Estratégia no PDV: enfrentando a crise do coronavírus com o Involves Stage

Estratégia no PDV: enfrentando a crise do coronavírus com o Involves Stage

Sua estratégia no PDV sem dúvidas passou por mudanças drásticas devido à crise do coronavírus. As medidas preventivas impostas pelo governo, atuando em sintonia com um shopper que passou a colocar a saúde em primeiro lugar, forçaram uma guinada brusca no planejamento das empresas.

De repente, o imprevisível quebrou paradigmas e exigiu que o comportamento das marcas nos pontos de vendas fosse drasticamente transformado. Loja perfeita, hoje, é loja sem ruptura.

A modalidade é de sobrevivência – tanto para a população em geral quanto para quem depende de um varejo atuando com restrições.

Este conteúdo foi pensado especialmente para você, que faz parte do seleto grupo produtor de bens considerados essenciais em tempos de Covid-19.

Sintomas podem incluir:

  • Redução do tempo em loja
  • Dificuldade no abastecimento
  • Comunicação truncada
  • Falhas na integração de estoque
  • Retração na equipe de campo
  • Cegueira total ou parcial sobre dados de sell-out, ruptura e concorrentes

Se a sua marca deu um boom nas vendas, mas a estratégia no PDV parece não funcionar, este conteúdo é para você.

É para você, que usa o Involves Stage na sua operação de trade marketing e busca alternativas inteligentes para amenizar as dores causadas por este novo cenário. Que quer continuar vendendo, é claro, mas ao mesmo tempo oferecer uma boa experiência aos shoppers e consumidores.

Vem. A Involves vai te ajudar.

 

ESTRATÉGIA NO PDV: O QUE É IMPORTANTE AGORA?

Observe, abaixo, os seis limiares do comportamento de consumo propostos pela Nielsen em tempos de distanciamento social e Covid-19:

Esta é uma versão abreviada das alterações típicas no comportamento do consumidor observadas globalmente durante a pandemia do coronavírus. Parece estar de acordo com o que temos observado por aqui, concorda?

Outra grande descoberta durante a crise do coronavírus é que existem categorias que fazem parte de uma espécie de hall da fama. São aquelas que incluem produtos essenciais, capazes de atender as necessidades básicas de saúde e alimentação de um shopper que precisa ficar em casa.

Entre os dias 16 e 22 de março, por exemplo, as vendas totais do varejo registraram alta de 23,3% em comparação à semana anterior.

O bom desempenho foi liderado pelas seguintes cestas:

  • Commodities +66,1%
  • Limpeza +43,1%
  • Mercearia +34,5%

As variações nas vendas de feijão e arroz, por exemplo, superaram 100% e 93%, respectivamente. Considerando a cesta de limpeza e higiene, o sell-out de luvas, alcoóis e desinfetantes aumentou mais que 121%, 96% e 80%, nesta ordem.

Portanto, se a sua marca responde por itens de limpeza, higiene e beleza, alimentos, bebidas, cigarros e commodities, não restam dúvidas de que a reposição de produtos tem sido um desafio de tanto.

Respondendo à pergunta deste tópico: o importante agora é fazer com que o shopper encontre o que procura.

Neste momento, a disponibilidade de produtos em gôndola é tarefa mais importante na sua estratégia de PDV.

Como pontua Gerardo Sánchez Basurto, National Shopper Marketing da Ferrero México, no webinar do Involves Club en español:

É um momento muito sensível para toda a população. Se conseguimos oferecer uma boa experiência ao shopper, teremos uma lealdade muito mais forte devido à sensibilidade de tudo o que está acontecendo. Ao contrário, será mais difícil recuperá-lo.

A próxima etapa revela como o Involves Stage pode te ajudar com essa missão.

 

COMO O INVOLVES STAGE CONTRIBUI COM A SUA ESTRATÉGIA NO PDV

Para quem conta com uma tecnologia especializada no PDV, o grande momento Eureka! é entender qual é a maneira mais inteligente para utilizar o software como aliado

Mais importante: utilizar o software a favor da marca não apenas nos dias “normais”, mas principalmente durante uma gestão de crise.

O Involves Stage, em sintonia com toda a equipe responsável por ele, está preparado para atender as necessidades de clientes que estão crescendo com a crise do Covid-19.

Pois bem. Se o foco no momento atual é preparar a operação para lidar com um cenário muito diferente do normal, temos alguns insights sobre como você pode se beneficiar dos nossos serviços.

