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Novos direcionamentos para gestão de canais

escrito por Última atualização: 6 março, 2019
Novos direcionamentos para gestão de canais

A GfK é uma empresa que existe desde 1934 e se dedica a pesquisas referentes ao mercado. Desde 2002, passou a atuar também no Brasil. O objetivo é obter referências desde o consumidor até o ponto de venda, através de auditorias.

O diretor brasileiro, Marco Lima, foi o nosso convidado da vez no TradeCast.

Marco apresentou durante a conversa o conceito de Loja Perfeita, também chamada de loja ideal ou loja modelo. O mais usual, porém, é o termo em inglês: Perfect Store.

Significa o contexto de um produto, desde como ele é exposto em um ponto natural, em locais especiais, passando pela precificação e por qualquer material de merchandising que possa atrair o consumidor.

A execução é primordial pra indústria vender seus produtos, mas muitas vezes ela depende de um distribuidor, de um atacadista, de outros meios para controlar um canal. A gente percebe um distanciamento muito grande
Marco Lima
Diretor Gfk Brasil

O controle da execução é uma dificuldade significativa quando a indústria é a protagonista.

De acordo com Marco, uma pesquisa que a GfK realizou com uma indústria de grande porte mostrou que somente 50% do material de merchandising chegava ao PDV. O restante se perdia em alguma etapa do caminho da mercadoria, desde a saída da indústria até o momento da entrega em loja.

Por esse motivo, é primordial o investimento em soluções de tecnologia. Só com o monitoramento é possível realizar o acompanhamento de todos os detalhes de operações que se desdobram entre lugares e ações diversos.

VAREJO DE VIZINHANÇA

Outro conceito que as pesquisas da GfK apontaram como forte tendência é o Varejo de Vizinhança. Todos os anos, a empresa entrevista mais de 400 donos dessas pequenas lojas que têm características peculiares e que ajudaram a impulsionar o setor.

Por exemplo:

  • Comodidade e proximidade (perto de casa, do trabalho etc.);
  • Preço competitivo (1 a 2% mais barato que o hiper ou supermercado);
  • Oferta de itens básicos;
  • Diversidade de serviços (muitos já têm padaria e açougue).

Durante o Enacab, nossa equipe também conversou sobre esse tema com o consultor de Varejo do Sebrae-SP, Fabio de Azevedo, que apontou as novas demandas e necessidades do setor.

Para não perder nenhuma informação, assista ao TradeCast #13.

TRADECAST #13

com Marco Lima

Consumidor: seu guia para gestão de canais

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AgênciaDistribuidorIndústriaServiçosVarejo
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Rodrigo Lamin

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