Volume I – Trade Marketing: do significado à prática

escrito por Jana Meneghel Última atualização: 26 fevereiro, 2020
Volume I – Trade Marketing: do significado à prática

O Involves Club tem um convite para te fazer. Embarque nesta trilha de conhecimento e se permita mergulhar no universo do trade! Neste eBook, preparamos com todo carinho o conteúdo que você precisa para entender o que é o trade marketing, como ele funciona na prática e qual o histórico dele no Brasil e no mundo.

O Flávio é o personagem que vai contar toda essa história, ligando o conhecimento teórico à prática. Você vai conhecer a empresa da família dele, a Laticínios da Porteira , e entender por que o trade marketing passou a ser a solução para o avanço das vendas e para o sucesso da marca.

CAPÍTULO 1 – O COMEÇO DE TUDO

Toda empresa tem uma história, e nesse caso não é diferente. Por muitos anos, a Laticínios da Porteira foi uma daquelas fazendas familiares que atendia uma pequena comunidade no interior do Paraná. As condições favoráveis promoveram o crescimento do negócio.

Os proprietários, Seu João e Dona Helena, não pensaram duas vezes quando surgiu a oportunidade de comercializar os produtos em redes do pequeno varejo local. Com o passar dos anos, e um mercado já estabelecido, os empreendedores decidiram que a inquietude de Flávio, seu filho, seria o necessário para cuidar do futuro do negócio, além de superar alguns desafios que tornaram o crescimento mais tímido nos últimos anos. Um deles era o aumento da concorrência.

Flávio era recém-formado em administração e se interessava muito por assuntos relacionados ao marketing. Ele ficaria encarregado de aumentar o giro dos produtos e evitar que a marca perdesse ainda mais espaço para os concorrentes.​

Lembrando do que tinha aprendido na faculdade, o jovem sugeriu aos pais que ele assumiria a função de analista. O primeiro passo seria entender o motivo que levará sua marca à perda de preferência nas prateleiras.

COMO VENDER MAIS?

Depois de pesquisar muito, Flávio conheceu o termo trade marketing. Para ele, era algo novo. Porém, pela quantidade de material que encontrou, percebeu que se tratava de um conceito muito presente e necessário no mercado. Muitos diziam que, no Brasil, o processo ainda estava em evolução e a prática já estava bem difundida no contexto mundial.

Para entender como o trade evoluiu até o que é hoje, foi preciso navegar um pouco pela história do trade marketing no mundo. Ele encontrou um post sobre isso no Involves Club. Em resumo, as etapas que resumiam a trajetória do mercado eram:​

  • ANOS 80
  • ANOS 90
  • SÉCULO XXI

O consumidor passa a ditar as regras do jogo. Em um cenário em que a oferta de produtos é muito vasta, é preciso fazer com que o seu produto seja o destaque. E quem deve se adaptar e repensar as estratégias é a indústria.

Muito bem, a dinâmica não foi muito diferente no Brasil. Mas o termo e todo o conceito de trade chegaram aqui na década de 90, quando o mercado aquecido aumentou a competitividade entre os varejistas e também entre a indústria. O setor que mais se utilizou do conceito de uma nova realidade foi o de bens de consumo não duráveis. Ponto para o Flávio, que percebeu uma ótima oportunidade para que seu negócio desse certo!

Shopper era mais uma novidade. Flávio imaginava que esse era um termo para se referir ao consumidor, mas estava enganado. O shopper é quem não tem necessariamente a intenção de compra de determinado produto quando se dirige a uma loja, seja ela física ou virtual. Ele é quem tem o insight: significa que alguma ação no ponto de venda o convenceu a adquirir determinado produto. É a pessoa que avalia onde, como e o que comprar durante o ato da compra.

O consumidor é quem, de fato, vai utilizar o produto. Por exemplo: a esposa se lembra de comprar um barbeador para o marido. Ela é o shopper, o marido será o consumidor. Na mesma oportunidade, ela adquire um sabonete para uso próprio. Neste caso, ela é consumidora e também shopper.

