Gestão de PDVs: como definir pontos de venda e mensurar resultados nas operações

escrito por Letícia Mathias 22 junho, 2018

com Bruno Brandão, Geofusion

Você sabe como a inteligência do geomarketing pode auxiliar nas operações de trade? Na edição 43 do TradeCast,  Bruno Brandão, gerente de consultoria da Geofusion, mostra como a inteligência deve direcionar as operações e como entender e definir o perfil de consumo do shopper e de cada ponto de venda.

GESTÃO DE PDVs

A análise por meio do geomarketing vai dizer onde a marca pode e deve ir e qual produto disponibilizar naquela região. Essa abordagem permite obter informações do shopper do lado de fora da loja, mapeia toda sua jornada de compra antes de chegar no PDV.

SEGMENTAÇÃO E ROTEIRIZAÇÃO

Segmentar pelo perfil do shopper é sempre um desafio. O geomarketing permite avaliar se ele vive ou trabalha ali, onde mora, se está só de passagem, se consome ou não na loja. Bruno Brandão conta que é possível avaliar o que ele está fazendo naquele momento e região específica pelo monitoramento geográfico. Esses indicadores permitem planejar a roteirização de forma precisa.

POTENCIAL DE PDV

Além das características do shopper, a avaliação geográfica pela abordagem do marketing mostra quanto de dinheiro tem em cada região e possibilita à marca escolher em qual PDV estar. É uma forma externa de ver o PDV, se tem demanda na região para seu tipo de produto e avaliar quando e quanto as pessoas vão comprar.

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