Como contratar uma agência de trade?

escrito por Arielli Secco Última atualização: 26 fevereiro, 2019
Como contratar uma agência de trade?

Olá! Este eBook foi escrito para você, diretor ou coordenador de marketing que percebeu uma nova necessidade na sua empresa. Chegou a hora de aperfeiçoar a comunicação entre as equipes do Comercial e de Vendas: o trade bateu à sua porta. Você precisa de pessoas, dados e estratégias em pouco tempo. E agora?

PORQUE UMA INDÚSTRIA CONTRATA UMA AGÊNCIA?

  • Aumentar Vendas
  • Conquista do shopper
  • Agregar valor à marca
  • Fidelização
  • Redução de Custos
  • Público-alvo
  • Reposição de mão de obra mais rápida
  • Gestão contínua
  • Administração do merchandising
  • Gama maior de serviços ofertados
  • Especialização

O primeiro passo é entender as funções que o trade marketing deverá desempenhar para impulsionar os seus resultados.

MARKETING

Especialista: Marca/Consumidor
Objetivos: Maximizar share e lucros das marcas

Áreas de responsabilidade:

  • Definir objetivos de faturamento, volume e lucro por marca;
  • Definir posicionamento e estratégias por marca;
  • Definir e controlar investimentos por marca;
  • Participação da marca no mercado;
  • Planejar e controlar o budget;
  • Promoções ao consumidor;
  • Lançamento de produtos;
  • Gestão da comunicação;
  • Pesquisa ao consumidor;
  • Análise de dados do mercado

TRADE MARKETING

Especialista: Canal/Categoria/Shopper
Objetivos: Planejar e atingir resultados e maximizar perfomance das categorias

Áreas de responsabilidade:

  • Recomendar estratégias e táticas de marketing;
  • Gerenciar investimentos nos canais;
  • Desenvolver calendários de atividades nos clientes;
  • Avaliar resultados das atividades promocionais;
  • Recomendar e analisar performance de Vendas;
  • Coordenar pesquisas de consumidores nas lojas;
  • Apresentar análises de mercado para os clientes;

VENDAS

Especialista: Cliente
Objetivos: Alcançar objetivos definidos para cada conta

Áreas de responsabilidade:

  • Volume e lucro da conta;
  • Negociação com clientes;
  • Implementação do Plano de Negócios da conta;
  • Implementação do Plano de Distribuição;
  • Controle de verbas da conta;
  • Coordenação da força de Vendas;
  • Análise de performance da conta.

E se eu precisar terceirizar?

Antes de definir quem será o responsável pelo trade marketing da sua empresa, faça uma breve análise do perfil organizacional dela. A decisão de internalizar o departamento ou de contratar uma agência vai depender muito da cultura da companhia.

O grupo tem experiência com terceirização? Ou ainda: as pessoas estão preparadas para absorver uma mudança interna de processos?

Esse é o ponto mais importante e, de acordo com dados da pesquisa “O mercado de Live Marketing em números”, o custo para terceirização não necessariamente é menor quando comparado ao investimento que deve ser dedicado para implantação do trade internamente.As empresas que contratam esse tipo de serviço têm o seguinte perfil:

4 comentários
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4 comentários

Jadson Romero Romero
Jadson Romero Romero 23 agosto, 2017 - 15:45

Ótima essa ferramenta.

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25 agosto, 2017 - 14:48

Olá, Jadson! A equipe do Clube agradece! Se tiver alguma sugestão ou dúvida, estamos à disposição para responder. Já que você se interessou pelo material de agências, que tal conferir também este webinar com a AMPRO: https://goo.gl/MmqjwU? 🙂

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Robson Alves Bezerra Junior 1 agosto, 2017 - 21:21

Boa noite Dudu Camargo me indicou essa agencia , para fazer meu cadastro

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Joyce Alves 27 julho, 2017 - 15:26

Olá,

Sou aluna do curdo de graduaçaõ em marketing e busco uma oportunidade de estágio.

Desde já agradeço a oportunidade.

Att, Joyce Alves.

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