Modelo de Matriz BCG Excel

escrito por Vinicius Duarte 1 dezembro, 2017
Modelo de Matriz BCG Excel

A Matriz BCG é uma análise gráfica criada para auxiliar a gestão de investimentos no portfólio de produtos. Seu criador, Bruce Henderson, defendia que todo produto tem um ciclo de vida e, a partir disso, é possível projetar os investimentos que são necessários para ele se manter rentável.

Sob a perspectiva do trade marketing, a Matriz BCG é importante para evitar investimentos em produtos que não agregam em rentabilidade às vendas. Com ela, você pode prever a performance de um lançamento, prever a taxa de crescimento e ter melhor visibilidade sobre oportunidades de mercado para seus produtos.

A equipe do Clube do Trade preparou um modelo para facilitar sua rotina e incentivar o uso desse recurso no seu planejamento. Se você ainda não conhece o método, tem alguma dúvida ou precisa relembrar, recomendo a leitura do post no blog do Clube: "Matriz BCG: como fazer?"

Você também pode interagir com a nossa equipe no espaço de comentários desta página. Fique à vontade para compartilhar suas impressões ou algum exemplo do seu dia a dia que demonstre a importância desse método.

Agora, vamos à prática!

Ficou curioso reconhecer as Estrelas ou Abacaxis do seu portfólio? Baixe o modelo de Matriz BCG Excel do Clube do Trade. É gratuito!

Manoela 24 setembro, 2018 - 15:13

Olá, nao consegui fazer o download. você poderia enviar para o meu e-mail?

Jana Meneghel
Jana Meneghel 25 setembro, 2018 - 10:16

Oi, Manoela! Enviamos a planilha para o seu e-mail. Qualquer dúvida, conte com a gente!

Cristiane Reboucas
Cristiane Reboucas 12 agosto, 2018 - 09:34

me cadastrei e não consigo baixar a planilha de nenhuma forma =(

Jana Meneghel
Jana Meneghel 13 agosto, 2018 - 10:32

Oi Cristiane, que pena que o download não deu certo. Vamos verificar aqui se houve algum erro que pode ter atrapalhado esse processo. Ainda assim, vou te enviar um e-mail agora mesmo com a planilha anexada, para facilitar. Qualquer coisa estamos à disposição!