Tenha em mente algumas prioridades:

  • Preparar a operação para enfrentar um cenário atípico
  • Ter visibilidade sobre o que acontece nos PDVs
  • Usar funcionalidades-chave a seu favor

Aqui vão algumas sugestões sobre como o software da Involves pode resolver ou minimizar suas principais dores, mesmo em meio a tantas incertezas:

 

#1 Tempo permitido em loja não é suficiente

 

Formulário Web - Involves Stage

Quando existe restrição para a atuação da equipe de promotores em loja, é essencial adaptar a estratégia no PDV para dar conta das principais tarefas em pouquíssimo tempo. Desapegue de algumas exigências que não fazem sentido para o cenário atual.

Foque em pesquisas objetivas. Basicamente: acompanhamento de presença, estoque e alertas. Se seus promotores forem muito ágeis, monitorar precificação pode ser uma carta na manga interessante.

 

#2 Abastecimento está comprometido

 

Roteiro Web - Involves Stage

É hora de priorizar os PDVs mais estratégicos. Para isso, utilize a funcionalidade de roteirização e veja como é possível ajustar os roteiros de visitas de seus promotores.

E, se o foco está em abastecimento de gôndolas e preenchimento de estoque, otimize o tempo em loja. Não perca tempo exigindo o preenchimento de formulários que não sejam estratégicos para este momento.

 

#3 A comunicação não é efetiva

 

Chat Web - Involves Stage

Com parte do time em regime de home office e outra parte com atuação direta no varejo, transparência na comunicação nunca foi tão importante para sua estratégia no PDV.

Com o chat do Involves Stage você tem contato em tempo real com a equipe, seja individualmente ou em grupo.

Essa é uma feature que facilita a troca de informações com toda a regional – sem a necessidade de criação de grupos, uma vez que os contatos já estão todos cadastrados no sistema.

 

#4 Time de campo está reduzido

 

Roteiro Web 2 - Involves Stage

Talvez você esteja contando com equipes reduzidas, o que significa que a produtividade se tornou ponto-chave para realizar um bom trabalho no PDV.

Em um momento de priorização de lojas para visitar e abastecer, é importante ter agilidade e facilidade para administrar o roteiro da equipe, incluindo ou remanejando pontos de venda, além de saber se os horários sugeridos estão sendo seguidos.

 

#5 Não tenho dados de execução

 

Formulário Web - Involves Stage

A falta de visibilidade sobre o que acontece no PDV pode sugerir uma revisão de formulários.

Mais do que nunca, saber o que acontece em cada loja é importantíssimo para ter um panorama geral sobre vendas e execução. Use e abuse dos formulários do Involves Stage.

Pergunte-se o que é mais importante monitorar agora (dica: ruptura, preço, estoque) e revise os formulários cadastrados. Lembre-se que, em meio a tantas restrições, menos é mais. 

 

#6 Não existe um processo

 

Biblioteca Web - Involves Stage

Estabeleça o Involves Stage como canal oficial para comunicar a equipe e compartilhar materiais importantes.

Na biblioteca do app de trade marketing, todos os materiais de apoio podem ser enviados uma única vez – incluindo comunicados gerais sobre higienização, informações sobre a distribuição de EPIs e novas diretrizes de atuação nas lojas físicas, por exemplo.

Uma vez sincronizada, toda a equipe pode acessar a funcionalidade sempre que precisar, de onde estiver. Uma segurança a mais também em materiais estratégicos.

 

#7 Não tenho certeza sobre minhas tomadas de decisão 

 

Alertas Web - Involves Stage

Atuar com rapidez na solução de problemas é sinônimo de diferencial competitivo em qualquer situação. 

Com alertas em tempo real, é possível monitorar a falta de produtos e volume de estoque, se o preço do produto aumentou ou diminuiu acima do esperado. Ou ainda, se sua equipe tem acesso aos equipamentos de EPI necessários para trabalhar.

Quais dessas funcionalidades você tem usado para combater os impactos do Covid-19 na sua operação de trade marketing? Este é o momento para criar estratégias de PDV inteligentes!

Para não esquecer, são estas as funcionalidades do Involves Stage que podem fazer mais sentido para quem está crescendo com a crise:

  • Formulários
  • Roteiros
  • Chat
  • Biblioteca
  • Alertas

Por aqui, nossa missão é conectar pessoas, criatividade e tecnologia para potencializar os resultados de todos os envolvidos na execução do trade marketing.

Nossas ações são apenas o início de uma parceria por meio da qual buscamos ampliar nossas redes de colaboração para manter a economia circulando com a prevenção e os cuidados necessários.

Mas, acima de tudo, queremos ouvir você!

Como podemos te ajudar neste momento? Aguardamos suas respostas aqui nos comentários ou, se preferir, diretamente pelo nosso formulário de contato.

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