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Melhor gestão: ponto eletrônico via celular no trade

escrito por Rodrigo Lamin 24 junho, 2016
ponto eletrônico via celular no trade

Quantas vezes você parou para pensar em quanto custa sua operação de trade?

E se ela tem garantido o retorno esperado nos resultados, provando que todo o planejamento está sendo eficiente?

O PONTO ELETRÔNICO VIA CELULAR

O TradeCast #9 abordou este tema sob a perspectiva do uso do ponto eletrônico via celular. O consultor jurídico, Thiago Schütz, tirou as dúvidas e explicou a forma correta de realizar o controle de jornada.

O assunto já foi tema do AEx na primeira edição do evento, em novembro de 2015.

O debate foi um painel que contou com a participação de líderes de projetos de empresas e com o consultor de sucesso da Involves, Michel Onesti, abordando o módulo do ponto eletrônico via celular, recurso oferecido pela ferramenta Agile Promoter.

A gerente de trade marketing da Intelbras, Clarice Scharlau Mello, destacou a importância de estabelecer indicadores para melhorar a gestão de pessoas da equipe. Menos tempo pensando em monitoramento, mais tempo pensando em estratégias:

Durante o TradeCast #9, Evandro Lazzaroto (analista sênior de suporte da Parati Alimentos) e Osni Bessegato (gestor do projeto da Parati Alimentos) confirmaram esse ganho em termos de gestão da equipe a partir do momento em que o controle de jornada passou a ser exercido na empresa.

O QUE É JORNADA DE TRABALHO

Você tem condições de saber qual é o valor de um promotor dentro da operação de trade?

ponto eletronico via celular
Controlar a jornada é aferir sobre todo o tempo que o funcionário fica à disposição da empresa
Thiago Schütz
Convidato TradeCast #9

O aparecimento de novas tecnologias provocou uma nova missão nas empresas, que passaram a repensar em controlar ou não a jornada também dos trabalhadores externos. Os detalhes sobre o ponto eletrônico devem seguir o que descreve o artigo 62 da CLT.

Uma prática muito comum entre as empresas e que não pode ser considerado um controle formal é o controle de jornada por outro canal de informação (por exemplo: check-in e check-out) é considerado um controle informal.

Além dessa complicação, a informação não é precisa. 

São três as possibilidades de controle: manual, mecânica e eletrônica. No caso de equipes de campo, a única forma possível e precisa é o controle eletrônico, que se baseia na Portaria 373.

O documento dispõe sobre o que é necessário para que o empregador adote um método alternativo de controle de ponto (característica atribuída ao ponto eletrônico via celular).

O controle de jornada é cada vez mais importante no ambiente profissional: o horário que o funcionário entrou para estar à disposição da empresa até o horário em que ele saiu.

Estamos falando de ROI (retorno por investimento), mas aqui podemos dizer que o ponto eletrônico via celular aparece de forma implícita.

É uma variável indispensável para que o cálculo seja real e a equação em verdade seja exata.

A gestão de pessoas é uma dificuldade frequente, principalmente em trabalhos que demandem equipes externas.

Controlar a jornada significa monitorar o tempo que o colaborador dedica à empresa. Muitas empresas realizam esse controle informalmente.

O check in e check out, por exemplo, não podem ser considerados um controle formal. Não é preciso e não controla necessariamente os tempos de intervalo.

A ferramenta precisa ter um módulo à parte, específico para isso, respeitando os requisitos jurídicos.

A Parati passou a utilizar o ponto eletrônico com a finalidade de ter melhor gestão dos custos destinados à equipe.

Hoje, afirmam que não imaginam a empresa sem esse recurso. Algumas vantagens foram hora extra justa, melhor produtividade da equipe, menos demandas trabalhistas.

Confira o vídeo do TradeCast #9 para saber tudo o que é preciso na contratação do ponto eletrônico, principalmente sobre a homologação com sindicatos de cada categoria. Sem essa etapa, o ponto eletrônico via celular não pode ser implementado.

INTERVALO INTRAJORNADA E INTERJORNADA

O controle intrajornada significa a exatidão dos horários de intervalo do funcionário. Interjornada, portanto, corresponde ao intervalo de descanso.

Estabelecer uma cultura dentro da empresa para o uso correto do recurso é fundamental quando ocorre essa mudança. Lembrando que é um controle de horário como qualquer outro.

Um post que falava sobre isso no blog do Clube é “O trade marketing não acontece via Whatsapp”.

Embora o assunto principal não seja o ponto eletrônico via celular, o texto destaca principalmente a necessidade de que o funcionário se desligue completamente da empresa no período de descanso. Vale a leitura!

E isso é só um resumo de tudo o que conversamos durante o TradeCast #9. Assista agora:

TRADECAST #9

com Thiago Schütz

Como o ponto eletrônico mobile otimiza a operação de trade marketing

ASSISTA AGORA
Melhor gestão: ponto eletrônico via celular no trade was last modified: setembro 6th, 2017 by Rodrigo Lamin
AgênciaDistribuidorIndústriaServiçosVarejo
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Rodrigo Lamin
Rodrigo Lamin

Empreendedor e entusiasta de tecnologias voltadas ao ganho de performance em operações de trade marketing, é um dos fundadores da Involves.

1 Comentário

Ponto Eletrônico 24 Janeiro, 2018 at 12:12

Hoje em dia já está bem difundido esse do celular, aqui mesmo na empresa que eu trabalho usamos ele

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