O ano de 2020 foi extremamente desafiador para todo o mercado. Aqui na Involves acompanhamos de perto como a pandemia no varejo fez com que o segmento se reorganizasse de diversas maneiras. Tornou-se fundamental zelar pela saúde de promotores, shoppers, e todos os integrantes que movimentam distribuidoras, indústrias e agências. E, ao lado de todos os esforços para conter o vírus, a tecnologia ganhou protagonismo.
Por isso, te convido a continuar a leitura desse artigo para entender como o Involves Stage fez a sua parte neste ano marcado pela pandemia.
A TECNOLOGIA COMO CUIDADO DE SAÚDE DURANTE A PANDEMIA NO VAREJO
Uma das falas que me marcou muito nos últimos meses foi a do nosso cliente Guilherme Mendes, head of merchandising da Danone Nutricia. Ele participou do webinar Reconhecimento por Imagem na Prática realizado pelo Involves Club. Na conversa ele destacou o quanto o uso da tecnologia de Reconhecimento por Imagem, desenvolvida pela Involves, foi essencial para cuidar da saúde das pessoas.
“Em tempos de Covid-19, o Reconhecimento por Imagem se torna uma ferramenta contra o vírus. As pessoas são o nosso maior bem. Se podemos ficar com as nossas pessoas menos tempo dentro das lojas e menos tempo nas ruas, estamos agindo de maneira positiva. Foi um grande ganho de proteção”.
Essa frase do Guilherme diz muito sobre o que acreditamos e dedicamos esforços da equipe da Involves para levar tecnologia, segurança e dados para o varejo em meio a uma pandemia.
E foram muitas pessoas que impactamos diretamente em 2020.
No total, tivemos 60 mil usuários do aplicativo que, juntos, cumpriram cerca de 27 milhões de visitas.
Em conversas com clientes percebemos o quanto as pesquisas foram importantes para que times internos pudessem compreender melhor o cenário da pandemia no varejo e, acima de tudo, tomar decisões rápidas.
Nos momentos mais críticos da pandemia, muitas lojas reduziram o tempo permitido para promotores nas unidades. Ou seja, equipes de campo e internas precisaram reorganizar pesquisas objetivas, focadas nos dados que realmente eram importantes para o momento.
Quem conta com o Involves Stage tem essa facilidade: pesquisas são atualizadas de uma maneira fácil e eficiente para receber os dados com agilidade.
ACOMPANHAMENTO DE RUPTURA
Uma das frases que mais usamos durante os momentos mais críticos da pandemia no varejo foi: Loja Perfeita, hoje, é loja sem ruptura .
A ruptura, que aconteceu com mais força no início da pandemia, foi registrada com a ida das pessoas aos supermercados fazendo estoque de produtos e a migração do dinheiro do food services para o varejo alimentar, por exemplo.
A ferramenta de Loja Perfeita do Involves Stage é capaz de identificar pontos de venda acima ou abaixo do esperado em tempo real. Aqui você pode considerar indicadores de ruptura e outros que fizerem sentido para a sua operação. Isso faz com que a sua equipe atue de forma certeira nos PDVs que precisam de mais atenção.
Em um cenário tão inimaginável que passamos no início da pandemia, acompanhar questões de ruptura foi essencial. Nesse sentido, os dados fornecidos pelo Involves Stage para nossos clientes em 21 países (cada um com a sua particularidade em relação à Covid-19) foram determinantes para manter o abastecimento em loja e controlar a ruptura.
ROTEIROS INDISPENSÁVEIS
Outra funcionalidade-chave do Involves Stage para o período de pandemia no varejo é a de administrar os roteiros da equipe que está nas ruas. Isso garante segurança e agilidade. Afinal, fica fácil visualizar quais pontos de venda as equipes de promotores precisam visitar a cada dia. Com isso é possível reduzir o tempo de deslocamento das pessoas, por exemplo.
Este ano também reformulamos na aplicação a funcionalidade dos roteiros. Além dos roteiros periódicos, que têm um ciclo de regularidade, tornamos os roteiros agendados mais práticos de cadastrar e administrar. Estes roteiros são utilizados quando é necessário que um promotor faça uma visita única a um PDV, além daquelas que já estão na sua programação.
SOLUÇÃO PARA ACOMPANHAR O MIX IDEAL
Como escreveu nossa parceira Fatima Merlin, neste artigo publicado aqui no Involves Club, a pandemia no varejo nos mostrou a importância de conhecer muito bem o mix de produtos e compreender o que os shoppers estão procurando.
Nesse sentido, o Involves Stage também fez a sua parte durante este ano. Reformulamos toda a maneira como nossos clientes administram seu mix de produtos no sistema. Agora é possível cadastrar o mix por ponto de venda, segmentação, regional ou bandeira em um único lugar.
Dessa forma, permitimos que o acompanhamento dos dados seja ainda mais eficiente e, como resultado, não vai faltar produto na prateleira.
Sim, o ano de 2020 foi desafiador. Mas sabemos que temos muito ainda pela frente para tornar indústrias, agências e distribuidores ainda mais eficientes. Seja num cenário de pandemia no varejo ou não.
Se você ficou com alguma dúvida sobre as funcionalidades do Involves Stage, conte com a nossa equipe para trocar ideias. Deixe sua pergunta aqui nos comentários ou clique no banner abaixo.