombril

Glauce 6 Fevereiro, 2018 at 18:43

Quero muito poder estar trabalhando com vocês

Glauce 6 Fevereiro, 2018 at 18:42

Gostaria muito de fazer parte da equipe de vcs .como promotora ou demostradora ou degustadora

Arielli Secco 12 Fevereiro, 2018 at 13:32

Olá, Glauce! Como vai? Agradecemos o seu interesse, mas a equipe do Clube é composta somente por conteudistas. Desejo sucesso na sua carreira profissional e na suca busca! Abraço!

Katia Silene 18 Janeiro, 2018 at 21:33

Trabalhar a motivação e a méritocracia na equipe, é o que mais se faz na empresa. Respeitando seus colaboradores e tratando os mesmos como pessoas e não simplesmente números. A empresa se torna uma grande família!!! E eu sou grata de estar nela.

Suelen Pereira 18 Janeiro, 2018 at 17:48

Muitas emoções nos nossos workshops #Panasonic

Julianne Jesus 13 Janeiro, 2018 at 10:55

Show e quero assistir

Vinicius Duarte 14 Janeiro, 2018 at 00:57

Julianne, esperamos você com muitas perguntas durante a transmissão, certo?

Podemos enviar uma notificação antes do webinar iniciar. Se achou boa a ideia, faça a sua inscrição neste link: https://clubedotrade.com.br/inscreva-se-agora-no-tradecast-36/

Abraço e até quinta-feira!

Cleane Sampaio 13 Janeiro, 2018 at 10:38

Tengo interesse em assistir.

Vinicius Duarte 14 Janeiro, 2018 at 00:48

Olá, Cleane. Que ótimo!

Faça a sua inscrição e receba o lembrete antes da transmissão: https://clubedotrade.com.br/inscreva-se-agora-no-tradecast-36/

Abraço e desejo bons insights durante o webinar!

Eduardo RONES F Ribeiro 13 Janeiro, 2018 at 10:01

Top top top

Vinicius Duarte 14 Janeiro, 2018 at 00:52

Concordo com você, Eduardo!

Já realizou a inscrição para o webinar? Enviamos uma notificação para o seu e-mail antes da transmissão iniciar. É só confirmar o seu interesse neste link: https://clubedotrade.com.br/inscreva-se-agora-no-tradecast-36/

Não esquece de levar umas perguntas para o Fábio e para o Guilherme!

Abraço!