Jornada de compra do consumidor: o que é e qual a sua importância?

escrito por Última atualização: 30 janeiro, 2020
Jornada de compra do consumidor: o que é e qual a sua importância?

Pedro Celso Gonçalves demonstrava grande expectativa para os dias que sucederam a coletiva de imprensa da APAS 2017, cerimônia restrita a jornalistas e poucos convidados. Não estava enganado: a 33ª edição da APAS Show reuniu 719 expositores, mais de 74 mil inscritos e gerou um volume de negócios na casa dos R$ 7 bilhões.

Em entrevista ao Clube do Trade (hoje, Involves Club), e endossando o discurso proclamado pelo segmento, Gonçalves frisou a importância da sinergia entre indústrias e varejistas para a aumentar o ticket médio e melhorar o ROI dos PDVs.

O MAPA DA JORNADA DE COMPRA DO CONSUMIDOR

Ao lado do presidente da entidade, durante a cerimônia de abertura, representantes de institutos de pesquisa e inteligência de mercado apresentaram uma pesquisa inédita sobre o setor supermercadista.Assinado por Nielsen, Kantar Worldpanel, GfK e IBOPE, o estudo traz as principais tendências de comportamento do consumidor brasileiro.

“O trade marketing ainda está pouco inserido no contexto dos marqueteiros”. É o que afirma Marco Lima, diretor da GfK, em comentário sobre a importância do trade marketing no planejamento das ações focadas no ponto de venda.

EXPERIÊNCIA NO PDV

Com a jornada de compra do consumidor no foco das ações, a Nestlé compartilha práticas e estratégias com os varejistas para oferecer uma experiência superior ao shopper. É o que garantiu Daniele Motta, Head em Desenvolvimento de Categorias da companhia.

O estudo do consumidor é uma das bases do desenvolvimento de projetos para o PDV realizados pela Seara. Ao levar em conta a lógica da jornada de compra do consumidor, a revisão e o aprimoramento da exposição dos produtos é um dos principais meios para refinar a experiência de compra.

FOCO NA SAUDABILIDADE

Quem passou pela feira de expositores da APAS Show 2017 deve ter percebido o aumento da área reservada aos alimentos orgânicos, funcionais ou focados em saudabilidade.

Em um mercado que movimenta mais de R$ 35 bilhões ao ano, as estratégias oriundas do trade marketing são premissas básicas para indústrias se destacarem entre os seus concorrentes.

Hélio Silva, diretor da Native Alimentos, explicou pra gente como a empresa, que é líder mundial na produção e comercialização de açúcar e álcool orgânicos, acumula 17 anos de crescimento na casa dos dois dígitos.

A promoção das estratégias de trade marketing para melhoria na jornada de compra do consumidor e experiência dos shoppers será o assunto do nosso próximo post. A equipe do Involves Club entrevistou gestores de indústrias como a Ambev, a Vinícola Salton, a Dinalle, entre outras.

• Continue acompanhando nosso blog e aproveite para opinar sobre a nossa cobertura no espaço de comentários abaixo.