Modelo de Matriz BCG Excel

escrito por Vinicius Duarte 1 dezembro, 2017
planilha matriz bcg

A Matriz BCG é uma análise gráfica criada para auxiliar a gestão de investimentos no portfólio de produtos. Seu criador, Bruce Henderson, defendia que todo produto tem um ciclo de vida e, a partir disso, é possível projetar os investimentos que são necessários para ele se manter rentável.

Sob a perspectiva do trade marketing, a Matriz BCG é importante para evitar investimentos em produtos que não agregam em rentabilidade às vendas. Com ela, você pode prever a performance de um lançamento, prever a taxa de crescimento e ter melhor visibilidade sobre oportunidades de mercado para seus produtos.

A equipe do Clube do Trade preparou um modelo para facilitar sua rotina e incentivar o uso desse recurso no seu planejamento. Se você ainda não conhece o método, tem alguma dúvida ou precisa relembrar, recomendo a leitura do post no blog do Clube: "Matriz BCG: como fazer?"

Você também pode interagir com a nossa equipe no espaço de comentários desta página. Fique à vontade para compartilhar suas impressões ou algum exemplo do seu dia a dia que demonstre a importância desse método.

Agora, vamos à prática!

Ficou curioso reconhecer as Estrelas ou Abacaxis do seu portfólio? Baixe o modelo de Matriz BCG do Clube do Trade. É gratuito!