5 Lições Fundamentais de Merchandising Estratégico

escrito por Rodrigo Lamin 3 fevereiro, 2016
5 Lições Fundamentais de Merchandising Estratégico

INTRODUÇÃO

Muitos profissionais confundem os conceitos de merchandising e trade marketing. Poderiamos muito bem elaborar esse material por meio de conceitos, mas pensei em algo melhor: resumir os ensinamentos do professor Rubens Sant’Anna para que você entenda um pouco de trade marketing, merchandising e a importância da boa execução de merchandising para o efetivo resultado das ações de trade marketing.

Para começar, esperamos que você já tenha tido a oportunidade de assistir a alguma apresentação de Rubens Sant’Anna. Principalmente, se do outro lado dessa tela estiver um gestor de trade marketing.

O professor da ESPM-Sul possui mais de 10 anos de experiência em projetos de Trade Marketing, sendo responsável pela implantação de projetos em empresas como São Paulo Alpargatas, Ambev, Vonpar, Asics, Grendene e Johnson&Johnson. Seu livro, “Planejamento de Trade Marketing - O domínio do canal de venda”, é uma das poucas biografias escritas na última década focada nas estratégias de Trade Marketing.

OS HÁBITOS MUDARAM. E VOCÊ?

A sociedade e a economia mudaram profundamente nas últimas décadas. Essas mudanças foram balizadoras de muitos modelos econômicos. Isso revolucionou a forma de comprar e vender, principalmente na relação Indústria, Varejo e Shopper.

Rubens explica que a dança das cadeiras no nível de importância desses três envolvidos foi que promoveu a mudança do poder. No princípio, a Indústria detinha o poder. Isso se dava pelo pouco poder dos varejistas e a escassez de marcas, e o consumidor que, por sua vez, não tinha muitas opções para comprar. Posteriormente, graças ao mix variado e o enrique-cimento das cadeias de varejo, somada ao baixo poder de compra dos consumidores, o Varejo torna-se o detentor da liderança na cadeia de consumo.

54 Comentários
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54 Comentários

Raquel Garcia de Oliveira
Raquel Garcia de Oliveira 19 julho, 2018 - 10:47

Olá bom dia
Gostaria de receber o material por e-mail.
Desde já obrigada
Raquel

Resposta
Jana Meneghel
Jana Meneghel 20 julho, 2018 - 12:37

Oi, Raquel! Acabei de enviar o eBook para o seu e-mail. Faça bom proveito!

Resposta
LUCIANA CRUZ DIAS 21 junho, 2018 - 08:43

Oii, tudo bem?

Gostaria de receber o material, podem me enviar?

Resposta
Jana Meneghel
Jana Meneghel 21 junho, 2018 - 17:10

Oi, Luciana! Obrigada pelo interesse. Acabei de enviar o eBook por e-mail para você. Espero que seja útil para o seu propósito!

Resposta
João Ricardo Da Silva
João Ricardo Da Silva 18 junho, 2018 - 10:28

Bom dia.

como faço para realizar o download do ebook?

Resposta
Jana Meneghel
Jana Meneghel 19 junho, 2018 - 10:58

Oi, João. Tudo bem com você? Acabei de enviar o eBook para o seu e-mail. Obrigada pelo interesse!

Resposta
Adalberto Calonego
Adalberto Calonego 9 junho, 2018 - 08:17

Bom dia, também gostaria de receber o material por e-mail. Obrigado.

Resposta
Jana Meneghel
Jana Meneghel 11 junho, 2018 - 13:57

Oi, Adalberto. Acabei de enviar o material por e-mail. Faça bom proveito!

Resposta
Alysson Guimarães
Alysson Guimarães 28 maio, 2018 - 19:36

Olá. Gostaria de receber o material por e-mail.

Resposta
Jana Meneghel
Jana Meneghel 1 junho, 2018 - 10:54

Oi, Alysson. Acabamos de enviar o eBook para o seu e-mail!

Resposta
Ricardo Costa
Ricardo Costa 28 maio, 2018 - 13:59

ola, muito interessante, pode me enviar sff?

Resposta
Jana Meneghel
Jana Meneghel 1 junho, 2018 - 10:52

Oi, Ricardo! Enviamos o material para o seu e-mail. Faça bom proveito!

Resposta
Glauco Lage Silva
Glauco Lage Silva 5 maio, 2018 - 17:40

Olá! Gostaria de receber o material completo. Como posso?

Resposta
Jana Meneghel
Jana Meneghel 7 maio, 2018 - 11:34

Oi Glauco, vamos enviar o ebook para o seu e-mail!

Resposta
Everton Carvalho
Everton Carvalho 2 maio, 2018 - 15:37

Gostaria de receber o material por email.
Desde já , muito obrigado.

