Roteirização 2.0 – Entenda os benefícios de uma tecnologia para roteirização de equipes de campo

escrito por Jana Meneghel Última atualização: 26 fevereiro, 2020
Roteirização 2.0 – Entenda os benefícios de uma tecnologia para roteirização de equipes de campo

Se você chegou até esse material, provavelmente há algum ponto que atrapalhe a roteirização da sua equipe de campo. Meu propósito nesse material é simples:

Mostrar para você que é possível otimizar a sua operação aliando produtividade, economia de recursos e inteligência estratégica.

CAPÍTULO 1 – PLANILHAS: A HERANÇA DO SEU AVÔ

Sabe aquela prática que seu avô criou, seu pai herdou e você, por consideração ou costume, ainda aplica? É mais ou menos o que mantém ativas as roteirizações de equipe realizadas de forma analógica. Não estamos dizendo que essa prática não funcione, mas a tecnologia demonstra que você está perdendo tempo e dinheiro.

Vamos provar nossa tese um pouco mais para frente, mas uma verdade é inquestionável:

 A atualização dos roteiros não pode ser offline

O motivo é simples: as grandes cidades possuem um trânsito caótico, um cenário com vias que tor-nam-se intransitáveis em minutos. Esse quadro permite que você tenha um planejamento de roteiro diário para sua equipe de campo, porém, a tecnologia torna-se uma realidade indispensável quando pensamos nos imprevistos durante a jornada de trabalho.

 

CAPÍTULO 2 – “T” DE TRADE, “T” DE TECNOLOGIA

Sua equipe de promotores tem uma tarefa: visitar os pontos de venda, coletar informações e reportá-las ao responsável por organizar esses dados e transformá-los em ações de otimização.

Simples, mas com um porém: cada Ponto de Venda tem suas características e seu potencial específico de giro.

Aqueles que possuem potencial maior, recebem visitas mais frequentes, enquanto os outros, com menos representatividade, receberão visitas em maior espaço de tempo. Você os diferenciará pela famosa análise de ROI (ou retorno sobre investimento). Por meio desse dado, o gestor classificará os pontos de venda, definindo inclusive o tempo de permanência ideal em cada loja.

O desafio maior dos gestores é analisar essas variáveis e criar roteiros sustentáveis ao seu modelo de negócio. Nesse sentido, é importante saber com clareza que o “T” de trade não anda senão ao lado do “T” de tecnologia. Invista alguns minutos nas páginas a seguir e descubra o quanto você poderia otimizar a sua operação em campo!

 

CAPÍTULO 3 – ANALÓGICO x DIGITAL

Nosso objetivo não é tornar essa leitura cansativa, adjetivo que pode ser tranquilamente designado ao processo de alimentação e atualização das tabelas de Excel, mas vamos pensar na seguinte situação…

Você precisa atualizar o roteiro de um promotor durante a sua rotina. Como você ainda utiliza a planilha física, você terá de ligar ou utilizar qualquer outro meio para avisá-lo de um cancelamento ou adição de visita.

Os softwares focados na gestão do trade marketing, a exemplo do Involves Stage (antes de 2019, chamado Agile Promoter), fornecem uma solução mais inteligente para elaboração de roteiros.

Por meio do sistema web, o gestor traça uma rota para cada colaborador, levando em consideração fatores como a base do promotor, localização de cada PDV, ordem de visitas, tempo de deslocamento estimado e distância prevista. Ele também será notificado sobre qualquer atualização em sua jornada.

 

CAPÍTULO 4 – ROTEIRIZAÇÃO 2.0

Com a ajuda da geolocalização, você organiza o roteiro de visitas respeitando o tempo de trabalho em cada PDV.

O software leva em conta o fluxo de trânsito nos locais e o tempo de retorno do promotor até a sua residência. Enquanto se desloca de sua residência ao ponto de venda, você recebe as coordenadas via GPS de seu trajeto. O promotor usará um smartphone, onde receberá o roteiro semanal automaticamente ao conectar o aparelho celular à internet.

Com esses dados em mãos, é possível comparar o investimento de recursos(capital, tempo e humano) que cada PDV demanda, com a receita gerada por cada um deles.