Voltando ao contexto histórico e às mudanças de mercado sobre as quais Flávio tomou nota com as leituras, tudo passou a fazer sentido: mesmo nos mercadinhos, a concorrência tinha aumentado. Marcas de mais expressão estavam na mesma prateleira das embalagens da Laticínios na Porteira.

 De todas as informações que recebeu sobre o assunto, chegou à seguinte conclusão: é necessário acompanhar o que está acontecendo, desde a produção até a saída do produto no ponto de venda. O trabalho seria complexo, mas tudo que ele aprendeu com as leituras do Involves Club serviria para adiantar muitos processos internos, mesmo porque a maioria deles já não atendia a cultura do mercado.

Flávio ainda estava aprendendo a lidar com as demandas de vendas e de marketing. Tudo o que tinha lido até então parecia se desenhar de uma maneira completamente nova. Ele entendeu que era preciso separar as atribuições e aumentar um pouco a equipe. Os assuntos de marketing eram diferentes do que teria que ser atribuído ao trade e, mais ainda, a vendas.

 

CAPÍTULO 2 – NOVAS FUNÇÕES NA EQUIPE

Como a empresa é familiar, ele dividiu as tarefas com os dois irmãos: Fabiana, a irmã mais velha, ficou incumbida de cuidar da área de vendas. O caçula, Fernando, ficou responsável pelo marketing.

Depois de ler as publicações no Involves Club, como “O trade marketing como departamento nas empresas”, e de entender um pouco mais sobre as atribuições de cada setor, Flávio resolveu deixar claro o que cada irmão deveria fazer em suas atividades diárias e como ele – que agora se considerava trabalhando diretamente com trade marketing – poderia atuar estrategicamente entre os dois setores:

TRADE MARKETING
Especialista Canal/Categoria/Shopper

OBJETIVOS
Maximizar performance das categorias e dar suporte aos resultados pretendidos

ATRIBUIÇÕES

  • Recomendar estratégias e táticas de marketing
  • Gerenciar investimentos nos canais de venda
  • Desenvolver calendários e atividades nos PDVs
  • Avaliar resultados das atividades promocionais
  • Recomendar e analisar performance de vendas
  • Recomendar preços e descontos
  • Coordenar pesquisas de consumidores nas lojas
  • Apresentar análises de mercado para os clientes

VENDAS
Especialista Cliente

OBJETIVOS
Alcançar objetivos traçados pelas contas

ATRIBUIÇÕES

  • Volume e lucro da conta
  • Implementação do Plano de Negócios da conta
  • Negociação com cliente
  • Implementação do Plano de Distribuição
  • Controle de verbas da conta
  • Coordenação Força de Vendas
  • Análise de performance da conta

MARKETING
Especialista Marca/Consumidor

OBJETIVOS
Maximizar share e lucros das marcas

ATRIBUIÇÕES

  • Definir objetivo de faturamento, volume e lucro de marca
  • Definir posicionamento e estratégias da marca
  • Definir e controlar investimentos da marca
  • Acompanhar e planejar a participação no mercado
  • Planejar e controlar budget
  • Desenvolver promoções ao consumidor
  • Lançar produtos
  • Gerir comunicação da marca

Flávio passou a reconhecer as deficiências e buscar soluções. A próxima missão do analista já estava traçada: visitar um ponto de venda.

O que viu em campo não impediu que outras dúvidas pairassem sobre sua cabeça. O problema não estava somente no planejamento e nas mudanças que teria que implementar dentro da fábrica: os produtos da Laticínios da Porteira estavam abandonados no PDV, acondicionados em lugares e condições inadequadas, em equipamentos que mantinham contato com altas temperaturas. Havia embalagens rompidas, ou organizadas de forma irresponsável, com a exposição de produtos impróprios para consumo ou misturados aos dos concorrentes.

Mais uma vez, acessou o Involves Club em busca de uma resposta. Coincidentemente, naquele dia, uma nova publicação trazia exatamente o que ele precisava: “O que é um planograma e como expor seu produto no PDV”.

