Gestão de trade marketing: quais as ferramentas obrigatórias?

escrito por Jana Meneghel Última atualização: 24 janeiro, 2020
Gestão de trade marketing: quais as ferramentas obrigatórias?

A gestão de trade marketing nunca foi simples. Com a era digital, tornou-se ainda mais complicada devido a inúmeras distrações, novos modelos de negócios e diferentes necessidades de adaptação e demandas que surgiram para inserir a empresa no ambiente virtual. 

No trade marketing, conseguir coordenar tanto o time de back-office quanto os supervisores e promotores em campo é o segredo para o sucesso. Uma equipe que conta com planejamentos bem estruturados, processos de comunicação simples e estratégias transparentes, certamente apresentam melhor desempenho e maiores chances de superar expectativas.

Quando o objetivo é trabalhar com simplicidade, otimização e transparência, a tecnologia é a aliada perfeita para a gestão de trade marketing.

Com isso em mente, preparamos uma lista com ferramentas obrigatórias para o gerenciamento de equipes nas operações de trade, no ponto de venda e fora dele. Conheça agora os seus novos ajudantes virtuais:

PARA GERENCIAR PROJETOS

O Trello é um gerenciador e organizador de projetos que atende demandas de todos os portes – de compromissos pessoais a planos de grandes corporações. Com recursos diversos, a ferramenta gratuita trabalha com uma plataforma intuitiva e bastante visual.

Na interface, é possível cadastrar atividades em quadros ou cartões, estabelecer deadlines, anexar arquivos, compartilhar links, criar checklists, incluir, marcar ou excluir membros em tarefas específicas, de acordo com as respectivas responsabilidades.

O Trello é multifunções: funciona como agenda, bloco de notas, organizador, lembrete, informativo, agregador, calendário, coordenador, arquivo e assistente. Possui versões gratuitas e pagas.

PARA AMPLIAR A COMUNICAÇÃO

Muitas pessoas têm utilizado o WhatsApp para agilizar a comunicação na rotina de trabalho, muito embora alguns prefiram não misturar as coisas. Por ser global, o aplicativo funciona como um facilitador no dia a dia empresarial, permitindo ligações gratuitas, envio de arquivos e bate-papos individuais, por listas de transmissão ou grupos. Funciona também na versão web, acessado via QR Code no navegador de preferência do usuário.

Outra opção interessante é o Slack, uma ferramenta também dedicada à troca de informações e amplamente adotada por ambientes profissionais. O app pode tanto ser instalado nos celulares, como também acessado via web, sem a necessidade de download.

O software permite a integração de plugins (incluindo o próprio Trello) e envia notificações automáticas previamente programadas para determinados horários, como lembretes e avisos.

PARA ARMAZENAR E COMPARTILHAR DOCUMENTOS

São vários os sites que oferecem o compartilhamento de arquivos em nuvem. Dentre os mais comuns estão nomes como:

  • DropBox;
  • WeTransfer;
  • SendSpace;
  • 4Shared.

No entanto, se você precisa de um pacote mais voltado à criação, compartilhamento e edição de documentos, planilhas e apresentações, opte pelo Google Drive.

Amplamente utilizado mundo afora, o Drive é seguro e também trabalha com o armazenamento em nuvem. A grande vantagem é que a plataforma elimina qualquer empecilho geográfico. Todos os documentos salvos podem ser acessados a partir de qualquer dispositivo e por qualquer pessoa ou grupo de pessoas autorizadas, mediante conexão online.

Com alterações e publicações feitas em tempo real, não há confusão quanto a última versão atualizada, uma vez que todos trabalham sobre um único documento – o oficial.

PARA CONTROLAR HORÁRIOS

O controle de turnos, horários de intervalo e horas extras pode ser complicado, especialmente quando o time de campo é formado por muitos profissionais. O AhGora é uma das ferramentas que trabalha com ponto eletrônico e monitoramento de acessos.

Em versões web e mobile, o aplicativo permite o gerenciamento de permanência de colaboradores e terceiros no ambiente corporativo, através de meios mecânicos (como portões e cancelas) ou eletrônicos (como catracas, fechaduras e leitura biométrica).