Quer entender melhor a roteirização com um software inteligente? Assista ao vídeo abaixo:

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CAPÍTULO 5 – ROI: O FIM DOS GASTOS INDEVIDOS DOS SEUS RECURSOS

Se você chegou até aqui, certamente já está convencido dos benefícios da tecnologia frente às planilhas. Para ir de encontro ao fechamento desse e-book, resolvemos dedicar um capítulo às análises de ROI.

Maior atenção = Maior número de visitas

Sugerimos que a classificação leve em conta não apenas o volume (faturamento), mas também o mix de produtos comprados em um horizonte curto de tempo. Quanto maior o mix, mais atenção o cliente merece do promotor.

A análise do ROI consiste em calcular o retorno sobre o investimento levantando os custos de operação comparando-os com a receita gerada. Neste caso, cada empresa precisa definir seus critérios de classificação da base de PDVs.

 

CONCLUSÃO: FUJA DO TRIVIAL INSATISFATÓRIO

Este material é apenas uma motivação para você sair do “mais do mesmo” e conhecer alguma plataforma que automatize sua operação de forma inteligente. Nesse exato momento há um consultor esperando suas dúvidas para enviar informações e até mesmo cases de sucesso de empresas corajosas.

A tecnologia direcionada para o trade marketing está alinhada com o planejamento e as estratégias das melhores empresas do mercado mundial. Por que não estar entre elas?

 

36 comentários
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36 comentários

Vitor 3 dezembro, 2018 - 09:39

Poderia me enviar por email?

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Guilherme Bendini
Guilherme Bendini 17 julho, 2018 - 12:11

Gostaria de receber o E-book por e-mail. Por favor! Obrigado.

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Cristiane 8 junho, 2018 - 20:15

Ola pode enviar por email? Pois preciso de um software que apure a localização e registro da jornada de trabalho….Obrigada

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Janaina Meneghel
Janaina Meneghel 11 junho, 2018 - 13:53

Oi, Cristiane! Tudo bem? Um profissional da nossa equipe especializada entrará em contato com você por e-mail para falar sobre o software. Agradecemos o seu interesse e ficamos à disposição.

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Keila Penhaloza
Keila Penhaloza 23 maio, 2018 - 18:45

Gostaria do e-book por email 🙂

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Janaina Meneghel
Janaina Meneghel 25 maio, 2018 - 12:22

Oi, Keila! Acabei de enviar o e-book para o seu e-mail!

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Marcio Truta
Marcio Truta 16 maio, 2018 - 05:21

Olá podem me mandar o e-book por email??

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Franciane Carolina
Franciane Carolina 13 abril, 2018 - 00:05

Olá, tudo bem? Poderia me enviar o e-book por e-mail? Obrigada!

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Janaina Meneghel
Janaina Meneghel 16 abril, 2018 - 16:55

Oi Franciane! Tudo bem? Agradecemos o seu interesse 🙂 Vamos enviar o e-book para o e-mail cadastrado no Clube.

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Frederico Müller
Frederico Müller 9 fevereiro, 2018 - 13:19

Gostaria de receber o material, podem me enviar por email? Obrigado

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Arielli Secco
Arielli Secco 12 fevereiro, 2018 - 13:43

Olá, Frederico. Tudo bem? Obrigada pelo interesse em nosso material. Enviei o arquivo para o seu e-mail cadastrado aqui no Clube. Abraço!

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Angela Aguiar
Angela Aguiar 10 dezembro, 2017 - 19:15

Poderia receber via e-mail?

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Arielli Secco
Arielli Secco 11 dezembro, 2017 - 09:07

Olá, Angela! Tudo bem? Te enviei o material por e-mail, ok? 🙂

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HFM 9 novembro, 2017 - 10:56

Bom dia!
Pode por gentileza enviar esse e-book para o e-mail?
No aguardo
Abraço

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Marco Aurélio Weiss dos Santos
Marco Aurélio Weiss dos Santos 19 outubro, 2017 - 23:07

Boa noite! Poderia enviar este conteúdo no meu e-mail? Desde já agradeço. Tks!

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Arielli Secco
Arielli Secco 27 outubro, 2017 - 10:02

Enviado, Marco! 🙂

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Roberto Braga
Roberto Braga 3 outubro, 2017 - 22:58

Tentando baixar os e-books, mas em nenhum aparece opção para download. Poderiam encaminar o material para meu email? Este de roteirização e o de futuro do ecommerce… Obrigado.

