2 anos de Clube: confira os melhores conteúdos de trade marketing

escrito por Arielli Secco Última atualização: 30 janeiro, 2019
2 anos de Clube: confira os melhores conteúdos de trade marketing

Preparado para uma retrospectiva do Clube do Trade? Foi em fevereiro de 2016 que tudo começou. Ainda não possuíamos todo o conhecimento que atualmente temos no ambiente digital conquistado com o esforço diário em produzir os melhores materiais, da forma mais prática possível para quem atua com o trade marketing.

Vale a pena retomar a história: o portal foi lançado pela Involves, uma empresa de tecnologia de Florianópolis, desenvolvedora do software de gestão de trade marketing, o Agile Promoter. O contato diário com gestores e equipes mostrou como a área era promissora e interessada em aprender cada vez mais. Então, por que não lançar um espaço digital que reunisse conteúdo e profissionais do mercado?

Foi assim que nasceu o Clube do Trade.

Aos poucos, identificamos quais são as dores e pesquisas mais frequentes dos profissionais dessa área. O objetivo é que cada publicação do Clube possa atender essa necessidade. Todo o conteúdo é pensado e produzido para ajudar você que nos lê.

Nestes dois anos, muita coisa mudou. Porém, o que se manteve constante foi a nossa incansável busca por produzir conteúdos acessíveis e de qualidade.

Pensando nisso, preparamos uma retrospectiva com alguns dos materiais mais acessados do portal.

1- O QUE É TRADE MARKETING?

Essa é a dúvida inicial, o significado de um conceito que abre um universo de possibilidades de aprendizado. Temos certeza de que, em algum momento da sua carreira profissional, você fez esse questionamento. Os nossos conteudistas também!

A partir disso, a equipe buscou o aperfeiçoamento e continua com estudo e pesquisas constantes a fim de descobrir melhores práticas e histórias profissionais.

Se você está lendo este post, provavelmente já se fez algumas perguntas do tipo: como começar uma área de trade marketing? Devo responder ao Comercial ou ao Marketing da empresa? É melhor internalizar ou terceirizar um setor de trade? Você vai terminar esta leitura sabendo todas as respostas, acesse o material completo aqui.

2- UMA HISTÓRIA SOBRE GOSTAR DE SER PROMOTOR DE VENDAS 

Nosso time de conteudistas está sempre pronto para ouvir histórias e apresentar com essas narrativas a paixão de quem trabalha com trade marketing.

Foi em um dia qualquer que encontramos o Marcos da Silva Rangel, um promotor de vendas da agência Dinâmica Merchandising, em um supermercado próximo à redação. Ele e dedica à profissão há 22 dos seus 43 anos de idade.

Uma conversa despretensiosa resultou em um dos posts com mais acesso e repercussão nas redes sociais do Clube do Trade. Depois de compartilharmos na página do Clube no Facebook, a publicação alcançou cerca de 60 mil pessoas, recebeu 137 comentários e contou com 454 compartilhamentos.

Descubra em detalhes o que motivou o sucesso dessa história e acesse aqui a publicação completa.

3- TRADE INSIGHT 2017: A MAIOR PESQUISA DE TRADE MARKETING DO BRASIL

O trade marketing conta com mais de 20 anos de existência no Brasil, mas é ainda muito carente de informação. Quais são as principais dores dos profissionais de trade? E os desafios? Em que segmentos de mercado o trade marketing é mais presente?

Pensando nisso, nosso time teve a ideia de contribuir com um melhor entendimento da maturidade da área e lançou a pesquisa Trade Insight. Realizada anualmente, objetivo é de investigar informações importantes sobre o setor.

Com um total de 470 participantes, tivemos descobertas interessantes e compartilhamos com os membros do Clube do Trade os resultados desse material exclusivo, comentados por especialistas como Tania Zahar Miné, Caio Camargo, Olegário Araújo, entre outros. Fique por dentro dos números da pesquisa Trade Insight.

4- GUIA DE EXECUÇÃO: COMO ALINHAR ESTRATÉGIAS E EQUIPE DE CAMPO

Não é à toa que o eBook sobre o tema guia de execução foi o mais acessado até hoje. Com cerca de 8 mil visualizações, o material trata de um dos assunto essencial para a execução do trade marketing.

Sem um guia de execução, é impossível repassar e manter o alinhamento da equipe com o planejamento do back office.

Além de um passo a passo sobre todas as informações que você precisa reunir em um bom guia de execução, o conteúdo oferece planilhas que ajudam a estruturar esse documento.

