ENACAB e Brazil Promotion no roteiro das Viagens do Clube do trade

escrito por Última atualização: 11 novembro, 2019
ENACAB e Brazil Promotion no roteiro das Viagens do Clube do trade

O Clube passou as duas últimas semanas viajando para visitar eventos em São Paulo. Percorremos a Brazil Promotion, reconhecida como a maior feira de marketing promocional da América Latina, e o Encontro Nacional da Cadeia de Abastecimento (ENACAB), que neste ano foi realizado em São Paulo.

Nossa missão agora é fazer com que você se sinta como alguém que também visitou as feiras. Trouxemos muitas novidades e informações na bagagem e vamos compartilhar tudo no blog durante as próximas semanas.

Foram oportunidades imperdíveis de discussões e reflexão sobre setores importantes e exponenciais. Ao mesmo tempo, foram duas experiências totalmente diferentes.

O primeiro ampliou muito nossa visão sobre o significado do ponto de venda e as infinitas possibilidades que ele pode proporcionar para se conectar ao shopper. Luzes, tecnologias, o estado da arte das vendas e a integração entre o físico e o virtual são as palavras que melhor resumem o que encontramos por lá.

O segundo foi um mergulho em informação e dados sobre o contexto socioeconômico do Brasil. Afinal, não temos como ignorar um ponto tão importante quando falamos sobre um grupo - no caso, atacadistas e distribuidores - responsável por 4% do PIB, de acordo com informações da Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados.

BRAZIL PROMOTION

Foram três dias de feira com um tema que deixa qualquer pessoa encantada: sonhos. Já na entrada do evento, o cenário convidava as pessoas para o universo imaginário. A “porta” completamente branca com bolas gigantes forçava a passagem do visitante para outro setor multicolorido: um local com corações e cores facilitava a viagem em um espaço de experimentação.

Na segunda passagem, entrávamos em uma piscina e, ao olhar para cima, o teto virava um espelho d'água. A sonorização fazia com que “mergulhássemos” em mais uma parte deste mundo de experiências.

Enfim entrávamos, já no espírito proposto anteriormente, na proposta de imersão e aberto para receber as novidades do entretenimento e conexão com os visitantes (que no caso, éramos nós).

A palavra de ordem no evento era experiência. Tanto no seminário de tendências, quanto no ambiente de troca de conhecimento oferecido pela POPAI, as palestras abordavam como transformar marcas e as formas de consumo das pessoas.

Neste âmbito já não se discutia apenas produtos, mas branding e as experiências de compra oferecidas.

Nas palestras e seminários, o que sentimos foi a possibilidade de fazer negócios com conversa franca, sem preocupações com hierarquias e jargões. A realidade é que nas palestras, o que aconteceu foi a oportunidade de enxergar como novas ferramentas poderiam ajudar os negócios.

A moeda de troca entre os participantes, além do cartão de visita, é a informação. É com ela e com viés de educação de mercado que o público enxergava novas possibilidades de trabalho e melhora nas operações.

ENACAB

Uma das palavras que mais ouvimos durante o evento foi “crise”. Não é nenhuma novidade para quem vive em um país que passou por três anos de retração. E não podemos negar que eventos como esse são uma ótima oportunidade para identificarmos problemas, soluções e desafios.

A queda dos índices de confiança da indústria e do consumidor resultou em 12 milhões de desempregados no Brasil com a má situação da economia. O efeito dominó é notável: o desemprego é reflexo dos freios na produção da indústria, que interfere na demanda do canal distribuidor.

Com menor poder aquisitivo, as vendas entram em queda. O canal distribuidor-atacadista acaba tendo que “puxar o freio de mão” dos dois lados: menos mercadorias para entregar no ponto de venda e mais produtos sem saída.

Mais do que nunca, esse é o cenário em que o trade se faz necessário. E ficamos extremamente satisfeitos ao notar que o mercado está se articulando para isso. O ex-presidente da ABAD, José do Egito (a troca da diretoria ocorreu no fechamento do evento), reforçou essa abertura em entrevista para o Clube.

TRADECAST #12

com ABAD

A importância do trade marketing para o canal indireto