TradeDrops #12 – A importância dos KPIs na operação

written by Jana Meneghel 25 julho, 2018

VAMOS FALAR SOBRE MÉTRICAS?

Uma das formas de reconhecer o sucesso ou o insucesso das operações de trade marketing é analisar os KPIs, também conhecidos como indicadores de desempenho. Em outras palavras, verificar e adaptar os processos internos conforme necessidade, para otimizar os resultados no ponto de venda.

ANÁLISES MAIS COMUNS DE KPIs

Existe uma infinidade de categorias de KPIs e várias maneiras de fazer a mensuração desses indicadores. Algumas das mais utilizadas por equipes de trade marketing incluem a análise de dados relacionados a:  relatórios de visitas, índices de ruptura, share de gôndola,  preço praticado e mix de produtos.

Lembrando que os indicadores de desempenho variam de acordo com cada operação, com as metas da empresa e o sortimento de produtos. Ou seja, não são os mesmos para todos e devem ser encarados conforme necessidades específicas se apresentam.

NÃO EXISTE UMA FÓRMULA PRONTA

Não, não existe uma equação que se encaixe em todos os planejamentos de trade marketing. Não tem receita de bolo que entregue os resultados a todas as empresas. Nesses casos, é imprescindível pensar isoladamente e considerar os objetivos e dificuldades de cada organização para saber quais são as métricas que melhor atendem ao perfil da marca, ao PDV considerado e ao momento atual do mercado.

Quer saber mais? Assista ao vídeo completo deste TradeDrops #12, clicando acima. Ademais, temos dois conteúdos que podem ajudar com a contextualização desse tema e servir de base para uma tomada de decisão mais precisa: um TradeCast com Olegário Araújo sobre o significado da análise de dados para o trade, e um post do blog mais aprofundado sobre a importância da mensuração de KPIs.

Leave a Comment