Como melhorar a produtividade do promotor de vendas?

escrito por Letícia Mathias Última atualização: 7 fevereiro, 2020
Como melhorar a produtividade do promotor de vendas?

Você já parou para pensar quanto vale o tempo da sua equipe em loja e em como melhorar a produtividade do promotor de vendas em campo?

Se você trabalha com trade marketing, certamente sabe que ter os detalhes da operação nos PDVs é fundamental para ter sucesso e assegurar que a estratégia planejada está adequada. O promotor é peça fundamental para execução e, consequentemente, atração do shopper e aumento de sell-out

Mas quanto tempo esse promotor consegue despender analisando o cenário de forma mais estratégica e não apenas operacional, trabalhando no automático e restrito à conferência de check-lists?

O que desejamos que você compreenda melhor ao fim desta leitura é de que maneira é possível:

  • otimizar o tempo do promotor sem deixar a qualidade de lado;
  • coletar todas as informações necessárias para tornar a operação mais eficiente;
  • atender mais PDVs ou dedicar mais tempo em lojas estratégicas;
  • reduzir o tempo de leitura da gôndola de 15 para 2 minutos. 

Vamos ver como?

Mais informações e produtividade do promotor

As indústrias coletam e solicitam informações cada vez mais precisas. Ao mesmo tempo, necessitam que o tempo investido na coleta dessas informações seja reduzido. O mercado é dinâmico e é preciso acompanhar essa dinâmica que pode mudar rapidamente, até no mesmo dia.

Uma questão é certa: quanto mais próxima for a relação do promotor com o supervisor, gerente ou responsável pelo ponto de venda, mais chances a marca tem de ganhar espaço e atenção do shopper

As tarefas variam de acordo com estratégia, segmento, lojas atendidas e até do acordo feito entre a indústria e aquele determinado PDV. O promotor sai de casa com um roteiro definido. A missão é visitar pontos de venda e cumprir o check-list de atividades. 

Entre as diversas tarefas que esse profissional realiza está a coleta de dados sobre os SKUs da sua marca (presença, número de frentes, preço, share e outras referências) e a análise de concorrentes. Muitos se desdobram e conseguem construir bons relacionamentos em meio à sequência de tarefas, mas seria muito mais motivador se houvesse mais tempo disponível para a  construção dessa relação.

Calcular o tempo ideal para realizar todas as tarefas é um desafio para quem está no back-office e precisa desenhar essa rotina, que geralmente envolve dezenas, ou até centenas, de profissionais. 

São muitas informações e, sem uma ferramenta que reúna todas essas atividades, o risco de que esses dados se percam ou sejam imprecisos aumenta. Alguns times ainda usam planilhas para fazer e repassar esses registros. 

Com o Involves Stage, os promotores conseguem cumprir o roteiro de visitas, as atividades propostas e reportar tudo isso no momento em que está em loja. Não é necessário recorrer às anotações e dezenas de imagens a serem transcritas e enviadas no fim do dia. 

Além de agilidade ao trabalho, a ferramenta poupa tempo também da supervisão, que já recebe tudo de forma organizada, sem precisar se preocupar em reunir e conferir anotações e imagens isoladas recebidas ao longo do dia. 

Ação de 15 minutos em 2

Se o seu trade já está mais maduro e você entende a importância de uma ferramenta como o Involves Stage para organizar e aumentar a produtividade do promotor e da sua operação, vamos seguir ao próximo passo e falar de uma solução que pode gerar um ganho de produtividade ainda mais eficiente: o reconhecimento por imagem

A tecnologia aplicada ao PDV é uma novidade que traz vantagem competitiva e a possibilidade de atender mais e melhor as lojas estratégicas para a indústria. A Involves fornece esta solução em que o sistema faz a leitura e o processamento das imagens, transformando-as em conhecimento. 

As informações são analisadas automaticamente pelo software, de acordo com as regras e estratégia de execução estabelecidas por cada empresa. Após o processamento, é possível conferir os indicadores e ter condições precisas para tomadas de decisão com mais agilidade e economia.

Em uma experiência piloto feita pela Involves com alguns clientes, o tempo de coleta de informações que, em média, dura 15 minutos no PDV, foi reduzido para apenas 2. O promotor substitui a coleta e registro manual de informações no ponto de venda por fotos da exposição dos produtos. 

Além de otimizar o tempo do promotor e possibilitar melhoria da sua produtividade, a solução proporciona uma cobertura maior de lojas sem precisar onerar mais o time ou aumentar a equipe.

Com o reconhecimento por imagem, a equipe de campo pode investir mais tempo e dedicação no relacionamento com os decisores de loja, prestar apoio a ações promocionais, analisar e aproveitar possibilidades de aumentar o share da marca. 

Em geral, no roteiro do promotor são comuns itens como responder formulários e capturar imagens. Se analisarmos que para a ferramenta do Involves Stage fazer a leitura da gôndola basta apenas uma imagem, a tecnologia não muda a rotina do promotor, mas já faz parte dela.

Dados do PDV como fonte segura

A expectativa que promotores tragam mais informações do PDV que gerem valor para empresa é cada vez maior. Ao mesmo tempo que este trabalho de coleta de indicadores, uma atividade mais primária, ocupa cada vez mais o tempo do promotor. 

A tecnologia ajuda as empresas terem mais informação e dá mais chances para que o promotor seja ainda mais protagonista do seu trabalho, aquele que vai, de fato, por meio de execução e olhar estratégico, tentar alavancar as vendas da loja.  

Na Involves, recebemos diversos relatos de clientes sobre como os dados coletados durante a rotina dos promotores têm influenciado positivamente nas decisões. Isso acontece especialmente pelo diagnóstico em tempo real, com a visão precisa do que está acontecendo no PDV no momento da visita.

Os grandes institutos de pesquisa são relevantes e ajudam a construir as estratégias, mas empresas mais maduras têm olhado menos para essas pesquisas e mais para os indicadores trazidos pelo próprio time campo por causa da importância dessa informação que vem do ponto de venda. 

Se a sua operação de trade marketing ainda não está organizada e estruturada como você gostaria, você pode pensar: isso é muito distante da minha realidade. “Eu mal consigo saber onde meus promotores estão e se os roteiros estão sendo cumpridos”. 

A boa notícia é que o trade também está em constante desenvolvimento e você pode chegar lá! O tempo que hoje é investido somente na coleta de informações pode ser melhor aproveitado e, conforme a maturidade da sua equipe for avançando, as vendas também crescerão. Não desanime! 

O caminho é ter essas informações na palma da mão de forma mais organizada, rápida e precisa. Comece acompanhando o que acontece em campo e melhore a produtividade do promotor de vendas e o sell-out com o reconhecimento por imagem. Se quiser saber mais detalhes, o time da Involves está a sua disposição! 

2 comentários

José Luiz 2 março, 2020 - 12:21

Gostaria de fazer uma cotação

Reply
Letícia Mathias
Letícia Mathias 21 março, 2020 - 16:51

Oi, José! Nossa equipe vai entrar em contato com você. Obrigada.

Reply

Deixe seu comentário