Flávio se deu conta: teria que se reorganizar e dedicar atenção ao processo interno e externo. Talvez esse seria o motivo de tantas diferenças entre o que era separado pela fábrica para ser entregue aos pontos de venda e o relatório periódico do quanto tinha sido vendido em cada PDV.

A situação caótica ia contra tudo que tinha aprendido sobre a execução de trade marketing. Naquele momento, Flávio procurou o gerente da loja. Depois de alguns dias de pesquisa, negociação e trabalho, a parceria resultou em uma nova realidade para a Laticínios da Porteira naquele ponto de venda. Com a exposição adequada, o óbvio aconteceu: as vendas cresceram.

Quando tudo parecia estar resolvido, o decréscimo nas vendas voltou a acontecer. Curioso, resolveu voltar ao campo e visitar novamente o ponto de venda. E adivinha o que ele encontrou? Os mesmos problemas de antes. Produtos guardados no estoque e em falta na gôndola.

Era um sinal da famosa ruptura. Naquele dia, Flávio foi para a casa preocupado. Ele se imaginou na situação de um cliente e na decepção que significava não encontrar o produto no mercado. O que as pessoas poderiam pensar sobre a marca? O que era preciso fazer para garantir que os clientes não percebessem tudo isso na hora da compra? Como ele faria para mostrar às pessoas que a Laticínios da Porteira tinha mais do que produtos, tinha excelência?

 

CAPÍTULO 3 – O QUE MUDOU

Antes de partirmos para a próxima etapa da jornada de Flávio, vamos revisar?

​Em resumo, a empresa Laticínios da Porteira percebeu que era o momento de avançar alguns passos na venda dos seus produtos. Aumentar o raio de distribuição era um dos objetivos, mas não era o suficiente. De nada adiantava chegar a mais lugares se ainda havia uma dificuldade para conquistar o consumidor, ou melhor, o shopper. E teve que se informar sobre um conceito que para ele ainda era novidade: trade marketing.

Através dessa atividade, ele conseguiria observar as necessidades do ponto de venda de acordo com clientes e canais de distribuição da empresa. Começava uma nova etapa no posicionamento da marca, e uma chance de apresentar melhores resultados ao Comercial.

A única forma de cumprir essa função era ir a campo. A tarefa: coletar dados de vendas, estreitar o relacionamento com o varejo e com os clientes e traduzir as estratégias do marketing para vendas.

Como analista, Flávio fez uma avaliação completa sobre todos os pontos que impediam o escoamento dos produtos da Laticínios da Porteira. Os problemas iam desde o momento em que os produtos eram entregues até a falta de planejamento de ações de merchandising com foco no perfil do shopper que eles deveriam atingir.

Marketing, vendas, trade marketing e merchandising. Tudo seria trabalhado de formas diferentes. Ele também começou a buscar informações sobre os players: Indústria, Distribuidores, Agências, Varejo, representante comercial. Flávio percebeu que todos estes envolvidos na operação deveriam trabalhar em sinergia para conseguir com que o produto tivesse o tratamento que merecia.

Era preciso agir. Ele contratou promotores para que pudesse ter ajuda e cuidados com os produtos nos PDVs.

Com técnicas focadas na melhoria de vendas, a equipe da empresa deu ótimos resultados. As vendas cresceram novamente, assim como o número de lojas atendidas. A gestão de Flávio também mudou a presença da marca nas redes sociais, aproximando os clientes ainda mais da Laticínios da Porteira.

Tudo parecia ótimo, mas todo crescimento oferece novas dores. A primeira dificuldade da estrutura era atender igualmente todas as lojas, mesmo que o trabalho não fosse realizado pelo mesmo promotor. A equipe havia dobrado de tamanho e o controle já não era mais o mesmo.

Era preciso mais pessoas para ajudá-lo no treinamento e acompanhamento da equipe de campo. O departamento de trade seria reforçado e, obviamente, os resultados melhorariam. Mas será que era o bastante?

Flávio tinha certeza de que não. Era preciso reciclar o conhecimento continuamente, praticando melhorias para a equipe e oferecendo o melhor serviço no ponto de venda.

