Perguntas e respostas do TradeCast #9

escrito por Última atualização: 29 outubro, 2019
Perguntas e respostas do TradeCast #9

Mesmo utilizando o recurso do ponto eletrônico mobile, é necessário alinhar questões jurídicas e organizacionais da operação para evitar problemas e garantir que tudo esteja formalizado. Confira as respostas do advogado Thiago Schütz aos participantes do TradeCast #9.

Há um lembrete hoje no Agile Promoter para o promotor sobre a entrada e saída do seu horário de trabalho? Pois numa operação de grande quantidade de pessoas fica difícil este controle, para evitar ou autorizar hora extra ou até mesmo gestão dos intervalos.
Leonardo

Relacionado a entrada e saída do horário de trabalho, não. Mas as informações ficam acessíveis no sistema.
O que o Agile possui são lembretes relacionados ao horário de almoço (quando o colaborador possui ponto eletrônico e uma jornada de trabalho vinculada a ele, o Agile gera um lembrete em cima desse horário).
Existe também “Alerta de Atraso”, que pode ser configurado para os gestores. Assim, eles recebem alertas por e-mail quando o colaborador que possui uma jornada de trabalho cadastrada, bate o ponto fora desse horário.

* Colaboração: Ana Kharo, coordenadora de relacionamento da Involves.

A portaria 373 cita a necessidade de autorização em Acordo Coletivo de Trabalho. Então não posso usar o Agile sem que minha empresa tenha feito esse acordo com o sindicato? Como é documentado isso?
Weverton

Para utilizar o Agile de maneira formal, deve a empresa buscar o Acordo Coletivo, que é bastante simples. Nosso time pode ajudá-lo.

Quando o promotor está registrado no artigo 62 para controle de ponto é necessário alterar o contrato?
Graciele

Sim, deve fazer um aditivo e efetuar os registros pertinentes.

Sem o controle por sistemas o promotor pode trabalhar mais do que a jornada de trabalho, contudo ele não é remunerado em hora extra. Por outro lado, se o controle for sistêmico, e o promotor conseguir comprovar trabalho extra, deveremos por obrigação remunerá-lo. Podemos compensá-lo como folga?
Huelison

O banco de horas (compensação), também deve ser previsto em Acordo Coletivo.

Fazer check-in e check-out é considerado ponto eletrônico?
Silvia

Não. Inclusive não recomendamos.

A marcação de ponto eletrônico está vinculado ao acesso à internet? Se não houver sinal ele não bate ponto?
Cristina/Monica/Valéria

Todas as informações são armazenadas no aparelho, independente de “sinal”. Na primeira oportunidade que o celular tiver acesso à internet ele irá enviar todas as informações recebidas no período em que esteve “off-line”.

Há promotores que fazem o ponto fora da jornada para justamente reivindicar hora extra na justiça do trabalho.
Daniel

O empregado deve ser formalmente advertido.

Existe decisão judicial onde o Agile tenha sido juntado em defesa e reconhecido como instrumento legal de controle de jornada?
Pedro

O Agile é o sistema de registro de jornada (REP), suas informações são exportadas para um outro software (SREP) e normalmente é deste que as informações são levadas ao processo judicial. Nosso sistema é um instrumento legal de controle de jornada de acordo com a portaria 373/11.

Não quero usar o Agile como ferramenta de ponto apenas para monitoramento. Teremos algum conflito judicial sendo que temos ponto em papel?
Adriano

Nenhum.

E se o colaborador se recusar em realizar o ponto? Qual medida adotar?
Alyne

O empregado deve ser formalmente advertido. Como aquele que se recusa a bater o ponto dentro da empresa.

Podemos realizar descontos de acordo com o que o sistema informar (ex. jornada menor que o acordado)?
Alyne

O departamento jurídico da empresa ou um advogado deve avaliar o caso conjuntamente com outras questões na empresa (ex: banco de horas), isso não depende apenas do Agile. Nosso sistema é o responsável pelo registro.

Se o promotor tentar marcar o ponto fora do local de trabalho, o sistema identifica e como ele trata isso?
Caio

O Agile Promoter analisa se cada registro coincide com a posição do GPS, gerando uma alerta em caso de discrepância.

Tem mais alguma pergunta ou opinião sobre o tema? Escreva nos comentários deste post para respondermos e não deixe de conferir a íntegra da transmissão, que também contou com a participação do time da Parati Alimentos:

TRADECAST #9

com Thiago Schütz

Como o ponto eletrônico mobile otimiza a operação de trade marketing

7 comentários

Ana Carla 4 maio, 2018 - 15:16

Ate qtos metros posso me afastar da loja, sem que o agile acuse que estou afastada da região da minha loja?

Reply
Carolina 12 abril, 2018 - 18:31

Ao desligar a internet do celular, e o promotor sair do PDV é possível saber a sua localização ou apenas aparece onde ele esteve?

Reply
Janaina Meneghel
Janaina Meneghel 17 abril, 2018 - 09:58

Oi Carolina!
Você quer saber se o Agile continua registrando a localização, mesmo sem internet, é isso?
Se for, o Agile salva as informações enquanto o GPS e o pacote de dados estão ativados, o que é fundamental para o reporte de informações para o back office. Enquanto o promotor está em sua jornada de trabalho, o Agile o está acompanhando.

Reply
Darlan 1 março, 2018 - 08:08

Ola gostaria de mais informações sobre a precisão do ponto geografico (GPS)

Reply
Bhreno Dantas 15 fevereiro, 2018 - 08:19

Se a bateria do agile zerar, ele mesmo assim consegue saber aonde o promotor estava no período que ficou sem bateria?

Reply
Arielli Secco
Arielli Secco 16 fevereiro, 2018 - 15:33

Olá, Bhreno! Tudo bem? Se o aparelho estiver sem bateria, a informação não será registrada, nem repassada. Porém, os gestores da operação podem monitorar o relatório com as informações do nível de bateria de cada usuário do Agile Promoter. É possível configurar alertas para que um aviso seja gerado no painel do gestor quando isso ocorrer, além de outros alertas como check-in inválido, justificativa de não-visita, entrada atrasada no PDV, aplicativo não permitido, horário do celular divergente, check-out inválido e ponto eletrônico em dia sem roteiro. Você pode encontrar mais informações no site agilepromoter.com. Em caso de outras dúvidas, é só entrar em contato por aqui ou por e-mail. Abraço!

Reply
Sidnei moraes 4 setembro, 2019 - 21:09

Esqueci de fazer o check-out,a empresa pode me dar advertência?

Reply

Deixe seu comentário