Ponto extra no PDV: o que é e qual a sua importância para o trade marketing?

escrito por Jana Meneghel Última atualização: 5 dezembro, 2019
Ponto extra no PDV: o que é e qual a sua importância para o trade marketing?

Se eu te pedisse para enumerar todos os pontos extras no PDV, qual seria a sua resposta? Enquanto você pensa por aí, continuo com minha contextualização por aqui, antes de apresentar mais um infográfico do Clube do Trade que agora é Involves Club.

Vem comigo!

PDV. Apelido carinhoso para ponto de venda. O local que buscamos quando estamos em uma missão de compra. As lojas que visitamos, online ou offline, e que podem ser dos mais variados segmentos. Para quem trabalha com trade marketing, são os lugares onde a mágica acontece. Onde a teoria se transforma em prática, onde todo o planejamento se materializa.

O interessante é que os PDVs oferecem muitas possibilidades para os times de estratégia e execução. Os pontos extras, por exemplo, podem ser um diferencial incrível se trabalhados com inteligência.

Neste infográfico, o foco é todo deles:

• Check-stand

É o nome que se dá aos pontos extras nos caixas, ou check-outs. Espaços também conhecidos como frentes de caixa, normalmente pequenos, aproveitados para a exposição de itens como gomas de mascar, chocolates, revistas e souvenirs. Carregam como propósito a compra por impulso, com decisão tomada no último instante.

• Fita cross ou clip strip

Material de merchandising que, em geral, é pendurado verticalmente na gôndola, usado para destacar produtos que têm relação com a categoria exposta no ponto natural.

• Ilha promocional

Balcões ou empilhamento de produtos que permitem o acesso do shopper por todos os lados. Na maioria das vezes, são pontos extras utilizados para comunicar promoções imperdíveis de forma nada discreta.

• Ponta de gôndola

Ponto extra na extremidade das gôndolas, bastante utilizado para aumentar o giro de um produto, promover ações de cross merchandising ou comunicar uma oferta. As laterais direita e esquerda são chamadas de orelhas de gôndola.

Faça o download do material para descobrir mais sobre estes pontos extras em três PDVs distintos – supermercados, farmácias e lojas de conveniência:

Aline Medeiros
Aline Medeiros 5 dezembro, 2019 - 10:21

Olá, não localizei onde fazer o download do material

Jana Meneghel
Jana Meneghel 5 dezembro, 2019 - 10:25

Oi, Aline! O botão para download estava com problemas, já arrumamos 🙂

Lucelma 13 agosto, 2019 - 13:14

Adorei muito,

Jana Meneghel
Jana Meneghel 13 agosto, 2019 - 13:55

Lucelma, que legal que você gostou! Espero que você consiga aproveitar outros materiais do Clube também 🙂 Sempre que precisar, conte com a gente!