Resposta
Jana Meneghel
Jana Meneghel 7 maio, 2018 - 11:39

Oi, Everton! Tudo bem? Vamos encaminhar o ebook para o seu e-mail 😉

Resposta
Vinicius Boareto
Vinicius Boareto 21 abril, 2018 - 08:30

Hey! Como faço para receber o e-book?

Resposta
Jana Meneghel
Jana Meneghel 23 abril, 2018 - 15:07

Oi Vinicius! Ainda não temos uma versão para download, mas podemos te enviar esse material por e-mail. Já vamos providenciar esse envio.

Resposta
Davison Cabral 2 abril, 2018 - 09:22

Bom dia!

Gostaria do envio do material também por e-mail.

Obrigado!

Resposta
Arielli Secco
Arielli Secco 3 abril, 2018 - 10:06

Olá, Davison. Tudo bem? Enviei o material para o seu e-mail cadastrado aqui no Clube. Abraço!

Resposta
Luciane Cruz Ricaldi
Luciane Cruz Ricaldi 27 março, 2018 - 23:14

Olá, muito interessante o material. Poderia enviar por PDF?

Resposta
Arielli Secco
Arielli Secco 3 abril, 2018 - 10:04

Olá, Luciane. Tudo bem? Enviei o material para o seu e-mail cadastrado aqui no Clube. Abraço!

Resposta
Jana Meneghel
Jana Meneghel 16 abril, 2018 - 17:20

Oi Luciane, tudo bem? Enviaremos o PDF para o seu Gmail 😉

Resposta
Nilda Lima
Nilda Lima 23 março, 2018 - 11:37

Olá.
Matéria excelente,você pode enviar por e-mail?
Desde já agradeço pela atenção.

Resposta
Arielli Secco
Arielli Secco 3 abril, 2018 - 09:50

Olá, Nilda! Tudo bem? Enviei o arquivo para o endereço de e-mail que você tem cadastrado no Clube. Abraço!

Resposta
Jana Meneghel
Jana Meneghel 16 abril, 2018 - 17:22

Oi Nilda, que bom que você gostou! Enviaremos esse material para o seu e-mail daqui a pouco.

Resposta
Elayne Cristina Pereira
Elayne Cristina Pereira 5 fevereiro, 2018 - 10:18

Ótimo material! Podem enviar PDF via e-mail? Agradecida!

Resposta
Arielli Secco
Arielli Secco 12 fevereiro, 2018 - 13:30

Olá, Elayne! Tudo bem? Fico feliz em saber que gostou do nosso material. Encaminhei o PDF para o seu e-mail cadastrado aqui no portal. Abraço!

Resposta
Fabiana 3 fevereiro, 2018 - 09:10

Olá gostaria de receber o PDF do material, ainda é possível? Grata,

Resposta
Arielli Secco
Arielli Secco 12 fevereiro, 2018 - 13:26

Oi, Fabiana! Como vai? Enviei o PDF deste eBook para o seu e-mail. Obrigada pelo interesse e conte com a nossa equipe de precisar de mais alguma coisa. Abraço!

Resposta
Messias Cavalcante
Messias Cavalcante 26 janeiro, 2018 - 10:25

Olá gostaria de uma cópia do material em PDF

Resposta
Arielli Secco
Arielli Secco 31 janeiro, 2018 - 17:20

Olá, Messias! Tudo bem? Enviamos o material para o seu e-mail. Se precisar de mais alguma coisa, estamos à disposição! Abraço!

Resposta
Luan Emilio
Luan Emilio 22 janeiro, 2018 - 14:04

Material excelente, poderiam me disponibilizar em PDF?

Resposta
Arielli Secco
Arielli Secco 23 janeiro, 2018 - 09:51

Nossa equipe agradece, Luan! Que bom que gostou do conteúdo. Já enviei o PDF a você por e-mail, ok? Abraço!

Resposta
Francileuda Queiroz
Francileuda Queiroz 1 dezembro, 2017 - 10:45

QUERIA MUITO ESSE MATERIAL EM PDF.

Resposta
Arielli Secco
Arielli Secco 4 dezembro, 2017 - 10:09

Olá, Francileuda! Obrigada pelo interesse em nossos conteúdos. Enviei o arquivo em pdf para o seu e-mail cadastrado no Clube, ok? 🙂

Resposta
Rosivaldo Costa
Rosivaldo Costa 19 novembro, 2017 - 10:36

Olá pessoal! Achei o material muito rico de informações e com certeza poderá ajudar no trabalho a ser desenvolvido no PDV. Pois se não tivermos uma estratégia bem feita no PDV, ainda mais com essa informação de que 11% das decisões de compras podem mudar. Trabalho na área de merchandising há 20 anos e o desafio é o de sempre surpreender o shopper durante o momento em que o mesmo esteja no PDV. Valeu pelas informações e irei continuar acompanhando o material de vcs.

