Quem é Brian Harris, mentor de Gerenciamento por Categorias

escrito por Arielli Secco Última atualização: 30 janeiro, 2020
Quem é Brian Harris, mentor de Gerenciamento por Categorias

Quando falamos em trade marketing, alguns nomes são destaque para descrevermos processos necessários para o sucesso de uma operação. Desde que esse movimento começou, há mais de 20 anos no Brasil e há 30 anos no mundo, podemos destacar:

  • Francisco Alvarez (autor do livro “Trade Marketing: a conquista do consumidor no ponto de venda”)
  • Roberto Lira (autor do livro “Você vende para as lojas ou através das lojas?”)
  • Rubens Sant’Anna (autor do livro “Planejamento de trade marketing: o domínio do canal de venda)
  • Paco Underhill (autor do livro “Vamos às compras!”)
  • Brian Harris, considerado mundialmente como o “pai” do GC, entre outros

É sobre o último nome que vamos falar neste post.

Brian Harris: o pai do gerenciamento por categorias

Brian Harris é internacionalmente reconhecido pelo pioneirismo e inovação no mercado de varejo e marketing. Lidera, desde 1983, o desenvolvimento e difusão de três das melhores práticas de consumo: Gerenciamento Computadorizado de Espaço em Prateleira (1983), Gerenciamento por Categorias (1983) e Shopper Marketing (2010).

O especialista introduziu o conceito no mercado pela primeira vez em 1989. É co-autor das Melhores Práticas de Gestão por Categoria recomendadas pela ECR nos Estados Unidos, Europa e Brasil.  

Em 1990, Brian fundou um grupo de parceiros (The Partnering Group) que implementou esses métodos junto a centenas de líderes do varejo, atacadistas e indústrias de bens de consumo em mais de 30 países em seis continentes.

A liderança no desenvolvimento de práticas recomendadas a indústrias continuou na área de Shopper Marketing. Brian liderou as duas principais iniciativas que desenvolveram esse conceito: Comissão de Varejo dos EUA em Shopper Marketing, em 2010, e a Iniciativa de Jornada do Shopper e Consumo Europeu, da ECR, em 2011.

Essas iniciativas instituíram um padrão global de melhores práticas para colaboração do Shopper Marketing sob a perspectiva omnichannel, entre varejo e indústria. O especialista orientou muitas das principais empresas do mundo em vários segmentos (mercearia, canal farma, conveniência) na otimização de práticas comerciais. Brian fez um treinamento de metodologias com mais de 15 mil varejistas e representantes de indústrias.

Professor de Marketing e Negócios Internacionais na Universidade do Sul da Califórnia de 1978 a 1983, Brian Harris tem especialização em Marketing pela Universidade Estadual de Michigan, MBA e bacharel em Economia.

Entrevistamos Brian Harris

Tivemos a oportunidade e o prazer de entrevistar essa referência para profissionais de trade marketing, marketing e vendas. Você pode conferir o conteúdo completo e exclusivo neste post.

 

1 comentários

VICKY 9 março, 2018 - 23:45

Ses qualités de mentor et de leader sont inestimables pour nous.

Reply

Deixe seu comentário