Perguntas e respostas do TradeCast #10

escrito por Última atualização: 6 março, 2019
Perguntas e respostas do TradeCast #10

Confira neste post algumas perguntas dos participantes do TradeCast #10 que não puderam ser respondidas durante a transmissão por falta de tempo. O gerente nacional de vendas da Coca-Cola FEMSA, Alex Manduca, gentilmente nos enviou as respostas que você pode ler abaixo.

Alex, você acredita que devemos classificar nosso consumidor, além do shopper, nos diferentes níveis da Jornada de Compra? Ex: conteúdo online, para gerar estímulo de compra.
Paulo

Sim, pois como o novo comportamento do consumidor aponta para a busca de informações nas mídias disponíveis para auxiliá-lo na decisão de compra.

Até que ponto um material de exposição pode influenciar o shopper na compra?
Allan

Allan, consideramos que o material, bem feito e bem ativado, faz o papel de “falar” e “vender” benefícios do produtos frente a inúmeras ofertas e, além disto, informar os clientes e consumidores. Imagine que uma peça bem ativada “falará” com muitos e certamente influenciará sua decisão.

Como o trade marketing está se adaptando para trazer novos meios de ativações nos canais para se diferenciar dos demais já existentes e quais são esses?
Leandro

Sendo bem direto, as novas mídias nos oferecem infinitas opções de interação, desde reposição ativa, medição das zonas quentes por hora através de geomapeamento do comportamento do consumidor e etiquetas eletrônicas/inteligentes. Basta conhecermos bem o shopper, os fatores influenciadores e a ocasião de consumo aliados à nossa criatividade, e aí as possibilidade de diferenciação serão infinitas!!!

O trade é formado por merchan, promoção e gerenciamento de categoria. De acordo com a teoria, como você vê isso na prática?
Alan

Veja, são métodos que fazem parte do composto de trade e são complementares, sendo que cada marca e categoria tem o momento e a dose certa pra utilizar cada uma das técnicas.

O que você me diz sobre o portfólio de produtos da marca Coca-Cola voltado para o consumo socialmente responsável, de acordo com a tendência mundial de consumo de alimentos orgânicos e integrais? Vejo a Coca-Cola com ainda poucos produtos integrais. Fale sobre a sua percepção sobre isso.
Homero

Sem dúvidas, é um mercado que estamos observando e começando a atuar de forma direta. Como é uma categoria ainda pequena dentro do total consumo de bebidas, seguimos gradualmente crescendo e buscando nos diferenciar na oferta aos nossos consumidores.

Estou começando agora nessa área. Quais dicas você pode dar para se destacar nesse ramo e quais pontos evitar ?
Tiago

Uma grande dica é conhecer – e, de preferência, vivenciar – a rotina comercial e do trade/canal antes de assumir a liderança de trade. E, claro, dedicar-se aos estudos da área de marketing e da matemática.

Tem mais alguma pergunta ou opinião sobre o tema? Escreva nos comentários deste post para respondermos e não deixe de conferir a íntegra da transmissão:

TRADECAST #10

com Alex Manduca

Segmentação: a função do trade marketing na ativação do PDV

Deixe seu comentário