Como é a rotina ideal de um promotor de vendas?

escrito por Última atualização: 25 outubro, 2019
Como é a rotina ideal de um promotor de vendas?

Nossa equipe começou uma nova aventura que me deixou muito feliz. Feliz pois ver o Clube do Trade podendo cair na estrada é sinal de que estamos fazendo o trabalho certo e isso nos dá mais e mais vontade para continuar.

Além disso, tivemos um feedback na nossa primeira experiência visitando uma empresa. O “Clube Viaja” é um projeto que já começou, mas vai ser um processo de autoconhecimento.

Por isso, não teremos periodicidade. Primeiro vamos sentir até onde podemos seguir. Devagarinho vamos voar, tenho certeza!

POTÊNCIA EMPREENDEDORA

Muito bem, nossa primeira experiência foi na empresa Copa&Cia., que fica em Blumenau. A cidade tem a cultura germânica e é uma potência local.

Lá percebemos a valorização das tradições e do trabalho local. O que fortalece a economia e cria laços fortes de trabalho.

Tudo muito alinhado com o que falamos no blog sobre capacitação e representatividade da marca.

Um dos fundadores da empresa é um jovem com visão empreendedora e que percebeu no trade marketing uma possibilidade de crescer, desenvolver os setores e valorizar seu produto através das promotoras. Ele explica:

Quem está alinhada completamente com este pensamento do Neto é a gerente de trade marketing da Copa&Cia., Juliana Cardoso.

Ela também percebe no trade uma possibilidade real de trabalhar diretamente no sell out e enxerga na rotina de um promotor de vendas um valor que muitas empresas não percebem. E esta é a cereja do bolo. Veja só:

A ROTINA DOS PROMOTORES DE VENDAS 

As promotoras já notaram que, sem elas, a marca não têm representatividade. A empresa confia na força de trabalho delas e aprendeu a delegar.

Com isso, elas se sentem responsáveis pelo produto. Repare que bacana o depoimento de duas colaboradoras da equipe. Elas falam com paixão do trabalho:

Durante conversa com as promotoras sobre a rotina de um promotor de vendas, elas contaram um pouquinho sobre ações que elas perceberam e executaram no PDV, sem a necessidade de intervenção da gestora direta.

Repare que cada história é, além de um exemplo ótimo de como melhorar a exibição do produto, um incentivo para elas e para as colegas de trabalho!

Viu? A proatividade e vontade de valorizar a marca é o que faz com que elas vislumbrem melhores espaços e mais formas de apresentar o produto no PDV.

Este trabalho de olho no olho é o que precisa ser feito na rotina de um promotor de vendas.

É como sempre costumo falar com meus clientes (e o que também ouvimos na Copa&Cia.): os promotores, com sua rotina, são os olhos dos gestores no ponto de venda.

Para finalizar o assunto sobre a rotina de um promotor de vendas, compartilho com vocês uma aula de trade marketing e pensamento global no Ponto de Venda.

É a experiência da promotora Gisely Flávia, que exemplifica sua percepção de compra por impulso:


eBook Merchandising

[eBook] 5 Lições de Merchandising Estratégico

Entenda a importância de uma boa execução de merchandising

Deixe seu comentário