Involves Club
  • Home
  • Impactos da Covid-19 no Varejo
  • Especiais
    • O que é PDV?

  • Blog
    • Como clientes Involves aumentam o sell-out com tecnologia:…

      PANDEMIA NO VAREJO: COMO O INVOLVES STAGE TORNOU-SE…

      Lições da pandemia para 2021: a transformação no…

      Qualidade de dados no Trade: como a Quatá…

      5 benefícios da inteligência artificial no varejo

      Coleta de dados e informações: por que é…

      Estratégia Omnichannel: 5 motivos para ter uma

  • Materiais Educativos
    • All AEx eBook Ferramentas TradeCast TradeDrops

      Calendário Promocional 2021: faça o download e comece…

      Reconhecimento por Imagem na prática: o case de…

      Definir sortimento de produtos: como ter sucesso no…

      Estratégias para a nova realidade do varejo

      Calendário promocional de trade marketing: baixe a versão…

      [Ebook] As melhores estratégias para o gerenciamento por…

      AEx 2018 – Palestra Fabio Ribeiro [Panasonic]

      Como o Magazine Luiza tornou-se o maior brandchannel…

      AEx 2018 – Palestra Felipe Mendes [GfK]

      AEx 2018 – Palestra Thiago Cunha [McDonald’s]

      AEx 2018 – Palestra Annette de Castro [Mallory]

      AEX 2017 – PALESTRA MARCUS DE JESUS [M….

      Definir sortimento de produtos: como ter sucesso no…

      [Ebook] As melhores estratégias para o gerenciamento por…

      [Ebook] Efeitos do coronavírus no varejo – Pesquisa…

      [ebook] Loja Perfeita: missão do trade marketing

      Revista Involves

      O glossário completo do trade marketing

      Calendário Promocional 2021: faça o download e comece…

      Calendário promocional de trade marketing: baixe a versão…

      Infográfico: como medir o resultado do trade marketing?

      Calendário promocional 2020: faça seu planejamento

      Ponto extra no PDV: o que é e…

      Tudo para uma boa execução de planograma

      Reconhecimento por Imagem na prática: o case de…

      Estratégias para a nova realidade do varejo

      Dicas de PDV: como se destacar com merchandising…

      Covid-19 no Varejo: como minimizar impactos no PDV?

      Quais as vantagens do reconhecimento de imagens no…

      Benefícios do BI no trade marketing

      TradeDrops #22 – Quais são os 4 principais…

      TradeDrops #21 – Como definir o público-alvo de…

      TradeDrops #20 – Aplicativo de Trade Marketing

      TradeDrops #19 – Como definir o Mix de…

      TradeDrops #18 – Custos de uma operação de…

      TradeDrops #17 – Trade Marketing para Serviços

  • Sobre
  • Faça Parte
  • Login

Involves Club

  • Home
  • Impactos da Covid-19 no Varejo
  • Especiais
    • O que é PDV?

  • Blog
    • Como clientes Involves aumentam o sell-out com tecnologia:…

      PANDEMIA NO VAREJO: COMO O INVOLVES STAGE TORNOU-SE…

      Lições da pandemia para 2021: a transformação no…

      Qualidade de dados no Trade: como a Quatá…

      5 benefícios da inteligência artificial no varejo

      Coleta de dados e informações: por que é…

      Estratégia Omnichannel: 5 motivos para ter uma

  • Materiais Educativos
    • All AEx eBook Ferramentas TradeCast TradeDrops

      Calendário Promocional 2021: faça o download e comece…

      Reconhecimento por Imagem na prática: o case de…

      Definir sortimento de produtos: como ter sucesso no…

      Estratégias para a nova realidade do varejo

      Calendário promocional de trade marketing: baixe a versão…

      [Ebook] As melhores estratégias para o gerenciamento por…

      AEx 2018 – Palestra Fabio Ribeiro [Panasonic]

      Como o Magazine Luiza tornou-se o maior brandchannel…

      AEx 2018 – Palestra Felipe Mendes [GfK]

      AEx 2018 – Palestra Thiago Cunha [McDonald’s]

      AEx 2018 – Palestra Annette de Castro [Mallory]

      AEX 2017 – PALESTRA MARCUS DE JESUS [M….

