Volume II – Trade Marketing: Praticando o Trade

escrito por Rodrigo Lamin 16 fevereiro, 2017
Volume II – Trade Marketing: Praticando o Trade
Antes de começar, leia o volume 1: "Do significado à prática"

No primeiro material da série “A jornada de Flávio”, você conheceu a história da Laticínios da Porteira, uma fábrica familiar de produtos derivados do leite que visualizou uma oportunidade de crescimento com o planejamento de expansão das vendas. Nosso colega Flávio mergulhou, então, no universo do trade marketing depois de entender que esse era o caminho para melhorar os resultados com planejamento. Neste segundo volume, você vai acompanhar a tomada de decisão sobre contratar ou internalizar uma equipe de trade marketing, e o que é preciso para concretizar essa meta.

CAPÍTULO 1 - COMO ESTRUTURAR?

Nenhuma outra empresa da região atuava com trade até o momento. Não era possível realizar um benchmarking* para trocar experiências sobre como dar os primeiros passos. Teria que buscar referências sozinho.

  • Benchmarking: processo de avaliação da empresa em relação à concorrência e empresas relacionadas. É com o benchmarking que é possível incorporar as melhores práticas de outras empresas e aperfeiçoar os próprios métodos.

Flávio sabia que existiam modelos diferentes de atuação. Ele poderia formar um novo departamento, bem como contratar uma agência especializada no serviço, escolhendo promotores exclusivos ou compartilhados com outras empresas (o que influenciaria diretamente nos custos). Outra opção seria misturar esses dois tipos de modelos, com promotores próprios e terceirizados. Ele se lembrou de um post que havia lido no Clube do Trade com uma pesquisa sobre o perfil das operações de trade marketing no Brasil. Eram empresas que estavam presentes na APAS e que responderam questões básicas sobre como o trade marketing estava estruturado em cada uma delas.

INTERNALIZAR OU NÃO?

Como o porte da Laticínios da Porteira ainda estava na fase intermediária, entre 50 e 100 funcionários, resolveu ponderar sobre quais seriam as necessidades de execução no ponto de venda. Achou melhor não arriscar a contratação de um serviço e preferiu se aprofundar nos conteúdos para iniciar o projeto da empresa Este também foi o assunto de mais uma leitura que ele praticou no Clube do Trade. A resposta é uma busca constante no mercado. Um dos fatores determinantes para que ele tomasse a decisão de internalizar o projeto foi o tamanho da equipe. Se o time fosse maior, a conclusão dele seria diferente.

17 comentários
3

17 comentários

Fred Silveira
Fred Silveira 17 agosto, 2018 - 11:34

Oi pessoal, parabéns pelo trabalho relevante e de conteúdo fantástico que vocês fazem? Poderiam me disponibilizar essa série em e-book? Obrigado, tá sensacional!! [email protected]

Reply
Jana Meneghel
Jana Meneghel 17 agosto, 2018 - 13:01

Oi, Fred! Muito bom saber que você gostou dos nossos conteúdos. Acabei de enviar a série de eBooks para o seu e-mail!

Reply
Ivan Araujo
Ivan Araujo 14 agosto, 2018 - 09:21

Oi, gente! Tudo bem?
Gostaria de parabenizar a equipe pelo conteúdo super rico. Vocês conseguem disponibilizar esse conteúdo por e-mail? Se sim, por favor enviar para [email protected]
Obrigado!! =)

Reply
Jana Meneghel
Jana Meneghel 14 agosto, 2018 - 10:00

Oi, Ivan! Tudo bem? Obrigada pelo comentário, todo o nosso conteúdo é feito com muito carinho e dedicação. Acabei de enviar os eBooks da série para o seu e-mail. Faça bom proveito!

Reply
Clovis Pereira
Clovis Pereira 7 agosto, 2018 - 15:17 Reply
Clovis Pereira
Clovis Pereira 7 agosto, 2018 - 15:16

vcs tem como enviar um link dos pdfs para guardar esse material… Vcs estão de PARABÉNS!!!

Reply
Jana Meneghel
Jana Meneghel 8 agosto, 2018 - 09:47

Oi, Clovis! Que bom que você gostou, obrigada por tirar um tempinho para deixar seu comentário aqui. Os eBooks mais antigos não estão disponíveis para download, mas vou enviar essa série sobre trade marketing para o seu e-mail agora mesmo! Qualquer coisa, estamos à disposição.

Reply
Ramon Miranda
Ramon Miranda 18 julho, 2018 - 16:46

Boa tarde.
Poderiam enviar este ebook para meu e-mail ? [email protected]

Reply
Roberta Mattos, Msc
Roberta Mattos, Msc 19 novembro, 2017 - 21:46

Olá pessoal!! Que conteúdo show de bola!!!! parabéns! não consegui abrir o volume III do Ebook, já está disponivel ?

Reply
Arielli Secco
Arielli Secco 20 novembro, 2017 - 09:07

Olá, Roberta! Tudo bem? Obrigada pelo feedback! Verifiquei o link disponibilizado ao final do volume II e havia algum problema. O volume III está publicado, sim, e o link já foi corrigido! Se preferir, aqui vai o endereço para acesso: https://goo.gl/D5DRcA. Quaisquer dúvidas ou sugestões, conte conosco! 🙂

Reply
Arthur Krug
Arthur Krug 17 novembro, 2017 - 15:57

Conteúdo muito bom, gostaria de ler tudo ao mesmo tempo. Acho que não tem, mas seria bom um botão onde eu pudesse guardar leituras para “mais tarde”, podendo salvar esses links. Tem como?!

Reply
Rodrigo
Rodrigo 25 outubro, 2017 - 19:03

Show!!

Reply
RAPHAEL BERNARDI
RAPHAEL BERNARDI 6 agosto, 2017 - 20:45

Show !!!

Reply
cristiano 21 julho, 2017 - 10:00

top

Reply
Arielli Secco
Arielli Secco 21 julho, 2017 - 13:33

Obrigada, Cristiano! Continue com a gente. 🙂

Reply
Fabiane
Fabiane 20 julho, 2017 - 21:13

????✍

Reply
Arielli Secco
Arielli Secco 21 julho, 2017 - 10:41

Espero que tenha gostado do conteúdo, Fabiane! 🙂

Reply

Deixe seu comentário