A Laticínios da Porteira já estava entre as três primeiras marcas da região e ele começou a repensar a embalagem e o acondicionamento do produto. Com o aumento das vendas, Flávio passou a ser coordenador de trade!

O desafio era refletir sobre estratégias para que os promotores conseguissem executar melhor a operação dentro do ponto de venda. Dar mais visibilidade aos produtos e chamar mais a atenção dentro das lojas era o objetivo. Além disso, sabendo do potencial da produção da família, o novo coordenador de trade queria ser referência em outros estados.

Flávio precisou voltar para a leitura no Involves Club. Ele mergulhou no universo da estratégia e planejamento e teve um insight.

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74 comentários
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74 comentários

Fernanda Gomes 17 maio, 2019 - 11:04

Boa tarde, achei o conteúdo muito interessante. Vocês podem me encaminhar o ebook completo por email?
Desde já, grata!

Reply
Janaina Meneghel
Janaina Meneghel 17 maio, 2019 - 17:23

Oi, Fernanda!
Estou enviando o material para o seu e-mail agora mesmo 😉 Lembrando que, para baixar qualquer um dos nossos conteúdos ricos, basta fazer o cadastro gratuito no link http://clubedotrade.com.br/cadastro.

Abraços!

Reply
REGINALDO COSTA
REGINALDO COSTA 15 outubro, 2018 - 12:27

Olá boa tarde!

Sensacional o material. Muito relevante, claro e objetivo. É possível encaminhar os 4 ebooks?

Reply
Janaina Meneghel
Janaina Meneghel 15 outubro, 2018 - 13:17

Oi, Reginaldo! Que legal saber que você gostou dos eBooks. Acabei de enviar os 4 volumes para o seu e-mail. Faça bom proveito!

Reply
Pedro Henrique Correia da Silva
Pedro Henrique Correia da Silva 28 setembro, 2018 - 11:34

Bom dia, tudo bem? Materiais sensacionais aqui no site. É possível enviar os 4 volumes desse tema para o email [email protected] por favor? 🙂

Reply
Janaina Meneghel
Janaina Meneghel 1 outubro, 2018 - 12:44

Oi, Pedro! Que bom que você curtiu esses conteúdos, esperamos sempre conseguir surpreender nossos leitores positivamente! Acabei de enviar os quatro eBooks por e-mail. Confirma se recebeu? Obrigada e boa leitura!

Reply
Marcela Colombo
Marcela Colombo 18 setembro, 2018 - 09:48

Bom dia!
Gostaria de receber os volumes em .pdf no e-mail [email protected]
Obrigada!

Reply
Janaina Meneghel
Janaina Meneghel 24 setembro, 2018 - 10:23

Oi, Marcela. Tudo bem com você? Os eBooks foram enviados por e-mail, agradecemos seu interesse nos materiais. Permanecemos à disposição caso precise!

Reply
Renata Issa
Renata Issa 17 setembro, 2018 - 16:37

Boa tarde, peço a gentileza de me enviarem por email: [email protected]

Muito obrigada!
Renata

Reply
Janaina Meneghel
Janaina Meneghel 24 setembro, 2018 - 10:22

Oi, Renata! Agradecemos o interesse nos materiais do Clube do Trade. Acabamos de enviar os eBooks para o seu e-mail. Qualquer dúvida, estamos à disposição.

Reply
Raquel Felipe
Raquel Felipe 16 setembro, 2018 - 11:40

Olá, pode enviar os conteudos para meu email por favor?

Reply
Janaina Meneghel
Janaina Meneghel 17 setembro, 2018 - 07:36

Oi, Raquel! Acabei de enviar os eBooks para o seu e-mail. Qualquer dúvida, conte conosco!

Reply
Paulo Ferreira Formação e Consultoria Lda
Paulo Ferreira Formação e Consultoria Lda 15 setembro, 2018 - 15:02

Olá, tudo bem? Gostaria do e-book por e-mail. Obrigado.

