Como contratar uma agência de trade?

escrito por Rodrigo Lamin 10 maio, 2016
Como contratar uma agência de trade?

Olá! Este eBook foi escrito para você, diretor ou coordenador de marketing que percebeu uma nova necessidade na sua empresa. Chegou a hora de aperfeiçoar a comunicação entre as equipes do Comercial e de Vendas: o trade bateu à sua porta. Você precisa de pessoas, dados e estratégias em pouco tempo. E agora?

PORQUE UMA INDÚSTRIA CONTRATA UMA AGÊNCIA?

  • Aumentar Vendas
  • Conquista do shopper
  • Agregar valor à marca
  • Fidelização
  • Redução de Custos
  • Público-alvo
  • Reposição de mão de obra mais rápida
  • Gestão contínua
  • Administração do merchandising
  • Gama maior de serviços ofertados
  • Especialização

O primeiro passo é entender as funções que o trade marketing deverá desempenhar para impulsionar os seus resultados.

MARKETING

Especialista: Marca/Consumidor
Objetivos: Maximizar share e lucros das marcas

Áreas de responsabilidade:

  • Definir objetivos de faturamento, volume e lucro por marca;
  • Definir posicionamento e estratégias por marca;
  • Definir e controlar investimentos por marca;
  • Participação da marca no mercado;
  • Planejar e controlar o budget;
  • Promoções ao consumidor;
  • Lançamento de produtos;
  • Gestão da comunicação;
  • Pesquisa ao consumidor;
  • Análise de dados do mercado

TRADE MARKETING

Especialista: Canal/Categoria/Shopper
Objetivos: Planejar e atingir resultados e maximizar perfomance das categorias

Áreas de responsabilidade:

  • Recomendar estratégias e táticas de marketing;
  • Gerenciar investimentos nos canais;
  • Desenvolver calendários de atividades nos clientes;
  • Avaliar resultados das atividades promocionais;
  • Recomendar e analisar performance de Vendas;
  • Coordenar pesquisas de consumidores nas lojas;
  • Apresentar análises de mercado para os clientes;

VENDAS

Especialista: Cliente
Objetivos: Alcançar objetivos definidos para cada conta

Áreas de responsabilidade:

  • Volume e lucro da conta;
  • Negociação com clientes;
  • Implementação do Plano de Negócios da conta;
  • Implementação do Plano de Distribuição;
  • Controle de verbas da conta;
  • Coordenação da força de Vendas;
  • Análise de performance da conta.

E se eu precisar terceirizar?

Antes de definir quem será o responsável pelo trade marketing da sua empresa, faça uma breve análise do perfil organizacional dela. A decisão de internalizar o departamento ou de contratar uma agência vai depender muito da cultura da companhia.

O grupo tem experiência com terceirização? Ou ainda: as pessoas estão preparadas para absorver uma mudança interna de processos?

Esse é o ponto mais importante e, de acordo com dados da pesquisa “O mercado de Live Marketing em números”, o custo para terceirização não necessariamente é menor quando comparado ao investimento que deve ser dedicado para implantação do trade internamente.As empresas que contratam esse tipo de serviço têm o seguinte perfil:

4 comentários
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4 comentários

Jadson Romero Romero
Jadson Romero Romero 23 agosto, 2017 - 15:45

Ótima essa ferramenta.

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Arielli Secco
Arielli Secco 25 agosto, 2017 - 14:48

Olá, Jadson! A equipe do Clube agradece! Se tiver alguma sugestão ou dúvida, estamos à disposição para responder. Já que você se interessou pelo material de agências, que tal conferir também este webinar com a AMPRO: https://goo.gl/MmqjwU? 🙂

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Robson Alves Bezerra Junior 1 agosto, 2017 - 21:21

Boa noite Dudu Camargo me indicou essa agencia , para fazer meu cadastro

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Joyce Alves 27 julho, 2017 - 15:26

Olá,

Sou aluna do curdo de graduaçaõ em marketing e busco uma oportunidade de estágio.

Desde já agradeço a oportunidade.

Att, Joyce Alves.

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