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5 outubro, 2017 - 08:39

Olá, Roberto! Enviei os arquivos por e-mail. Obrigada pelo interesse nos conteúdos do Clube! Qualquer coisa, estamos por aqui.

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Graci
Graci 15 setembro, 2017 - 10:17

Nao consigo baixar nenhum ebook, como devo proceder? Gostaria de ter acesso ao seu conteúdo.

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25 setembro, 2017 - 12:02

Olá, Graci. Em breve, teremos o recurso do download disponível em nossos materiais. Te enviei os PDFs que já temos por e-mail. Obrigada pelo interesse no conteúdo do Clube! Abraço!

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Tom
Tom 12 setembro, 2017 - 19:46

Poxa, gente… Publipost raso.
Esperava algo com mais profundidade e detalhes.

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14 setembro, 2017 - 12:15

Olá, Tom! Este foi um dos primeiros eBooks publicados no Clube. Já temos um planejamento focado na revisão desses conteúdos. Se você tiver alguma dúvida específica sobre o tema, pode nos enviar por e-mail para [email protected]. Vamos ficar felizes se pudermos te ajudar! Abraço!

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Fabiana de Lima Giuseppe
Fabiana de Lima Giuseppe 5 setembro, 2017 - 23:38

Achei o.conteúdo muito superficial e focado no Agile. São a mesma empresa?

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6 setembro, 2017 - 11:04

Olá, Fabiana. Tudo bem? O Clube do Trade e o Agile Promoter são iniciativas da mesma empresa, a Involves. Esse material, em especial, foi produzido com foco em uma funcionalidade do software. Quaisquer dúvidas, estamos à disposição! Abraço!

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Luis carlos 23 agosto, 2017 - 20:23

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25 agosto, 2017 - 14:06

A equipe do Clube agradece, Luis Carlos! Você já conferiu também o post que temos sobre roteirização? Caso queira dar uma olhada: https://goo.gl/6N5j68. 😉

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Hiroito Francisco de Albuquerque
Hiroito Francisco de Albuquerque 10 agosto, 2017 - 18:05

Muito bom! Sempre aprendo algo importante nos conteúdos expostos pelo trade. Eu gostaria de receber um material que falasse sobre organização de roteiros e como abastecer de forma mais produtiva e eficiente.

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Arielli Secco
Arielli Secco 27 outubro, 2017 - 09:30

Olá, Hiroito! Obrigada pelo seu comentário e ficamos felizes em poder atender a expectativa do mercado com relação a conteúdos sobre trade. Ainda não temos nada aprofundado em roteirização, mas a pauta já está no nosso planejamento. 🙂

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Aldemir Nogueira Chelucci 23 julho, 2017 - 22:13

Quero me aprofundar nesse assunto.

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Arielli Secco
Arielli Secco 27 outubro, 2017 - 09:28

Olá, Aldemir! Tudo bem? Temos um time de especialistas no assunto aqui na Involves. Podemos entrar em contato para uma conversa sobre o tema. O que acha?

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José Carlos da Silva 20 julho, 2017 - 13:56

Muito bom material tenho certeza de um bon aprendizado obrigado pelo material.

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21 julho, 2017 - 10:41

Obrigada, José Carlos! Espero que continue acompanhando e aprendendo com os nossos conteúdos. É esse o nosso objetivo! Se tiver alguma dúvida ou sugestão, é só falar. Estamos á disposição!

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Philippe Malzac 20 julho, 2017 - 07:49

Sensacional, gostaria de receber o programa

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21 julho, 2017 - 10:40

Olá, Philippe! Obrigada pelo interesse em nossos conteúdos! Não te encontrei entre os cadastros do Clube do Trade. Podemos te enviar algumas informações sobre o Agile Promoter por e-mail. Se ainda tiver interesse, pode escrever para [email protected] e entraremos em contato.

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José Carlos da Silva 18 julho, 2017 - 19:15

Boa noite trabalho com vendas e gostaria de aprender roteirização.

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21 julho, 2017 - 14:12

Olá, José! O que você mais gostaria de aprender sobre roteirização? Temos um post no blog que também fala sobre isso http://clubedotrade.com.br/blog/realidade-expectativa-roteirizador/ e estamos à disposição caso tenha alguma dúvida mais específica!

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