Reply
Paulo Ferreira Formação e Consultoria Lda
Paulo Ferreira Formação e Consultoria Lda 15 setembro, 2018 - 15:03

Será possível enviar os 4 volumes? Obrigado!

Reply
Janaina Meneghel
Janaina Meneghel 17 setembro, 2018 - 07:34

Oi, Paulo! Obrigada pelo interesse nos materiais do Clube do Trade. Acabei de te enviar os eBooks por e-mail. Estamos à disposição!

Reply
Nanciara Jacob Leopoldino 10 setembro, 2018 - 17:11

Olá,
Por favor, gostaria de receber esse conteúdo em pdf. Achei o conteúdo muito interessante e bem explicado! Parabéns!

Reply
Janaina Meneghel
Janaina Meneghel 12 setembro, 2018 - 14:34

Olá, Nanciara! Acabei de enviar os quatro volumes para você por e-mail. Se precisar, estamos à disposição!

Reply
KAROLINE PIMENTA
KAROLINE PIMENTA 15 agosto, 2018 - 17:45

Olá, tudo bem? Gostaria do e-book por e-mail. Obrigada.

Reply
Janaina Meneghel
Janaina Meneghel 17 agosto, 2018 - 07:27

Oi, Karoline! Acabei de enviar o eBook para o seu e-mail. Qualquer dúvida, permaneço à disposição!

Reply
Vanessa Martins
Vanessa Martins 14 agosto, 2018 - 13:01

Olá, tudo bem? Gostaria do e-book por e-mail. Obrigado.

Reply
Janaina Meneghel
Janaina Meneghel 14 agosto, 2018 - 17:24

Oi, Vanessa! Acabei de enviar o eBook para o seu e-mail. Obrigada pelo interesse!

Reply
Miguel Cerqueira
Miguel Cerqueira 28 agosto, 2018 - 21:42 Reply
Janaina Meneghel
Janaina Meneghel 29 agosto, 2018 - 11:31

Oi, Miguel. Acabei de enviar a série de eBooks para o seu e-mail. Faça bom proveito!

Reply
Miguel Cerqueira
Miguel Cerqueira 28 agosto, 2018 - 21:40

Gostaria de receber os e-books referentes à conhecimentos sobre trade marketing por e-mail, pode ser?

Reply
Luan Dorighetti
Luan Dorighetti 20 julho, 2018 - 10:47

Olá, não estou conseguindo baixar. Poderiam enviar todos os volumes no meu e-mail, por favor?

Reply
Janaina Meneghel
Janaina Meneghel 20 julho, 2018 - 12:38

Oi, Luan. Tudo bem com você? Acabei de enviar os materiais por e-mail. Obrigada pelo interesse!

Reply
Ramon Miranda
Ramon Miranda 18 julho, 2018 - 16:46

Boa tarde.
Poderiam enviar este ebook para meu e-mail ? [email protected]

Reply
Guilherme Bendini
Guilherme Bendini 17 julho, 2018 - 12:12

Olá, tudo bem? Gostaria do e-book por e-mail. Obrigado.

Reply
iara 7 junho, 2018 - 14:42

nao estou conseguindo baixar o ebook..

Reply
Janaina Meneghel
Janaina Meneghel 8 junho, 2018 - 10:01

Oi, Iara. Tudo bem? Vou te encaminhar agora o ebook por e-mail. Boa leitura!

Reply
Gislaine Gomes 30 maio, 2018 - 10:44

Olá, parabéns pelo material!
Poderia receber por e-mail?

Reply
Janaina Meneghel
Janaina Meneghel 1 junho, 2018 - 10:58

Oi, Gislaine! Acabamos de enviar o material para o seu e-mail!

Reply
Clecio Araujo
Clecio Araujo 28 maio, 2018 - 09:56

Olá poderia enviar os volumes para meu email [email protected]

Reply
Janaina Meneghel
Janaina Meneghel 28 maio, 2018 - 13:02

Oi, Clécio! Acabamos de enviar os e-books para o seu e-mail, conforme solicitação.

Reply
Camila 26 maio, 2018 - 15:14

Eu gostaria de ter o conteúdo completo do e-book.

