TradeDrops #9 – Tipos mais comuns de merchandising

escrito por Jana Meneghel 26 junho, 2018

CONCEITO E CLASSIFICAÇÃO

Se você trabalha com trade marketing, certamente está ciente sobre o conceito de merchandising – qualquer técnica ou estratégia aplicada à marca que tem como objetivo chamar a atenção do shopper e, com isso, gerar os mais diversos tipos de reações positivas, da fidelização ao consumo em si. São ações estratégicas que podem tanto ser feitas no ponto de venda quanto fora dele.

Basicamente, são cinco as classificações gerais de ações de merchandising: fora do PDV, sedução, editorial, vitrinismo e exibitécnica.

OS TIPOS MAIS COMUNS DE MERCHANDISING

Dentre as estratégias mais comuns realizadas externamente ao PDV estão a experiência sensorial do shopper através do uso de aromas, sons, degustações, cores e todos os outros recursos que envolvem um ou mais dos cinco sentidos do ser humano; o reforço da marca, feito com ações promocionais, participação em eventos, entrega de brindes e afins; e o product placement, ou merchandising editorial, que envolve o posicionamento do produto em mídias alternativas, como clipes musicais, novelas e filmes.

AÇÕES RENTÁVEIS

Algumas das estratégias mais famosas envolvem grandes produções cinematográficas e nomes de peso, como foi o caso da inserção dos óculos escuros modelo aviador da Ray-Ban em diversas cenas do ator Tom Cruise no filme “Top Gun”.  Na ocasião, a ação foi tão positiva, que aumentou em 40% o volume de vendas da marca nos Estados Unidos.

Quer saber quais são os outros tipos de merchandising mais utilizados pelo mercado, com exemplos práticos e resultados? Leia o post completo sobre o tema no blog do Clube do Trade. Aproveite para deixar sugestões nos comentários!

0 comentários
0

Deixe um comentário