Univale é case de sucesso entre distribuidoras da Nissin

Univale é case de sucesso entre distribuidoras da Nissin

Para garantir uma experiência de compra de excelência no ponto de venda, a indústria precisa garantir que seus padrões de execução sejam reproduzidos em todos os canais. Da fábrica à casa do consumidor, há quem planeje e execute o valor do produto, os pontos de contato com o shopper na loja e o espaço utilizado em gôndola.

A Univale Distribuidora acredita que o trade marketing pode ser compartilhado com a indústria e a execução do canal indireto seja feita com excelência. Há 16 anos no mercado paulista, a Univale possui em sua carteira aproximadamente 3 mil clientes, atendendo marcas como Nissin, Bauducco, Sakura, Duracell, Hersheys e Johnson & Johnson.

A distribuidora trabalha com o Involves Stage há um ano, e há 3 meses com a Loja Perfeita, funcionalidade que permite acompanhar a pontuação e o desempenho de cada ponto de venda. Em pouco tempo, os resultados esperados já começaram a aparecer.

 

Desafio

Como toda distribuidora que atende grandes marcas, a Univale possui o desafio de não apenas garantir que o consumidor encontre os produtos no mercado, mas que também colete informações e insights inteligentes para a indústria. É assim com uma de suas contas, a Nissin – a mais famosa marca de lámen do mundo.

O programa de Loja Perfeita da Nissin acompanha as estratégias de presença, share,  ponto extra e preço de seus produtos. Até 2018 estes indicadores eram auditados pela própria indústria, que acompanhava somente 20 a 30 lojas em 20 dias. Foi quando Priscila Fonseca, diretora da Univale, propôs a Nissin que o programa fosse acompanhado pela distribuidora com o Involves Stage.

“Fomos a primeira distribuidora a acompanhar a loja perfeita da Nissin. Nosso maior desafio foi adaptar a coleta de informações, que antes era feita toda em papel e depois tabulado manualmente. Agora está tudo muito, muito rápido. Hoje estamos auditando 139 lojas em apenas 20 dias”.

Priscila Fonseca, diretora da Univale Distribuidora.

 

Solução

O aumento em mais de 500% do número de lojas auditadas fez a Univale superar com tranquilidade o desafio de digitalizar o acompanhamento da loja perfeita da Nissin. A Priscila destaca a autonomia desde a implantação: “A Loja Perfeita se incorpora dentro da lógica do Involves Stage, então não sentimos nenhuma dificuldade, a equipe responde formulários normais e eu acompanho o resultado de forma muito simples”, conta.

O cálculo de share, uma dificuldade comum encontrada pelas equipes de campo, foi outra solução trazida pelo Involves Stage. “O cálculo de share automático é maravilhoso, porque explicar isso para os promotores sempre foi muito complicado”, confessa Priscila, que acompanha o desenvolvimento dos quatro pilares pelo dashboard da funcionalidade. “As informações que estão no dashboard é o que repasso mensalmente para a Nissin, se eu quisesse apenas tirar uma print da página e mandar estaria tudo pronto!”, brinca. 

Com uma ferramenta automatizada para acompanhar a loja perfeita da Nissin, o passo seguinte da Univale foi identificar quais pontos de venda estavam abaixo do padrão esperado pela indústria, que possui uma rígida meta de share. Em dois meses, o número de lojas dentro do padrão bom ou ótimo passou de 8% para 20%. Nos próximos meses, a meta da própria distribuidora é chegar a 30% das lojas.

“Hoje a gente consegue ver quais lojas estão dentro do padrão de forma muito rápida. Desde a implantação já tivemos um crescimento de 20% das lojas dentro do padrão. Hoje a gente sabe exatamente o que deve ser feito, então tudo ficou mais fácil”.

Priscila Fonseca, diretora da Univale Distribuidora.

 

Benefícios

O resultado do trabalho da Univale fez a empresa ganhar o Prêmio Involves de melhor distribuidora com até 50 profissionais como equipe de campo. O reconhecimento também veio da Nissin que, em convenção regional do estado de São Paulo, apresentou o case da Univale para mais de 15 outras distribuidoras.

Hoje a relação entre a distribuidora e a indústria se tornou mais estratégica. Ao acompanhar o projeto de loja perfeita da Nissin a Univale ultrapassa o serviço de distribuição e venda. “Agora somos uma parceira mais evoluída, geramos um diferencial e ganhamos mais respeito, damos feedbacks de questões mais estratégicas e não apenas cumprimos metas de sell-in e sell-out”, comenta Priscila.

O uso do Involves Stage também permitiu uma melhor visão dos resultados alcançados com outras contas, favorecendo a tomada de decisão com segurança. Os números apontaram que alguns clientes da distribuidora tiveram aumento de 30% ao agregar um promotor à operação: “A gente consegue batalhar pela indústria e, apesar de sermos terceirizados, somos os olhos da indústria e fazemos o papel dela na rua. Então fica muito mais fácil estar alinhado com a estratégia deles”, conta Priscila.

“Existe o merchandising da Univale antes da Involves e depois da Involves. Tudo mudou. A gente consegue acompanhar todo o desempenho da equipe, roteiros, pesquisas, fotos. Não tem nem comparação, mudou tudo e tudo para melhor. A gente conseguiu profissionalizar um departamento inteiro de quase 40 pessoas com apenas um sistema”.

Priscila Fonseca, diretora da Univale Distribuidora

 

Metodologia Involves

Para garantir que os clientes do Involves Stage aumentem ainda mais sua maturidade em trade marketing e que suas estratégias de loja perfeita deem resultado, a Involves desenvolveu uma metodologia de execução. Ela segue uma linha de consultoria, junto ao time de sucesso do cliente, focada em três pilares principais: produtividade, execução e inteligência.

A metodologia conta com mais de 40 indicadores de sucesso, entre eles: o número de pontos de venda e colaboradores ociosos, quais produtos não estão sendo pesquisados, a cobertura de lojas atendidas, quanto tempo seu colaborador passa em loja e o cumprimento de visitas, como está a sua gestão por categoria, integrações de ferramentas de sell-out, a saúde de sua estratégia de loja perfeita e, claro, muito mais!

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