      Definir sortimento de produtos: como ter sucesso no…

      [Ebook] As melhores estratégias para o gerenciamento por…

      [Ebook] Efeitos do coronavírus no varejo – Pesquisa…

      [ebook] Loja Perfeita: missão do trade marketing

      Revista Involves

      O glossário completo do trade marketing

      Calendário Promocional 2021: faça o download e comece…

      Calendário promocional de trade marketing: baixe a versão…

      Infográfico: como medir o resultado do trade marketing?

      Calendário promocional 2020: faça seu planejamento

      Ponto extra no PDV: o que é e…

      Tudo para uma boa execução de planograma

      Reconhecimento por Imagem na prática: o case de…

      Estratégias para a nova realidade do varejo

      Dicas de PDV: como se destacar com merchandising…

      Covid-19 no Varejo: como minimizar impactos no PDV?

      Quais as vantagens do reconhecimento de imagens no…

      Benefícios do BI no trade marketing

      TradeDrops #22 – Quais são os 4 principais…

      TradeDrops #21 – Como definir o público-alvo de…

      TradeDrops #20 – Aplicativo de Trade Marketing

      TradeDrops #19 – Como definir o Mix de…

      TradeDrops #18 – Custos de uma operação de…

      TradeDrops #17 – Trade Marketing para Serviços

  • Sobre
  • Faça Parte
  • Login
Blog

3 passos para o sucesso da roteirização de equipes de campo

escrito por Última atualização: 6 março, 2019
3 passos para o sucesso da roteirização de equipes de campo

O mundo ideal do coordenador de trade marketing é definir um roteiro para a equipe e receber os relatórios completos, legíveis e com todos os dados necessários para análise e planejamento. Mas a realidade é bem mais complicada para quem lida com a roteirização de equipes de campo.

Neste post vou tentar ajudar a encontrar saídas para quem ainda precisa fazer os sistema de logística manualmente e também vou tentar ajudar você a perceber a necessidade (e viabilidade) de adquirir uma ferramenta que faça isso.

Eu poderia ser simplista sugerindo o uso de softwares para coletar dados e fazer relatórios. Mas este não é o mundo ideal que comentamos no início do texto e a questão de orçamento é latente no mundo empresarial. Nem sempre a diretoria está disposta a investir para automatizar os processos. Se esse é o seu caso, mãos à obra!

1. PLANEJAMENTO REAL X ROTA REALIZADA

O roteirizador vai muito além de escolher os Pontos de Venda que serão visitados pelo promotor. Imagino que isso você já saiba. Minha dica para que esse processo funcione é: conte com os imprevistos.

Visitar PDVs significa que os promotores vão percorrer trajetos com trânsito, parar para abastecer, reorganizar os produtos, verificar o estoque. Elabore uma estratégia de visitas ideal, converse com os promotores e compare com o que já tem sido feito.

Esse material de comparação serve para “aparar as arestas” e alinhar o seu planejamento com as rotas já feitas.

roteirização de equipes de campo

2. ROTEIRIZAÇÃO DE EQUIPES DE CAMPO E PLANEJAMENTO

Se você vai conversar com a equipe para estabelecer como será feita a rota, aproveite o momento para questionar o tempo médio de permanência em cada PDV. Feito isso, coloque no seu planejamento.

Lembre-se de revisar o contrato entre a sua empresa e a rede de lojas, para que seja respeitado o tempo pré-estipulado.

O consultor de sucesso Rafael Haviaras, que trabalha com clientes como Cecrisa, Editora Positivo e CVC, dá a dica: “Monte uma rota que economize deslocamento e evite trânsito. Defina os PDVs que merecem mais atenção e concilie a visita do promotor com carregamento de mercadorias para que ele possa repor”. 

