O que faz um promotor de vendas? Descubra as atribuições desse profissional

escrito por Arielli Secco Última atualização: 21 janeiro, 2020
O que faz um promotor de vendas? Descubra as atribuições desse profissional

Executa as estratégias no ponto de venda e é responsável por reportar a falta de produtos na gôndola. Negocia pontos de destaque em loja e tem total influência sobre os resultados de ação ou de uma operação de trade marketing e merchandising no PDV.

O promotor de vendas exerce a principal função do trade marketing e tem total influência sobre os resultados de uma ação ou de uma operação. É o profissional que vai a campo para realizar as estratégias planejadas pelo back-office.

A profissão muitas vezes é descrita de forma simplista, mas há diversos pontos que merecem atenção e que a classificam como a mais importante entre todas as funções do trade marketing. Pode ser o primeiro estágio do sucesso no desenvolvimento profissional.

São muitas as histórias de pessoas que começaram como promotoras e que hoje são supervisoras, coordenadoras e até mesmo diretoras de empresas. O Involves Club já foi testemunha de exemplos assim.

Por isso, neste post você vai entender melhor sobre:

  • O que faz um(a) promotor(a) de vendas
  • O trabalho de promotores(as) de vendas
  • O que promotores(as) de vendas não devem fazer
  • A quem o(a) promotor(a) de vendas responde
  • O perfil de promotores(as) de vendas
  • A vez do merchandising
  • A importância de promotores(as) para o trade marketing

O QUE FAZ UM PROMOTOR DE VENDAS, exatamente?

O escopo de atividades de promotores(as) de vendas pode ser o básico, mas é importante ter proatividade e abrir caminhos aumentando os resultados em vendas e a visibilidade do trabalho.

É a pessoa responsável por visitar as lojas e fazer o reporte de todas as informações necessárias à empresa. Cultiva um bom relacionamento com responsáveis pelos pontos de venda, negocia espaços, revisa o estoque, posiciona os produtos.

Sem promotores(as) de vendas, o trade marketing não acontece.

O TRABALHO DO PROMOTOR DE VENDAS

Todos os dias, esse profissional sai de casa com um roteiro previamente definido. A missão é visitar pontos de venda e cumprir o checklist de atividades:

  • Seguir o roteiro de visitas
  • Fazer check-in na loja
  • Verificar a exposição dos produtos e auditar as ações em loja
  • Registrar fotos da gôndola
  • Reportar os indicadores solicitados pela supervisão (por exemplo: preço ou presença)
  • Ficar atento(a) às ações da concorrência e avisar a supervisão caso haja alguma novidade
  • Verificar o estoque do produto
  • Conversar e garantir o bom relacionamento com a gerência de loja
  • Prestar apoio a ações promocionais (por exemplo: distribuição de panfletos ou amostras grátis)
  • Organizar o material de merchandising
  • Esclarecer dúvidas de clientes
  • Analisar e aproveitar possibilidades de aumentar o share da marca

De uma forma geral, promotores(as) passam grande parte do dia em contato com o público. O bom relacionamento é a base da sua imagem, bem como da empresa e do produto que representa.

Para garantir o alinhamento à estratégia da supervisão, o promotor tem sempre ao seu alcance o guia de execução. Seja uma versão impressa ou digital, trata-se de um documento indispensável para qualquer atividade que venha a desempenhar no ponto de venda.

[eBook] 

Guia Definitivo

do Trade Marketing

O QUE UM PROMOTOR DE VENDAS NÃO DEVE FAZER

O promotor não pode perder o foco das atividades que fazem parte do seu escopo profissional. Afinal, a lista de afazeres em um ponto de venda é extenso, como vimos nos parágrafos anteriores.

Então, vale ressaltar o que promotores(as) de vendas não devem fazer:

  • Abastecimento de outros produtos ou marcas que não representam
  • Carregamento ou descarregamento de mercadorias
  • Exerção de atividades fora do expediente. Se houver necessidade, elas devem ser avaliadas e previamente autorizadas pela empresa. 

A QUEM O PROMOTOR DE VENDAS RESPONDE

A responsabilidade direta pelas ações de promotores(as) no dia a dia é da supervisão de trade marketing - que, por sua vez, deve se reportar à coordenação. É preciso ter perfil analítico para fazer a gestão de equipes externas.

Essa estrutura existe em todos os segmentos do setor: indústrias, distribuidores e agências.

