TradeDrops #19 – Como definir o Mix de Produtos

escrito por Jana Meneghel 10 outubro, 2018

MIX DE PRODUTOS: POR QUE É IMPORTANTE?

Saber definir, dentre tantas opções e possibilidades, qual é o mix de produtos que mais trará retornos positivos para a sua marca não é tarefa fácil. Porém, é uma ação indispensável em qualquer planejamento de trade marketing e faz parte de qualquer estratégia comercial.

Vale lembrar que existem vários termos relacionados que podem parecer um pouco confusos dependendo do contexto. Você sabe, por exemplo, qual é a diferença entre mix, sortimento, linha e categoria de produtos?

Caso tenha ficado com uma pulga atrás da orelha, antes de assistir ao TradeDrops #19, esclareça as dúvidas conceituais neste post do Clube do Trade.

ASPECTOS ESSENCIAIS AO DEFINIR O MIX

O sucesso da definição de um mix de produtos que está de acordo com os objetivos da indústria depende de uma série de fatores. Vale lembrar que existem algumas perguntas obrigatórias para este fim. Antes de chegar a qualquer conclusão sobre o mix, é preciso saber para quem vender, onde vender e quando vender.

Somente depois de um estudo detalhado de mercado, do cálculo completo de riscos e investimentos e do reconhecimento das reais necessidades do seu consumidor é possível começar a trabalhar na definição de um mix de produtos vencedor.

EXISTE FÓRMULA MÁGICA?

Não, não existe fórmula mágica. Porém, existem alguns passos básicos que podem te ajudar a tomar decisões mais inteligentes com relação a isso.

A avaliação das ações da concorrência, o planejamento da experiência do cliente, a análise de dados para obter insights e a presença constante nos PDVs são alguns dos fatores mais importantes a serem considerados.

Para saber em mais detalhes como é possível definir um mix de produtos mais assertivo para as suas operações de trade marketing, dê play no vídeo acima. E, se você não quer perder mais nenhum material publicado aqui no Clube do Trade, inscreva-se como membro agora mesmo.

É rápido, gratuito e sem pegadinnhas. Prometo!

0 comentários
0

Deixe seu comentário