Prevenção ao coronavírus no PDV: anote nossas dicas de saúde

Prevenção ao coronavírus no PDV: anote nossas dicas de saúde

O aviso global é: fique em casa para combater a disseminação do coronavírus (Covid-19). Entretanto, há profissionais que continuam na rua para que a população tenha suprimentos básicos nesta quarentena. Caso dos promotores de venda que estão em farmácias, supermercados e lojas de conveniência garantindo o abastecimento para os shoppers. Essas pessoas precisam ter cuidados redobrados para fazer a prevenção ao coronavírus no PDV

Lavar as mãos corretamente, manter distância segura entre as pessoas e afastar-se do trabalho ao perceber qualquer sintoma do coronavírus são algumas recomendações. Mas há detalhes que podem passar despercebidos, como:

  • Fazer a higienização do celular
  • Limpar o carro utilizado para ir e voltar do trabalho
  • Ter cuidados de higiene no transporte público
  • Redobrar a segurança ao entrar em contato com produtos

Esses são alguns dos pontos que vamos abordar neste conteúdo. As informações foram repassadas pela Sociedade Brasileira de Infectologia. O órgão está em constante atualização sobre o coronavírus e recomenda as melhores práticas para evitar a transmissão do vírus. 

COMO FAZER A PREVENÇÃO AO CORONAVÍRUS NO PDV?

A prevenção ao coronavírus no PDV começa antes do promotor de vendas sair de casa. Lavar as mãos com água e sabão é uma ação efetiva para prevenir que o vírus se prolifere (veja abaixo como lavar as mãos da forma correta). 

Ao chegar à loja, o profissional deve lembrar de outra importante medida de segurança: manter a distância mínima de 1 metro de outras pessoas. Muitos supermercados e farmácias estão colocando adesivos no chão para delimitar esse espaço. 

A higienização deve ser feita com regularidade, principalmente entre os profissionais que estão na rua e em contato com os produtos no PDV. Antes de começar e ao terminar de abastecer uma gôndola é indicado lavar as mãos. 

Se não for possível utilizar água e sabão, a opção é o álcool gel 70%. E o mais importante: não tocar no rosto, principalmente nos olhos, nariz e boca sem higienizar as mãos. 

Sobre o uso de máscaras, a Sociedade Brasileira de Infectologia recomenda o uso de máscaras de pano como uma forma de barreira mecânica. Ela pode diminuir a disseminação do vírus em pessoas que não têm sintomas. Lembre-se que ela é de uso individual. 

Outras medidas de segurança para prevenir o coronavírus no PDV são:

  • Não falar, espirrar ou tossir próximo a alimentos que já estão preparados
  • Em elevadores, higienizar as mãos ao entrar e sair. O recomendado é que apenas 2 pessoas permaneçam por vez no equipamento e sem falar
  • Desinfetar regularmente objetos de trabalho com álcool 70% (canetas, celular, computador, blocos de anotação, etc.)
  • Lavar as roupas que tiveram contato com a rua. A lavagem pode ser feita normalmente, separando as peças daquelas que foram utilizadas dentro de casa. As mãos devem ser higienizadas antes de realizar a ação

COMO LAVAR AS MÃOS CORRETAMENTE?

ATENÇÃO ESPECIAL COM A LIMPEZA DO CELULAR

O celular é um dos principais instrumentos de trabalho do promotor de vendas. É por meio dele que acontece a troca de mensagens com a equipe, o relato de informações sobre o roteiro do dia, entre outras atividades.

Mas o celular também pode ser um transmissor do coronavírus. Por isso, o aparelho precisa ser higienizado com frequência. Promotores que permanecem muito tempo com ele nas mãos devem seguir as medidas de higienização:

  • Desligar o celular 
  • Utilizar um pano macio umedecido com álcool 70% (não confundir com álcool gel 70%)
  • Passar o pano no aparelho fazendo movimentos suaves
  • Evitar deixar as aberturas do aparelho úmidas. Isso inclui a porta do carregamento, entrada do fone de ouvido, microfone e alto-falantes
  • Importante: realizar essa operação sem a capinha do celular
  • Higienizar a capinha da mesma forma

COMO SE PREVENIR NO TRANSPORTE PARA O TRABALHO?

Em muitas cidades o transporte público foi interrompido para evitar a disseminação do vírus. Mas, quem utiliza o ônibus para se deslocar para o trabalho deve tomar cuidados especiais:

  • Higienizar as mãos antes e após sair do ônibus.A melhor forma é a limpeza com água e sabão e, se não for possível, com álcool gel 70%
  • Dentro do ônibus, se possível, procure manter uma distância segura de 1 metro de outras pessoas
  • Manter as janelas abertas
  • Evitar tocar nas superfícies (bancos, puxadores, etc.)
  • Não colocar as mãos no rosto enquanto estiver no ônibus

Para quem utiliza carro próprio para o transporte é importante higienizar volante, botões, câmbio, freio de mão e puxadores de porta. Basta umedecer um pano com álcool 70%. No estofado dos bancos a indicação é aspirar e borrifar uma solução com água e sabão neutro. 

E, se houver a necessidade de utilizar carros por aplicativo, as janelas devem permanecer abertas durante todo trajeto. O uso de máscara só é necessário se o passageiro apresentar sintomas do Covid-19. 

INFORMAÇÕES SEGURAS SOBRE A PANDEMIA

A Involves está atenta a todas as orientações de saúde com relação à pandemia. Entendemos que todos devem fazer a sua parte para que logo seja possível voltar às atividades com segurança.

Se você quer continuar aprendendo sobre o assunto, o Involves Club produziu um conteúdo sobre os impactos do coronavírus no varejo. Também assista ao webinar Covid-19 no varejo: o que fazer para minimizar os impactos durante a crise. O debate teve a participação de Rubens Sant’Anna (professor, escritor e especialista em trade), Stenio Souza (CEO da Smollan iTrade e Presidente do Comitê de Trade Marketing da Ampro) e Pedro Galoppini (CPO e CMO | Involves). 

O Involves Stage pode se tornar um importante aliado da sua equipe de campo nesse período. Com a tecnologia é possível otimizar rotas, verificar a situação do PDV, identificar itens na gôndola e trocar mensagens com o time.

Nova call to action