O que é Beacon? E como utilizá-lo no seu negócio?

escrito por Última atualização: 6 março, 2019
O que é Beacon? E como utilizá-lo no seu negócio?

Antes de falar do que é Beacon, é fundamental resgatar uma velha máxima do mundo comercial: as pessoas não compram produtos ou serviços. Nós, os consumidores, escolhemos a solução mais adequada - ou a que está ao alcance - para suprir nossas necessidades e interesses. Mas e aí, o que é beacon?

Calma lá, já vamos falar sobre isso. Mas, antes, vamos refletir um pouco. 

Para impactar os atuais consumidores, é fundamental planejar a jornada de compra contemplando interatividade e uma experiência personalizada. Um dos últimos estudos divulgados pela GfK Brasil demonstrou que boa parte das companhias brasileiras já percebeu esse movimento: entre os entrevistados, mais de 550 profissionais dos setores de Alimentos, Saúde e Indústria, 93% demonstrou interesse em investir em tecnologia e inovação em 2018. 

Se você não está neste grupo, espero que este texto mude sua estratégia. Chegou a hora de você descobrir o que é Beacon e como pode ser utilizado nas ações da sua marca e/ou loja.

O QUE É BEACON?

o que é beacon

Fazer compras não é o esporte preferido de muitas pessoas, mas, posso garantir, não há indivíduo que consiga blindar sua atenção para algo que seja relevante para o seu perfil. Os beacons, e a automação comercial, fazem este trabalho para você.

Por meio de mensagens, enviadas ao shopper que se aproxima do ponto de venda ou mesmo da gôndola, os beacons permitem que você crie uma estratégia de promoções, ofertas ou informações relacionadas a um produto específico. Os sinais são captados por smartphones e recebidos como mensagens em um aplicativo. 

Quer saber como funciona? Assista ao vídeo abaixo:

Outro grande trunfo do dispositivo é a integração com o Paypal, dispensando dinheiro ou cartões de crédito. Com apenas um clique, o consumidor finaliza a compra e realiza o pagamento diretamente no smartphone.

ESTRATÉGIA E BEACONS ANDAM LADO A LADO

Aprimorar a experiência de compra indica que você está pronto para vender melhor, Para essa equação dar certo é inevitável ter objetivos muito claros e mensurar os resultados da integração de tecnologias. Uma boa referência veio da Carrefour, que opera com interatividade para dispositivos móveis desde 2014.

As ações com Beacons pretendiam acolher o shopper quando ele entrava na loja, sugerindo produtos com base em compras anteriores, oferecendo cupons de desconto e promoções de produtos.

Nos primeiros 7 meses, a taxa de inscrições de aplicativos do Carrefour aumentou 600%. O tempo de navegação, fundamental para a estratégia, evoluiu em 400%. O resultado disso: clientes por mais tempo na loja, fidelização à marca e mapeamento das promoções com mais efetividade e conversão em vendas.

CRIE AÇÕES RELEVANTES

Adotar Beacons apenas para disparar promoções e iscas para o seu shopper seria o mesmo que utilizar panfletagem. Defina quem você pretende fisgar, prepare iscas formatadas para o seu alvo e mensure os resultados da ação.

Se você ainda está confuso, pesquise seus clientes a fundo. Entender exatamente o que ele deseja, conquistá-lo com criatividade e, acima de tudo, ter o timing da oferta definirá o sucesso da sua estratégia.

A propósito, a Swirl criou um infográfico com as oportunidades abertas com os beacons

6 OPORTUNIDADES DE INTERAÇÃO

Para finalizar, separamos algumas possibilidades que podem aumentar o tempo de navegação nos aplicativos e a aderência dos clientes com sua marca e/ou estabelecimento:

  • Oferecimento de produtos de acordo com as compras realizadas pelos shoppers anteriormente;
  • Clientes podem indicar localização de produtos à amigos;
  • Compartilhamento de cupons de desconto entre shoppers em ações sazonais;
  • Avaliação da experiência durante a visita na loja;
  • Oferecimento de recompensas para shoppers que completarem tarefas no local: compartilhar fotos com itens, troca de cupons cumulativos, etc.
  • Avaliação da experiência durante a visita na loja.

Gostou deste conteúdo, sentiu falta de algo? Utilize o espaço de comentários abaixo e deixe sua sugestão para o nosso time!

[ebook] o futuro do e-commerce é offilne

[eBook] O Futuro do E-commerce é OFFLINE

Uma revolução na decisão do shopper vai reformular o e-commerce


Deixe seu comentário