Planejamento de merchandising definitivo para o seu trade

escrito por Última atualização: 6 março, 2019
Planejamento de merchandising definitivo para o seu trade

Só quem depende de materiais de merchandising para trabalhar, sabe a diferença que podem fazer produtos diversos que estimulem a criatividade.

O diretor de Sucesso do Cliente da Involves, Guilherme Hobold, já explicou um pouquinho sobre o planejamento de merchandising para sua operação e para o shopper. 

O amigo e parceiro Caio Camargo, fundador do portal Falando de Varejo, também compartilhou sua experiência em uma das maiores feiras de tecnologia e exibição.

O PLANEJAMENTO DE MERCHANDISING

Portanto, meu papel aqui não é repetir as informações, mas trazer complementaridade ao que já abordamos no nosso Clube.

Aproveitei o conhecimento que adquiri em contato com clientes e visitando Pontos de Venda, e listei alguns pontos para atingir o planejamento de merchandising de forma mais efetiva.

Também ressalto que, quando se trata de criatividade, o céu é o limite e muitos promotores projetam e elaboram verdadeiras maravilhas artísticas no PDV apenas com os produtos que têm em mãos.

Antes de começarmos a falar sobre a importância de tais investimentos, peço um momento de reflexão.

Quando você vai ao supermercado, quais são as marcas que sempre estão presentes? Pense um pouco sobre o que não pode faltar nos seus momentos de lazer.

Se você pensou na cerveja, nos cuidados com a saúde e beleza e com o futebol do fim de semana, já começamos a entender os motivos das marcas Ambev, Unilever, L´Oreal e Panasonic estarem no topo do ranking das empresas que mais investem em planejamento de merchandising: porque elas serão lembradas sempre pelo shopper.

Por que você precisa investir em planejamento de merchandising
Por que você precisa investir em planejamento de merchandising

Dentre os desafios dos gestores, existe um, em especial, que se aplica para todas as áreas (não apenas ao merchandising). É preciso criar motivação na equipe. Se os promotores não enxergarem a vantagem em fazer uso dos materiais oferecidos pela empresa, nem precisa pensar em orçar.

ATÉ QUE PONTO VALE INVESTIR EM MERCHANDISING?

Eu poderia ficar aqui escrevendo horas sobre os motivos para que você perceba quão fundamental o merchandising é para sua operação. Mas vamos falar de números.

Uma pesquisa recente feita pela POPAI aponta que mais da metade dos consumidores brasileiros admitem ter feito pelo menos uma compra por impulso nos últimos três meses. E compra por impulso, meu caro, tem merchandising.

O estudo também comprovou que os consumidores prestam muita atenção aos materiais de PDV e entre esses, os displays são os que chamam mais a atenção.

O aumento nas vendas com a utilização dos materiais de PDV acontece porque eles fazem o consumidor se lembrar do comercial que viu na TV, outdoor, internet, ou outros, e despertam o interesse para experimentação.

Por que você precisa investir em planejamento de merchandising

E eu sei que esse desafio se torna dobrado quando falamos de grandes redes. Os materiais de merchandising podem ser barrados nos grandes varejos e muito do que os promotores têm para trabalhar são os produtos. Por isso reforço a importância da percepção de toda a equipe.

  • Lembre-se: O Merchandising é um canal estratégico do seu produto com o shopper

Outro ponto de atenção é quanto à medida e uso dos materiais. Não exagere ao utilizar certas sinalizações, por exemplo. Isso pode te trazer o resultado contrário e o ambiente, que deveria chamar atenção para o produto, fica poluído. Uma sugestão escrachada de exemplo é o vídeo produzido pelo famoso canal Porta dos Fundos, que satiriza ações de merchandising mal feitas.

Para finalizar, sugiro que você faça o download do nosso eBook sobre merchandising estratégico. Nele nos aprofundamos neste assunto e na importância do planejamento.

eBook Merchandising

[eBook] 5 Lições de Merchandising Estratégico

Entenda a importância de uma boa execução de merchandising

Deixe seu comentário