TradeDrops #6 – O que faz um analista de trade marketing?

escrito por Arielli Secco 11 maio, 2018

AFINAL, O QUE FAZ O ANALISTA DE TRADE?

O analista de trade marketing é o profissional que desempenha todas as ações diretamente relacionadas ao ponto de venda.  Algumas das principais responsabilidades incluem a negociação dos melhores PDVs, o estudo do comportamento do shopper, a organização de materiais de merchandising. a orientação das equipes de campo e a análise de todos os dados referentes às campanhas de venda.

QUAIS SÃO AS VANTAGENS?

São muitos os benefícios adquiridos com o trabalho feito pelo analista de trade marketing, tanto para a indústria quanto para o próprio consumidor. Entre eles, podemos citar:

  • A previsão de possíveis falhas;
  • O aumento na participação do mercado;
  • A melhoria na disponibilidade dos produtos no PDV;
  • O impulsionamento das vendas;
  • O direcionamento de processos.

QUAIS INFORMAÇÕES O ANALISTA AVALIA?

Basicamente, este profissional tem contato direto com números e estuda todos os dados e informações capturados nos pontos de venda com o objetivo de aumentar a lucratividade da marca.

No dia a dia, o analista de trade marketing acompanha relatórios de: preços, participação em gôndola, rentabilidade de cada PDV, cumprimento da agenda por promotores e dados de sell in e sell out.

Temos um post completo no blog do Clube que aborda outros tópicos relacionados à função. Acesse aqui.

0 comentários
1

Deixe seu comentário