Reply
Janaina Meneghel
Janaina Meneghel 28 maio, 2018 - 13:03

Oi, Camila! Acabamos de enviar o Volume I para o seu e-mail. Agradecemos o interesse!

Reply
Tamara 24 maio, 2018 - 20:39

Olá, gostaria de obter o conteúdo do e-book completo, se possível.
Obrigada.

Reply
Janaina Meneghel
Janaina Meneghel 25 maio, 2018 - 12:25

Oi, Tamara. O e-book Volume I – Trade Marketing: do significado à prática foi enviado agora para o seu e-mail. 😉

Reply
Paulo Marcos Da Silva Misael, PMP
Paulo Marcos Da Silva Misael, PMP 24 maio, 2018 - 09:29

Por favor, podem me enviar todos os volumes por e-mail? Grande abraço!!!
[email protected]

Reply
Janaina Meneghel
Janaina Meneghel 25 maio, 2018 - 12:23

Oi, Paulo. Tudo bem? Acabamos de enviar os volumes para o seu e-mail. Faça bom proveito!

Reply
JAQUELINE PACHECO
JAQUELINE PACHECO 18 maio, 2018 - 15:44

Olá boa tarde
Por favor enviar por email.
Obg
[email protected]

Reply
Janaina Meneghel
Janaina Meneghel 21 maio, 2018 - 10:05

Oi, Jaqueline! Acabamos de enviar o material para o seu e-mail. Obrigada!

Reply
Thalita Rodrigues
Thalita Rodrigues 18 maio, 2018 - 09:40

Olá também gostaria muito do material em pdf. Poderia me enviar por e-mail? Grata

Reply
Janaina Meneghel
Janaina Meneghel 18 maio, 2018 - 12:46

Oi, Thalita! Acabei de enviar o e-book para o seu e-mail. Faça bom proveito!

Reply
Guilherme Rivera Siqueira
Guilherme Rivera Siqueira 11 maio, 2018 - 15:11

Estou entrando nesse mundo agora e o excelente trabalho de vocês tem me ajudado muito, parabéns! Por favor, podem me enviar todos os volumes por e-mail? Grande abraço!!!

Reply
Janaina Meneghel
Janaina Meneghel 14 maio, 2018 - 09:32

Oi, Guilherme! É muito bom saber que conseguimos contribuir de alguma forma. Acabamos de te enviar os e-books por e-mail. Faça bom proveito!

Reply
Tiago Santos
Tiago Santos 11 maio, 2018 - 14:43

Olá! Gostaria de receber esse conteúdo em PDF. Adorei o material!

Reply
Janaina Meneghel
Janaina Meneghel 14 maio, 2018 - 09:30

Oi, Tiago! Que bom que você gostou do material. Acabamos de te enviar o e-book por e-mail.

Reply
MONALISA VIANA CAMINHA 10 maio, 2018 - 16:53

Gostaria de fazer a leitura do pdf desse material. Poderia me enviar?

Reply
Janaina Meneghel
Janaina Meneghel 11 maio, 2018 - 09:49

Oi, Monalisa. Tudo bem? Agradecemos o interesse em nosso material. Acabamos de te enviar os dois e-books solicitados por e-mail. Faça bom proveito!

Reply
Kassia Monteiro
Kassia Monteiro 10 maio, 2018 - 16:35

Olá Pessoal, gostei muito da didática do material, por favor, podem me encaminhar o ebook? Muito grata!!

Reply
Janaina Meneghel
Janaina Meneghel 11 maio, 2018 - 09:50

Oi, Kássia! Que bom que você gostou do e-book. Acabamos de te enviar esse material por e-mail!

Reply
Cristiano Ribeiro
Cristiano Ribeiro 29 abril, 2018 - 20:10

Adorei esse material, Podem me enviar no email ?

Reply
Arielli Secco
Arielli Secco 30 abril, 2018 - 08:15

Olá, Cristiano! Tudo bem? Obrigada pelo interesse em nossos materiais. Vou encaminhar o PDF por e-mail. 🙂

Reply
Fernando 19 abril, 2018 - 09:23

Bom dia
Por favor, gostaria de receber esse conteúdo em pdf.
Se for possível junto com os demais volumes dessa série também.

