Inteligência Comercial e Trade Marketing: como conquistar resultados excelentes

written by Ricardo Vieira 24 agosto, 2017

O TradeCast #32 terá como convidado Diego Cicconato, coordenador de Inteligência de Mercado da Pague Menos. Você vai ter a oportunidade de aprender sobre a relação entre Gerenciamento por Categorias, Trade Marketing e Inteligência de Mercado, e entender melhor como pode aplicar tudo isso na prática para melhorar resultados da operação. A rede Pague Menos aumentou em 40% a eficiência em gestão de compras depois que passou a priorizar a inteligência na análise de dados.

O que você vai aprender nesta edição:

GC, trade marketing e inteligência de mercado

Já falamos muito no TradeCast sobre a importância da informação do ponto de venda para qualquer operação de trade marketing. Quando uma empresa compreende esse detalhe, não é difícil relacionar a inteligência de mercado ao processo. Afinal, de que adianta obter tantas informações se você não consegue analisá-las?

É necessário mensurar e acompanhar o sucesso dos pontos de venda. Por isso, é fundamental que a inteligência comercial vá além das informações sobre produto. O controle do fluxo e perfil de clientes é um ponto importante que ajudará a inteligência a combinar essas informações ao giro e performance do produto no PDV. Dessa forma, as estratégias serão melhor planejadas e serão mais eficientes.

O GC também exerce um papel importante nessa integração e pode ser um grande aliado no momento de enfrentar a pressão competitiva. Pensar as categorias de produtos junto ao varejo exige uma análise de Big Data com dados do shopper, e talvez seja esse o maior ponto em comum entre os três pilares deste tópico do TradeCast.

Posicionamento e estratégias para categorias

Obter 40% de eficiência na gestão de compras confirmou para a Rede Pague Menos que a inteligência de mercado é fundamental para o sucesso dos negócios. A exposição efetiva ganha um novo caráter, indo muito além de disponibilidade: é preciso desenhar a estratégia seguindo algumas diretrizes, que Cicconato explicará durante a transmissão do TradeCast.

Segundo ele, as negociações produtivas e focadas no resultado de cada uma das categorias foi o que impulsionou os ganhos e reduziu o risco de perdas para a Pague Menos.

Durante a transmissão, além de explicar a importância de contar com uma estratégia consistente por categoria, Cicconato demonstrará como definir o posicionamento em parceria com as indústrias a partir dos dados analisados internamente pelo time de inteligência.

Inteligência de mercado no PDV

A negociação entre indústria e varejo deve ser baseada no maior, e mais assertivo, volume de informações possíveis. Dessa forma, o resultado não tem como ser muito diferente: benefícios para os dois lados e, principalmente, para quem vai à procura de algum produto no PDV.

Cicconato indicará como a área pode sugerir melhorias por meio das análises, que vão desde volume x lucro bruto até a participação de cada fornecedor nas vendas de determinado PDV.

Antes de responder às perguntas dos espectadores, o gestor também explicará como market share, produtividade, vendas, entre outros indicadores, são lidos pelo time de inteligência e como essa entrega incidirá sobre todo o processo, da negociação à revisão dos resultados.

Currículo do convidado

Formado em Comunicação Social e com especialização em Inteligência de Mercado, Diego trabalha há 9 anos no varejo alimentar, atualmente liderando a área de Inteligência de Mercado e Desenvolvimento de Negócios da rede de Supermercados Pague Menos. Na companhia, desenvolveu os processos de Gerenciamento de Categorias, Joint Business Plan, Trade Marketing e Inteligência de Mercado buscando sempre um trabalho colaborativo com as indústrias e foco exclusivo no cliente. A área de Desenvolvimento de Negócios do Pague Menos é considerada por 3 anos a melhor do Brasil pela pesquisa Advantage.

Claudia Oliveira
Claudia Oliveira 25 junho, 2018 - 12:23

Conheço a Rede por termos vários promotores de merchandising nessa parceria, e, é notório visualizar o grande avanço que a Rede vem realizando frente aos concorrentes na região. Parabens conteúdo com riqueza de detalhes e tópicos de grande importancia para o mercado de inteligencia e trade. Muito nos acrescentou .

Arielli Secco 18 julho, 2018 - 13:41

Obrigada, Claudia! Nossa equipe fica feliz em saber que os conteúdos têm contribuído com o dia a dia dos profissionais da área. Abraço e continue com a gente!

FRANCISCO SILVA
FRANCISCO SILVA 12 dezembro, 2017 - 16:31

O conteúdo é bem rico em detalhes, agrego muito. Parabéns !!!

Isabel Santos
Isabel Santos 8 setembro, 2017 - 15:43

Muito boa a participação do Diego nesse Tradecast!A pauta foi muito enriquecedora,parabéns!!

Arielli Secco 11 setembro, 2017 - 09:25

Que bom que gostou, Isabel! Obrigada pelo comentário. O Diego será um dos palestrantes do Agile Experience (https://agilexperience.com.br/), evento organizado pela Involves, mesma empresa que tem o Clube do Trade como iniciativa. Membros do Clube têm desconto! Qualquer coisa, é só entrar em contato. E espero que continue acompanhando nossos conteúdos. Abraço! 🙂

PATRICIA ALBUQUERQUE GIMENES 31 agosto, 2017 - 17:10

Diego, parabéns pelo trabalho em GC. Acompanho você faz alguns anos e observo a evolução da área. Sucesso!

Arielli Secco 4 setembro, 2017 - 10:14

Olá, Patrícia! Que bom que você gostou da participação do Diego no TradeCast! Foi realmente sensacional. Ele também será palestrante do Agile Experience, um evento imperdível para profissionais de trade marketing. Se você ainda não conhece, vale a pena conferir: agilexperience.com.br. Abraço!

Hana Peixoto
Hana Peixoto 31 agosto, 2017 - 17:07