Qual o lugar do Trade Marketing?

escrito por Última atualização: 6 março, 2019
Qual o lugar do Trade Marketing?

Quando nossa equipe esteve na Apas, em meados de 2015, entender o panorama do trade marketing no Brasil era um dos principais assuntos e objetivos. Para isso fizemos uma pesquisa com os representantes das empresas que encontramos por lá. Entrevistamos profissionais de indústrias, agências e outros modelos de negócio com todos as estruturas de trade que você pode imaginar.

O que nós percebemos é que existe ainda um cenário de grande imaturidade em relação ao trade marketing. Quando questionávamos as pessoas sobre para qual setor o trade respondia, sempre tínhamos momentos de reflexão: Comercial? Marketing? Ambos? Eram muitas respostas vagas, mas também um oceano azul para escrevermos sobre um assunto que conhecemos bem.

Por isso resolvi buscar nos livros e tentar trazer um conceito do lugar exato em que o trade deve estar.

O mais interessante é que mesmo no universo acadêmico, não há uma unanimidade sobre o assunto, pois é preciso entender os diferentes contextos históricos do trade no mundo. No livro Trade Marketing - Estratégias de Distribuição e Execução de Vendas, a especificação cronológica é abordada desde a década de 90 até os tempos atuais.

Para entender do que estamos falando, basta dar uma olhada no material que preparamos sobre este assunto há um tempo atrás.

Depois de muita evolução, hoje sabemos que o trade marketing vai além de responder apenas ao setor comercial, ou exclusivamente ao marketing. Também não podemos dizer que o trade marketing tem o objetivo final de impactar o shopper.

O trade é o ponto de união de todos setores para que todos possam atingir o mesmo objetivo.

Acho que este exemplo mostra bem o que quis colocar em palavras. Para resumir, o trade não tem um lugar específico, pois ele está em todos os lugares!

Concorda comigo? Acha que essa também é uma visão equivocada? Use o espaço de comentários e colabore na reflexão!


eBook Merchandising

[eBook] 5 Lições de Merchandising Estratégico

Entenda a importância de uma boa execução de merchandising

2 comentários

Camila A. M
Camila A. M 1 setembro, 2018 - 15:01

Trabalho com trade e é mesmo a união de todas as áreas em busca de atingir o mesmo objeto de manter a marca bem posicionada no PDV.

Reply
Alison Soares
Alison Soares 2 outubro, 2017 - 09:20

Faz muito sentido!

Reply

Deixe seu comentário