Com a Trade Insight, descobrimos que 27% das empresas participantes ainda não possuem um guia de execução estruturado. Você está entre elas ou precisa aprimorar o conteúdo do guia da sua equipe?

Acesse o material completo sobre Guia de Execução e faça o download das planilhas que irão organizar e alavancar o seu trade.

5- INTELIGÊNCIA COMERCIAL E TRADE MARKETING: COMO CONQUISTAR RESULTADOS EXCELENTES

O que falar sobre o TradeCast? Em dois anos, realizamos mais de 30 edições do webinar. Temos muito a agradecer a todos os profissionais convidados. Cada transmissão oferece 40 minutos riquíssimos em conversas que traduzem na prática conceitos e resultados alcançados com o trade marketing.

A cada convite, nossa missão é apresentar ao espectador o que há de mais atual no mercado.

A edição 32, em especial, traz temas que estão na ponta da língua de qualquer profissional de trade: gerenciamento por categorias e inteligência de mercado.

Assista ao TradeCast #32 e saiba o que Diego Cicconato, coordenador de inteligência de mercado da Pague Menos, ensinou nesta edição.

6-  AEx 2017: AS MULHERES E O TRADE MARKETING 

O Clube do Trade realiza a curadoria do AEx, a maior experiência em trade marketing do Brasil.

Dessa atribuição e de um dos resultados mais significativos da pesquisa Trade Insight (43% dos profissionais de trade participantes são mulheres e 57% são homens), surgiu a ideia de um painel marcante na edição de 2017.

O evento merecia um espaço para discutirmos exemplos e ouvirmos histórias sobre mulheres que atuam na área.

Este post conta como a ideia foi recebida pelo público e traz uma entrevista com a Elisangela Aciole dos Santos, uma empreendedora da área de trade marketing que não economizou energia e se destacou dentre o público do evento para dar o seu depoimento sobre suas experiências profissionais durante o painel.

7- COMO REDUZIR O TURNOVER EM EQUIPES TERCEIRIZADAS

O TradeCast #36 contou com a ilustre participação de Fábio Ribeiro, gerente nacional de trade marketing da Panasonic com dez anos de experiência na indústria de linha branca e marrom.

Em cinco anos, o trade da Panasonic viu o seu índice de turnover despencar aproximadamente 19 pontos percentuais, de 21% em 2002 para 2,2% no final de 2017. A redução passa por uma leitura correta do desenvolvimento dos profissionais, entendendo desde seus objetivos de vida até o que o faz feliz. Fábio apresenta os KPIs que norteiam a gestão da meritocracia na equipe de trade da Panasonic, além das premiações para os destaques e a estratégia para motivar os talentos que apresentam resultados abaixo do esperado.

A efetividade do modelo apresentado por Fábio depende da informação. Durante o TradeCast, Fábio comentou como o Agile Promoter oferece clareza em relação ao acompanhamento do desempenho dos promotores e quais são  as ferramentas  utilizadas pela empresa para controlar a evolução de individual dos profissionais de campo.

Assista à transmissão completa aqui.

8- AEX 2017: PALESTRA MARCUS DE JESUS 

Uma das palestras do AEx 2017 melhor avaliadas pelo público foi do Marcus de Jesus, gerente de trade marketing da M. Dias Branco.

Experiência na área é o que não falta para ele. Marcus compartilhou com o público do evento pontos importantes relacionados a campanhas de incentivo.

Com o vídeo da palestra, você vai entender melhor como deve funcionar o alinhamento do processo com stakeholders, como engajar a equipe, mensuração do market share de volume e exposição, encargos trabalhistas que podem inviabilizar a operação e como lucrar com campanhas de incentivo.

Assista ao vídeo completo.

RUMO AO PRÓXIMO ANIVERSÁRIO

Mais um ciclo pela frente. O terceiro ano do Clube já iniciou e podemos afirmar que ele tem tudo para ser o melhor deles. Nosso time de conteúdo triplicou e podemos prometer que teremos muitas novidades até fevereiro de 2019.

Sem contar com o planejamento de conteúdo do Agile Experience 2018, que está a todo vapor e que promete a participação de grandes nomes no evento.

Só existe uma forma de não perder nenhuma novidade: faça o cadastro no Clube do Trade e receba tudo em primeira mão.

faça parte do club

Faça parte do Clube!

O cadastro é gratuito e garante acesso a materiais exclusivos para profissionais de trade marketing.

Deixe seu comentário