Haviaras também destaca que o roteiro precisa estar de acordo com o horário de funcionamento das lojas: “Algumas lojas, por exemplo, não permitem reposição em horário de pico”. É preciso pensar nisso e, claro, colocar no planejamento!

3. CUSTOS

O uso do roteirizador na roteirização de equipes de campo é fundamental não só para guiar as equipes, mas também para mensurar custos. Neste processo você precisa levar em conta o sell out do ponto de venda e colocar na balança.

O promotor está se pagando naquela loja? Faz sentido o tempo de permanência no local e o custo (de hora de trabalho, gasolina, deslocamento) com o resultado final? Se sim, coloque no seu planejamento!

  • Neste artigo você pode ler um pouco mais sobre a roteirização de equipes de campo como ferramenta para gestão dos custos.

​

Agora, se o que você precisa são argumentos para conseguir investimento da empresa no seu setor, preste atenção.

Imagine a seguinte situação. Você faz o planejamento, explica para a equipe todo o processo e deixa claro que utilizar o roteirizador é importante não só para a empresa.

Mesmo com o auxílio do seu time, os dados coletados manualmente levam um tempo até serem compilados. Essas informações agora viram gráficos que devem ser analisados.

Esta análise vai delimitar quais os próximos passos na sua estratégia.

Se pudesse automatizar a roteirização na equipe de campo, quanto você poderia economizar, em média? No vídeo abaixo, o gerente comercial da Involves Tecnologia, Rafael Boiko, fala um pouco sobre como usar o planejamento a seu favor.

Quando você corrige o percurso e alinha a estratégia, a chance de erros é menor. Minha intenção com esse material é te ajudar na organização na hora de preparar um roteiro. Se você sentir a necessidade de se aprofundar no assunto, sugiro que leia este eBook:

ebook de Roteirização

[eBook] Roteirização 2.0

Entenda os benefícios de uma tecnologia para roteirização de equipes de campo.

QUERO ACESSAR O CONTEÚDO
AgênciaDistribuidorIndústriaServiçosVarejo
0 comentários
1
Facebook Twitter Google + Pinterest
Rodrigo Lamin

Deixe seu comentário Cancel Reply

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos?

Inscreva-se para receber por e-mail e em primeira mão conteúdos sobre Trade Marketing e Varejo.

eBooks

  • 1

    Guia de execução para o PDV: como alinhar estratégias e equipe de campo

    28 março, 2016
  • 2

    O guia definitivo do trade marketing

    11 junho, 2018
  • 3

    O glossário completo do trade marketing

    11 dezembro, 2018
  • 4

    Pesquisa Trade Insight: confira os resultados

    19 setembro, 2018

Ferramentas

  • 1

    Calendário Promocional 2021: faça o download e comece seu planejamento

    10 dezembro, 2020
  • 2

    Baixe agora: modelo de calendário promocional

    17 janeiro, 2019
  • 3

    A história do trade marketing no Brasil

    18 dezembro, 2018
  • 4

    Calendário promocional 2020: faça seu planejamento

    27 novembro, 2019
  • Você provavelmente já sabe o que é PDV
  • Os principais tipos de PDV
  • Por que o PDV é importante?
  • Definindo uma estratégia para cada PDV
  • Gestão de PDV: Dados + Tecnologia
  • Nossos últimos dois segundos
  • Facebook
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email
Footer Logo

© 2016 Uma iniciativa clube do trade marketing

Conteúdo exclusivo
para membros!
Já é membro? Clube do Trade Marketing Login
Novo no clube? Clube do Trade Cadastrar-se
Faça parte da maior comunidade
de Trade Marketing do Brasil

  • Clube do Trade MarketingAcesso gratuito
  • Clube do Trade Conteúdo exclusivo
  • Clube do Trade MarketingWebinares com especialistas do mercado
  • Clube do TradeEbooks completos sobre trade marketing
  • Trade MarketingMais de 8000 membros
Clube do Trade
Login
Entrar com Facebook
Entrar com Linkedin

Esqueceu sua senha?