No primeiro caso, acontece uma contratação direta e a aproximação de promotores(as) com os produtos do portfólio da indústria é a maior possível. Algumas das principais ações desse formato de equipe incluem a busca por novos espaços e a sugestão de ações para aumentar o giro dos produtos. O promotor tende a ter uma relação afetiva mais sincera com o produto e a empresa.

Quando o promotor é contratado por uma distribuidora, a área de atendimento geralmente é ampla. A missão principal de uma empresa desse segmento é aumentar a força das vendas esperadas por fabricantes. O promotor cria uma relação próxima com os produtos que representa, porém pode lidar com produtos diferentes de indústrias diferentes (depende do modelo de distribuição em questão).

Em agências, o vínculo com o fabricante não é tão forte, mas as chances de qualificações permanentes oferecidas pelas empresas são maiores. Os profissionais que atuam nessa área devem ser versáteis a ponto de atuar em qualquer tipo de briefing. Existem variações de modelos: promotores exclusivos são dedicados por uma agência a atender apenas uma empresa; promotores compartilhados atendem diversas empresas de uma só vez.

O PERFIL DE PROMOTORES(AS) DE VENDAS

Qual é o perfil ideal de profissionais para executar todas as atividades descritas neste post?

Algumas características são indispensáveis:

  • Organização
  • Curiosidade
  • Criatividade
  • Proatividade
  • Atenção a tudo que acontece
  • Conhecer o produto com profundidade
  • Desenvoltura

A VEZ DO MERCHANDISING

Atrair a atenção de clientes em loja é primordial para manter ou aumentar os resultados das vendas.

A posição dos materiais faz toda a diferença para que o merchandising seja eficiente. Promotores(as) devem colocar os displays em locais de destaque para melhorar as chances de aproveitar vendas por impulso.

Uma dica é levar em consideração o mix de produtos e observar quais são os de maior saída, os que estão em promoção e os que ainda precisam crescer em vendas. São os produtos que devem ser priorizados em displays, valendo-se da oportunidade do ponto extra.

Também faz parte de ações de merchandising a demonstração de produtos, colocação de faixas de gôndola, stopper, fita cross, adesivos de chão, totens e banners.

A IMPORTÂNCIA DO PROMOTOR PARA O TRADE MARKETING

Você já leu nos posts do Involves Club sobre o que é trade marketing e sobre o que é merchandising.

Com esse conhecimento, não é difícil perceber que o resultado de qualquer planejamento será alcançado por via do trabalho de promotores(as).

Deve haver dedicação sob todos os pontos de vista: tanto por parte gerencial quanto por parte da equipe de campo. Motivação, engajamento e alinhamento dos ideais são a base para um desempenho à altura das metas pretendidas.

Como falamos anteriormente, o guia de execução é uma peça imprescindível para aliar as ações do planejamento à ponta. Então, confira o eBook do Involves Club com o passo a passo para elaborar um guia completo:

Guia de Execução - Merchandising

[eBook] Guia de Execução

Como aliar estratégias e trabalho de campo.

19 comentários
4

19 comentários

Moisés 6 fevereiro, 2020 - 16:40

Planejar e executar sempre.
Bem Interessante esse post qualquer coisa relacionado a venda agrega.
Milhares de lojas, realmente profissionais utilizam os serviços dos promotores.
Ótimo assunto.

Reply
Michele 19 janeiro, 2020 - 21:54

Oi tudo bem?
Sou promotora de vendas a 4 anos e sinto que na prática, estão fazendo dos promotores de vendas REPOSITORES!!!! Você chega no supermercado cheio de perspectivas, tipo fazer o fofo, colocar material de merchandising, relocar produtos para gôndolas de maior viabilidade, e o que faz na realidade e pegar produtos e repor, pois os funcionários dos supermercados exigem que isso seja feito pelos promotores e não pelos repositores do supermercado.
Na minha opinião acho que isso está completamente errado, pq ou vc faz uma coisa ou outra bem feita.

Reply
Fernando Castro 19 janeiro, 2020 - 17:51

Gostei muito deste conteúdo!
Tenho um treinamento que vai do basico ao avançado com tecnicas novas que mesclam ate com tecnicas de marketing digital.

