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Como contratar uma agência de trade?

Você já entendeu qual é o perfil da sua empresa. Agora, analise três pontos imaginando demandas e resultados a longo prazo: agilidade, capacitação, vantagens x desvantagens.

 

AGILIDADE

Se a empresa não tiver um processo bem estruturado para dar conta disso, não gaste energia. Foque no seu core business* e deixe o assunto com quem já tem o know-how do mercado.

 

VOCÊ JÁ PAROU PARA MEDIR O SEU TEMPO?

É isso mesmo. Quando falamos que o trade exige agilidade, terceirizar o serviço e contar com soluções de tecnologia pode significar:

80 horas de trabalho a menos
Este é o tempo médio que uma equipe com 20 supervisores perde para gerar relatórios de fotos.

2.500 horas
É o tempo que uma equipe com 120 colaboradores leva para finalizar relatórios de preços.

R$ 7.200
Custo estimado para impressão de manuais de merchandising para uma equipe de 120 promotores (você pode fazer o cálculo específico para sua operação: R$ 25,00 de impressão + R$ 2,50 de envio x dois envios).

 

CAPACITAÇÃO

Mesmo que você consiga contratar a equipe, dependendo da maturidade do setor de marketing já existente, pode ser uma dificuldade conseguir aliar capacitação profissional ao conhecimento e relacionamento das pessoas com a empresa.

 

Um trabalho prévio deve ser desenvolvido em torno de treinamentos e posicionamento da marca:

  • Quais são os pontos mais urgentes a serem trabalhados pela marca?
  • A marca já tem maturidade suficiente de mercado?
  • Você tem em mente indicações e perfis de profissionais necessários para planejar e executar o trade?
  • Qual será a sua ferramenta de controle da operação?

VANTAGENS E DESVANTAGENS

DEPARTAMENTO INTERNALIZADO
É provável que o grupo seja muito bem engajado. As pessoas já integram a equipe e os promotores vão vestir a camisa para realizar o trabalho. Quando o processo acontece internamente,você pode abrir possibilidades de planos de carreira. Isso reflete na valorização do profissional e no relacionamento interpessoal do departamento.

AGÊNCIA
A comunicação entre indústria e agência deve acontecer em perfeita sintonia. A agência não vivencia a marca e vai se basear no briefing para desenvolver o trabalho. Experiência, Business Intelligence, agilidade nas operações. Pesquisas de mercado e conhecimento de público.

COMO DEFINIR O TIPO DE AGÊNCIA QUE EU PRECISO?

BÁSICO – AGÊNCIAS DE EXECUÇÃO OPERACIONAL

  • Desenvolvem as etapas de recrutamento e seleção
  • Cumprimento das leis trabalhistas
  • Obtenção de certidões negativas
  • Comprovação do recolhimento das obrigações trabalhistas

INTERMEDIÁRIO – AGÊNCIAS DE TÁTICAS/OPERACIONAIS

  • Implantação da operação baseada em informações e conhecimento de mercado
  • Logística operacional adequada aos recursos disponíveis
  • Experiência comprovada em gestão de equipes e supervisão de operações
  • Processos operacionais específicos para a atividade
  • Treinamento comportamental e infraestrutura de apoio, capacidade financeira

AVANÇADO – AGÊNCIAS DE INTELIGÊNCIA (DIRECIONAM O CLIENTE ESTRATEGICAMENTE)

  • A indústria conta com um apoio completo, desde a gestão da equipe em campo ao serviço de consultoria para definição das estratégias
  • Planejamento baseado em inteligência de mercado
  • Sistema para gestão das informações e ações nos PDVs
  • Monitoramento integral da equipe realizada pela equipe de back-office das agências
  • Participação nas decisões estratégicas
  • Incentivo à equipe e ao varejo
  • Treinamentos específicos; comprometimento com resultados
  • Indicadores de desempenho da equipe (KPI – Key Performance Indicator)
  • Confidencialidade
  • Gestor de trade marketing exclusivo no atendimento

 

Arielli Secco

Busca especializar-se diariamente em trade marketing a partir de histórias inspiradoras de profissionais atuantes no mercado.

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Arielli Secco

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