Jornada de compra do consumidor: o que é e qual a sua importância?

escrito por Última atualização: 25 outubro, 2019
Jornada de compra do consumidor: o que é e qual a sua importância?

Pedro Celso Gonçalves demonstrava grande expectativa para os dias que sucederam a coletiva de imprensa da APAS 2017, cerimônia restrita a jornalistas e poucos convidados. Não estava enganado: a 33ª edição da APAS Show reuniu 719 expositores, mais de 74 mil inscritos e gerou um volume de negócios na casa dos R$ 7 bilhões.

Em entrevista ao Clube do Trade, e endossando o discurso proclamado pelo segmento, Gonçalves frisou a importância da sinergia entre indústrias e varejistas para a aumentar o ticket médio e melhorar o ROI dos PDVs.

O MAPA DA JORNADA DE COMPRA DO CONSUMIDOR

Ao lado do presidente da entidade, durante a cerimônia de abertura, representantes de institutos de pesquisa e inteligência de mercado apresentaram uma pesquisa inédita sobre o setor supermercadista.Assinado por Nielsen, Kantar Worldpanel, GfK e IBOPE, o estudo traz as principais tendências de comportamento do consumidor brasileiro.

“O trade marketing ainda está pouco inserido no contexto dos marqueteiros”. É o que afirma Marco Lima, diretor da GfK, em comentário sobre a importância do trade marketing no planejamento das ações focadas no ponto de venda.

EXPERIÊNCIA NO PDV

Com a jornada de compra do consumidor no foco das ações, a Nestlé compartilha práticas e estratégias com os varejistas para oferecer uma experiência superior ao shopper. É o que garantiu Daniele Motta, Head em Desenvolvimento de Categorias da companhia.

O estudo do consumidor é uma das bases do desenvolvimento de projetos para o PDV realizados pela Seara. Ao levar em conta a lógica da jornada de compra do consumidor, a revisão e o aprimoramento da exposição dos produtos é um dos principais meios para refinar a experiência de compra.

FOCO NA SAUDABILIDADE

Quem passou pela feira de expositores da APAS Show 2017 deve ter percebido o aumento da área reservada aos alimentos orgânicos, funcionais ou focados em saudabilidade.

Em um mercado que movimenta mais de R$ 35 bilhões ao ano, as estratégias oriundas do trade marketing são premissas básicas para indústrias se destacarem entre os seus concorrentes.

Hélio Silva, diretor da Native Alimentos, explicou ao Clube do Trade como a empresa, que é líder mundial na produção e comercialização de açúcar e álcool orgânicos, acumula 17 anos de crescimento na casa dos dois dígitos.

A promoção das estratégias de trade marketing para melhoria na jornada de compra do consumidor e experiência dos shoppers será o assunto do nosso próximo post. A equipe do Clube do Trade entrevistou gestores de indústrias como a Ambev, a Vinícola Salton, a Dinalle, entre outras.

• Continue acompanhando o blog do Clube e aproveite para opinar sobre a nossa cobertura no espaço de comentários abaixo.

faça parte do club

Faça parte do Clube!

O cadastro é gratuito e garante acesso a materiais exclusivos para profissionais de trade marketing.