Resposta
Arielli Secco
Arielli Secco 20 novembro, 2017 - 08:34

Obrigada pelo feedback e pelo interesse em nossos materiais, Rosivaldo! Saber que o nosso conteúdo está cumprindo a missão de ajudar profissionais do mercado é uma grande satisfação para toda a equipe do Clube do Trade. Conte conosco em caso de dúvidas ou sugestões!

Resposta
Ednilton Araujo
Ednilton Araujo 18 outubro, 2017 - 11:56

Material excelente. Temo como salvar em pdf?

Resposta
Arielli Secco
Arielli Secco 20 novembro, 2017 - 08:31

Olá, Ednilton! Encaminhei o arquivo por e-mail para você, ok?

Resposta
Ricardo Alves
Ricardo Alves 13 outubro, 2017 - 14:34

Olá Arielli boa tarde
estpou abrindo uma agencia e estou estudando seus books esta me ajudando e muitpo agradeço pelo materiais como planilhas etc estão me ajudando tambem gostaria de saber como as agencias cobras suas taxas como esta la na planilha qual seria esse valor da taxa da agência ?

Resposta
Arielli Secco
Arielli Secco 20 novembro, 2017 - 08:27

Oi, Ricardo! Tudo bem? Peço desculpas pela demora para te responder. A planilha tem como referência um material disponibilizado pela Associação de Marketing Promocional (AMPRO). Infelizmente não sei especificar como isso é calculado e qual é a taxa das agências. Isso varia de acordo com cada caso. Mas, se quiser se aprofundar nisso, recomendo o contato da AMPRO para que obtenha uma informação mais precisa. 🙂

Resposta
Sandra Pimentel
Sandra Pimentel 4 outubro, 2017 - 13:28

Olá, obrigada pelo material. Mas eu questiono e muito essa informação do material de vocês: ” Entre 66 e 70%, esse é o montante de shoppers que decidem no ponto de venda o que levarão para casa (USA and Delloite, USA, 2006).”
Esse momento foi há 11 anos – pensando em tudo o que mudou até hoje: : mood de compra, habito de compra, conveniência, mobile, e-commerce, etc.. não imagino que esse indice tenha permanecido. Concordam com o ponto?

Resposta
Arielli Secco
Arielli Secco 11 outubro, 2017 - 11:12

Olá, Sandra! Tudo bem? Concordo com o seu questionamento. Este foi um dos primeiros eBooks do Clube do Trade, lançado em fevereiro de 2016. É um dado antigo, mas que muitos ainda utilizam até hoje. Também me arrisco a dizer que esse índice não deve ser o mesmo atualmente, mas ainda não encontramos uma informação correspondente e confiável que possa afirmar o que mudou de lá para cá. Apesar disso, tem um dado bem interessante que o Leonardo Zuppiroli, retail marketing manager da PlayStation, trouxe para uma das edições do TradeCast. Ele afirmou que 11% das decisões de compra dos consumidores mudam no ponto de venda, no momento da compra. Acredito que seja bem compatível com a realidade, visto que os consumidores vão ao PDV munidos de informações e de comparativos sobre o produto que pretendem adquirir; esses 11% só dependem de uma execução bem feita para garantir a conversão do shopper na hora de comprar. O que você acha? Concorda?

Resposta
Susana de Campos Apolônio 25 setembro, 2017 - 15:35

Olá, gostei do assunto, pois tem à ver com o mercado em que atualmente invisto. Conhecimento me é bastante interessante e aprendizado fortalecedor.

Resposta
Arielli Secco
Arielli Secco 11 outubro, 2017 - 11:12

Obrigada, Susana! Espero que os outros conteúdos do Clube também possam te ajudar profissionalmente. Se tiver alguma dúvida ou sugestão, conte comigo! 🙂

Resposta
Jaqueline Amorim 3 agosto, 2017 - 19:23

Ótimo vou testar

Resposta
Adaelson Antonio da Silva 31 julho, 2017 - 21:37

Muito bom, sem dúvidas vai me ajudar bastante

Resposta
Arielli Secco
Arielli Secco 11 outubro, 2017 - 11:13

Fico feliz, Adaelson! Conte comigo se tiver alguma dúvida e espero que continue aproveitando os nossos conteúdos.

Resposta
lindoval gomes da silva 27 julho, 2017 - 07:57

material muito importante

Resposta
Arielli Secco
Arielli Secco 11 outubro, 2017 - 11:15

Obrigada, Lindoval! Espero que continue aproveitando os conteúdos do Clube. 🙂

Resposta
lindoval gomes da silva 27 julho, 2017 - 07:56

ótimo assunto

Resposta
Daniela Dias 21 julho, 2017 - 23:36

Estou iniciando uma empresa, e gostaria muito de um suporte.

Resposta
Arielli Secco
Arielli Secco 11 outubro, 2017 - 11:01

Olá, Daniela. Tudo bem? Qual é o ramo de atuação da sua empresa? Se preferir, podemos conversar por e-mail.

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