Monitoramento de promotores por GPS: o que você e seus promotores ganham com isso?

escrito por Vinicius Duarte Última atualização: 30 janeiro, 2020
Monitoramento de promotores por GPS: o que você e seus promotores ganham com isso?

​Se você é líder de uma equipe de trade marketing, certamente já pesquisou alternativas para obter informações sobre a localização dos seus promotores de vendas. O recurso é mais uma garantia no mapeamento da produtividade e desempenho do time de execução durante a jornada de trabalho.

Justamente por isso, é visto como um bicho de sete cabeças, principalmente, pelo profissional de campo. Isso porque a falta de informações a respeito do monitoramento cria a falsa ideia de que o profissional será supervisionado fora do seu horário de atividades.

​Neste texto você encontra algumas respostas sobre o funcionamento do GPS e como este recurso oferece insights determinantes para quem tem a missão de otimizar os resultados da marca​ com as ações de trade marketing no ponto de venda.

A FUNÇÃO DO MONITORAMENTO ​EM UM APP DE TRADE MARKETING

Quantas vezes um coordenador consulta as informações do time de campo diariamente?

Dezenas ou até centenas, em grande parte dos casos. E esse acompanhamento é fundamental para que a estratégia definida para uma ação no ponto de venda seja cumprida, obtendo, em consequência disso, os resultados esperados pela companhia.

No Involves Stage, a função do GPS é garantir o registro exato da entrada e saída do promotor de vendas das lojas que estão em seu roteiro. Esse registro é realizado sempre que o profissional se aproxima ou se distancia do ponto de venda por mais de cinco minutos. Obviamente, o colaborador precisa deixar o GPS do smartphone ativado para o registro ser efetivado.

O raio de distância padrão considerado pelo sistema é 500 metros, mas é possível alterar essa configuração. A precisão da informação também depende do cadastro correto da localização do ponto de venda.

A tecnologia, ao contrário do que pode parecer, não controla ou vigia o profissional. Por meio desses sistemas, garante-se que a jornada de trabalho está adequada ao volume d​o que é planejado para os profissionais. 

ONDE ESTÁ O PROMOTOR DE VENDAS?

Uma supervisão embasada na informação em tempo real sempre terá essa a resposta em poucos cliques.

No Involves Stage, o gestor consegue visualizar essas informações no “Status Day”, uma interface com dados individuais de cada colaborador, incluindo um mapa com o percurso realizado pelo profissional e a indicação de PDVs que foram, ou não, visitados no roteiro, além do tempo previsto nos deslocamentos do dia.


​A comprovação de visitas e do trabalho realizado pelo colaborador avança na mesma medida em que a informação é interpretada de maneira inteligente e ágil pelo back-office. Essas informações serão o insumo para ​a implementação das principais métricas de trade.  

Essa é uma das razões para o “Painel de Visitas” do Involves Stage estar em aprimoramento constante. A partir dele, diariamente, os registros de mais de 35 mil promotores são interpretados por supervisores e gestores.

gps-agile-promoter

Naturalmente, a funcionalidade pode apontar inconsistências da informação reportada pela equipe. Nesses casos, o melhor a fazer é conversar separadamente com cada profissional para entender o que pode ter causado a divergência.

E O PROMOTOR, O QUE GANHA COM O MONITORAMENTO POR GPS?

​Existem duas verdades universais: a primeira é que ninguém gosta de perder tempo; a segunda, é que ninguém gosta de perder tempo no trânsito. Brincadeiras à parte, não bastassem as cobranças por melhores resultados no ponto de venda, muitos profissionais de campo lidam diariamente com a condição descrita acima.

Em qualquer grande cidade, principalmente, no horário comercial, os transtornos no trânsito são comuns e, até mesmo, previsíveis. Para um promotor de vendas que depende de deslocamentos o dia inteiro, essa situação pode influenciar diretamente nas atividades planejadas, incluindo o cumprimento de tarefas.

Agora, se a companhia que você representa realiza uma gestão inteligente das rotas, você tem boas garantias para acreditar que a semana será muito menos estressante.

Com as informações do GPS do Involves Stage, o percurso e as dificuldades do roteiro são observadas pelo back-office, que pode agir imediatamente para auxiliar o promotor de vendas. Os registros são aliados importantes para dimensionar a jornada de trabalho da equipe de campo e diminuir a sobrecarga de atividades, por exemplo.

Outro fator importante para o colaborador externo é a duração da bateria do smartphone, já que é por ali que são reportadas todas as informações do seu trabalho. No Involves Stage, a integração com a Play Services, do Google, permite que o mapeamento seja realizado de forma otimizada e com menor consumo de bateria.

MUITO ALÉM DE MONITORAMENTO

Ficou clara a importância do GPS para acompanhar  a rotina da sua equipe? Que tal conhecer todos os recursos e funcionalidades disponíveis para você desenvolver estratégias de execução para no PDV?

Agende uma demonstração com um dos especialistas em trade marketing do Involves Stage e descubra todos os benefícios! Eles também podem responder as suas dúvidas, basta você publicá-las no espaço de comentários aqui embaixo.

Deixe seu comentário