Parabéns ! Gostei muito do material..
Abraço!

Reply
Janaina Meneghel
Janaina Meneghel 20 abril, 2018 - 10:33

Oi Fernando, tudo bem? Que bom que você gostou do material!
Vamos te enviar esse conteúdo por e-mail, pode deixar.

Reply
Rosemary Zanforlin
Rosemary Zanforlin 10 abril, 2018 - 10:01

Muito bom! Gostaria de receber o material por e-mail.

Reply
Janaina Meneghel
Janaina Meneghel 16 abril, 2018 - 16:59

Oi Rose, vamos enviar daqui a pouco para o seu e-mail!

Reply
Débora Melo
Débora Melo 28 março, 2018 - 11:42

Olá, parabéns pelo material!
Poderia receber por e-mail? Esse e os outros volumes também?

Reply
Janaina Meneghel
Janaina Meneghel 16 abril, 2018 - 17:19

Oi Débora, obrigada pelo feedback. Daqui a pouquinho enviamos esse material para o seu e-mail, combinado?

Reply
José Neto
José Neto 18 março, 2018 - 22:22

Olá,,
Por favor, gostaria de receber esse conteúdo em pdf.
Se for possível junto com os demais volumes dessa série também.

Parabéns ! Gostei muito do material..
Abraço!

Reply
Janaina Meneghel
Janaina Meneghel 16 abril, 2018 - 17:34

Oi José, que bom que você gostou do material. Anotamos seu e-mail aqui e já, já enviaremos o PDF para você!

Reply
Beto Filgueiras
Beto Filgueiras 13 março, 2018 - 19:31

Show! Temos como baixar?

Reply
Arielli Secco
Arielli Secco 16 março, 2018 - 08:27

Olá, Beto. Ainda não temos o download disponível no site, mas encaminhei os PDFs para você por e-mail, ok? Abraço!

Reply
Klívia Fernandes
Klívia Fernandes 18 fevereiro, 2018 - 16:06

Ótimo material! Está disponível para download?

Reply
Cléber Souza
Cléber Souza 4 janeiro, 2018 - 05:06

Muito bom o material e a dedicação de todos em esclarecer os conceitos e métodos do Trade Marketing. Parabéns! Minha sugestão é que o material seja disponibilizado também para baixar, em pdf ou mobi para kindle. Seria excelente ter os 4 volumes num desses formatos.

Reply
Arielli Secco
Arielli Secco 16 março, 2018 - 08:25

Olá, Cléber. Tudo bem? Obrigada pelo interesse e pela dica. Vamos disponibilizar o recurso de download em breve. Te enviei os materiais por e-mail, ok? Abraço!

Reply
Renan Sousa
Renan Sousa 8 dezembro, 2017 - 11:52

Ótimo material!

Reply
Miguel Brochetto
Miguel Brochetto 4 dezembro, 2017 - 10:34

Muito bom! Acrescenta varias informações importantes com linguagem de fácil entendimento.

Reply
Arielli Secco
Arielli Secco 4 dezembro, 2017 - 14:12

Olá, Miguel! Em nome da equipe do Clube, agradeço seu interesse em nossos materiais e o feedback positivo sobre este eBook. Se tiver dúvidas ou sugestões, conte sempre conosco!

Reply
Philippe Marcel Marius Malzac
Philippe Marcel Marius Malzac 1 setembro, 2017 - 15:56

Sensacional

Reply
4 setembro, 2017 - 10:20

Obrigada, Philippe! Não deixe de conferir os outros volumes da série do Flávio, que já está bem avançado com o trade marketing na empresa. Espero que goste dos nossos conteúdos e, se precisar de algo em especial, é só falar por aqui. Conte conosco! Abraço.

Reply
FABIO FREITAS 26 julho, 2017 - 15:24

Gostaria de mais informações.

Reply
FABIO FREITAS 26 julho, 2017 - 15:01

ok

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