Reply
Welisson Coelho Santos 10 janeiro, 2020 - 20:08

Muito bom

Reply
Gabriela 17 fevereiro, 2019 - 12:44

Achei super interessante. Tô concorrendo a uma vaga e esclareceu muitas coisas, pois eu ñ sabia o q era e como funcionava. Obrigada

Reply
Lty 15 fevereiro, 2019 - 03:59

Muito bom o conteudo de vcs me ajudou muito. Afinal faz 4 meses que estou nesse ramo e estava muito perdida agora ja sei quais meus deveres. Obrigado

Reply
Geraldo Majella 19 novembro, 2018 - 16:54

Boa tarde Arielli, tb? gostaria de tirar algumas dúvidas., trabalha na área comercial 27 anos, hoje sou novo contratado de uma empresa de peças para veiculos pesados, embora tb conheço este segmento..pois trabalhei anos com este produto. Mas esta é minha primeira experiencia como promotor , principalmente neste segmento..mas notei q sempre q falamos de promotor, é no segmento alimentício, por isso estou querendo uma luz. Quero saber como devo proceder ? Se poder me ajuda ? Agradeceria.

Reply
GILBERTO ROSA 28 setembro, 2018 - 13:30

otimo parabens gostei!

Reply
Luis Philipe Alves 8 julho, 2018 - 17:51

Boa tarde, tudo bem Arielle Secco? Me surgiu umas dúvidas. Existe algum curso ou trabalho que posso fazer para me preparar para ser um bom promotor? Estou interessado colocar currículo em umas lojas e gostaria de saber se posso antes fazer algumas coisas para me ajudar e fazer o pessoal me notar e me aprimorar bem na área.

Reply
roselaine aparecida de lamieda 4 junho, 2018 - 12:49

Quais os locais para envio de Curriculum.???. Quais as melhores empresas??

Reply
Arielli Secco
Arielli Secco 4 junho, 2018 - 13:16

Olá, Roselaine. Como vai? O Clube do Trade apenas oferece conteúdos sobre trade marketing. Não temos contato de empresas com informações sobre vagas, mas desejo sucesso na sua carreira profissional e espero que nossos conteúdos te ajudem de alguma forma. Abraço!

Reply
Jonas Costa 26 maio, 2018 - 09:32

Ola, bom nunca trabalhei como promotor de vendas, masnme candidatei a uma vags de trabalho para esta função… Qual dica me daria para exercer bem essa função e sair bem entrevista?

Reply
Arielli Secco
Arielli Secco 4 junho, 2018 - 08:40

Olá, Jonas! Como vai? A principal dica é vestir a camisa. Se você mantiver um olhar estratégico sobre as suas atividades, além de simplesmente executar o que lhe for pedido, as chances de crescer na área e de se desenvolver na carreira serão grandes! Fique sempre ligado nos materiais do Clube e estude trade marketing sempre que puder. Com certeza, você irá se destacar! Boa sorte e sucesso!

Reply
Marcela 18 maio, 2018 - 11:08

O Promotor de vendas deve realizar Vendas e tirar pedidos?

Reply
Arielli Secco
Arielli Secco 4 junho, 2018 - 08:38

Olá, Marcela! Tudo bem? Obrigada por interagir com a gente aqui no Clube! Tudo depende do modelo de trabalho da empresa. Porém, o ideal é que o promotor de vendas apenas repasse informações relacionadas a estoque e ruptura ao backoffice, para que as vendas sejam planejadas e realizadas pelo time comercial. Abraço!

Reply
Mayara 17 maio, 2018 - 06:07

Como faço pra trabalhar de promotora de vendas nessa empresa , tenho experiência na área , moro no Espírito santo

Reply
Arielli Secco
Arielli Secco 17 maio, 2018 - 08:06

Olá, Mayara! Tudo bem? O Clube do Trade é um portal de conteúdos sobre trade marketing e não temos equipe de promotores, mas desejo sucesso e espero que os nossos materiais contribuam para que você se especialize cada vez mais em trade!

Reply
Diones 17 maio, 2018 - 06:05

Como eu faço pra trabalhar de promotor de vendas nessa empresa , tenho experiência na área já trabalhei na P&G , L’Oréal , e kymberly clark

Reply
Arielli Secco
Arielli Secco 17 maio, 2018 - 08:10

Olá, Diones. Como vai? O Clube do Trade é um portal de conteúdos sobre trade marketing e não temos equipe de promotores, mas desejo sucesso e espero que os nossos materiais contribuam para que você se especialize cada vez mais em trade! Seu currículo tem empresas excelentes e tenho certeza de que conseguirá uma boa colocação.

Reply

Deixe seu comentário