Trade Insight: A maior pesquisa de Trade Marketing

escrito por Arielli Secco Última atualização: 30 janeiro, 2020
Trade Insight: A maior pesquisa de Trade Marketing

De maio a junho de 2017, o então Clube do Trade (hoje, Involves Club) se dedicou a realizar a pesquisa Trade Insight, um mapeamento do trade marketing no Brasil. O projeto tem o intuito de entender como as empresas atuam para empregar o conceito na prática.  

Até hoje, muito se fala que o trade marketing ainda é uma área que encontra dificuldades de posicionamento e execução no mercado. Especialistas têm opiniões divergentes sobre seu surgimento, tanto no mundo quanto em nosso país. Há quem diga que, nos Estados Unidos e na Europa, o setor tenha sido estruturado pela primeira vez nas empresas a partir da década de 80. No Brasil, teria iniciado na década de 90.

Em quase 30 anos, o que mudou?

Afirmarmos que ainda falta maturidade para o trade marketing é algo empírico, que todos comentam entre os corredores. Mas, na prática, o que acontece? Por que esse é um discurso comum? A área ainda precisa evoluir?

Foi o que descobrimos com a primeira edição da Trade Insight, a pesquisa de trade marketing do Involves Club.

A MAIOR PESQUISA DE TRADE MARKETING DO BRASIL

Com 470 respostas de todas as regiões do país - algumas com maior expressividade, outras com menos -, foi possível entender alguns aspectos do contexto atual do setor. Vale destacar que a região Sudeste foi a mais participativa. Das empresas que responderam a pesquisa, 64% são de São Paulo, Minas Gerais ou Rio de Janeiro. Com 23% das respostas, o Sul ficou em segundo lugar. Norte, Nordeste e Centro-Oeste somaram 11%. 

Entre os ramos de atuação, a maior parcela de participantes foi da indústria, correspondente a 36% das respostas. As agências ficaram em segundo lugar, com 24%, varejistas com 20% e distribuidores e atacadistas com 10%.

Preparamos um infográfico com o resumo das informações do perfil profissional do setor.

pesquisa trade insight

Agora, confira os resultados completos no relatório exclusivo do Involves Club! Você vai descobrir quais são os desafios do trade marketing além da ruptura. 

As análises são também uma oportunidade de entender as particularidades de cada segmento do mercado. Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, Bazar, Bebidas Alcoólicas e Não Alcoólicas, Perecíveis, Mercearias: qual é o estágio do trade marketing em cada uma dessas cestas? 

Compare os números à sua realidade. Depois, que tal deixar um comentário com a sua opinião sobre o material?

A MAIOR PESQUISA DE TRADE MARKETING

Deixe seu comentário