A batida de ponto online pode ser programada de acordo com diferentes tipos de jornadas e escalas, com gestão flexível e visualizações em tempo real.

PARA OTIMIZAR RECURSOS

A ContaAzul oferece soluções para varejo, contadores e para todos aqueles que desejam otimizar a gestão financeira da empresa. O grupo trabalha com frente de caixa online, emissão de boletos e notas fiscais, conciliação bancária e integração contábil.

Os planos e preços disponíveis variam de acordo com a área de atuação e o porte do negócio, com opções personalizadas para autônomos, micros, pequenos e médios empresários.

Para varejistas, a plataforma integra pagamentos, recebimentos, notas, bancos e contabilidade. O controle de estoque online também é uma possibilidade, assim como a emissão de relatórios de clientes, despesas, serviços, faturamento, entre outros.

PARA REUNIÕES REMOTAS

Mediante a tantos compromissos e, muitas vezes, com times distribuídos em diversos pontos da cidade ou até mesmo do país, fica difícil reunir todos os colaboradores no escritório, no mesmo horário.

Fazer reuniões e planejar os próximos passos ficou mais fácil com a transformação digital. Plataformas que funcionam 100% online permitem conversas via chat, áudio ou vídeo, até mesmo com quem está em outro continente.

O Google Hangouts é uma das opções mais disseminadas globalmente. A plataforma oferece voz e videochamadas gratuitas entre duas ou mais pessoas, com a possibilidade de compartilhamento de tela e gravação do histórico de mensagens.

Outra ferramenta que permite a comunicação via áudio ou vídeo é a Appear.in. A versão PRO permite incluir até 12 pessoas em uma mesma transmissão e a criação de um ambiente para chat é gratuita, sem exigir cadastro.

PARA PLANEJAR AÇÕES DE VENDAS

Eventos sazonais e promoções esporádicas precisam de planejamento prévio. Não há melhor amiga para o trade marketing que não seja a boa e indispensável agenda. O contra das versões impressas é que elas podem ser esquecidas, perdidas ou até danificadas.

Planejar ações de vendas e incentivos no Google Calendar é uma forma fácil de visualizar o calendário anual da marca, ser informado sobre feriados e datas comemorativas, enxergar os compromissos agendados por colegas de trabalho, marcar reuniões e até mesmo verificar quais são as salas disponíveis no dia e horário escolhidos.

Não sabe quando o supervisor estará disponível para a próxima ação de trade? Combine as duas agendas, verifique os horários livres, escolha um ponto de encontro e envie uma notificação automática para que ele saiba que tem compromisso marcado com você.

PARA GESTÃO ESPECIALIZADA EM TRADE MARKETING

Estratégias de execução no ponto de venda são facilmente traçadas com o Involves Stage, um aplicativo destinado a todas as etapas e equipes de trade marketing.

Através de informações enviadas pelo promotor diretamente do PDV, o sistema consegue compilar e analisar dados, assim como mensurar resultados, com a emissão de relatórios completos e dashboard de desempenho em tempo real.

O software ainda integra os vários recursos mencionados anteriormente em um só lugar. Outras funcionalidades do aplicativo incluem alertas automatizados, formulários de pesquisa, gestão da equipe externa, ponto eletrônico integrado, roteirização de visitas e API de integração com outras plataformas já utilizadas na gestão de trade marketing. Além do back-office, a solução otimiza a produtividade da equipe de campo.

Existe também a possibilidade de upgrades de funcionalidades para Business Intelligence, ponto eletrônico e a Loja Perfeita, recurso para personalizar a estratégia no ponto de venda. O usuário pode definir os pilares essenciais para mensuração da performance no PDV, estabelecendo uma pontuação que garante a visibilidade da situação da execução em cada loja.

PARA FORTALECER VÍNCULOS

Trabalhar com meritocracia e reconhecimento é um dos pontos-chave para manter colaboradores, sejam eles do back-office ou de campo, satisfeitos e motivados. A Qulture Rocks é uma plataforma customizada dedicada à gestão de desempenho que permite o envio contínuo de feedbacks e o alinhamento de metas baseadas em competências individuais.

Assim, fica mais fácil decidir quem deve ser promovido ou realocado, pedir ou oferecer críticas construtivas para colegas, líderes ou liderados, motivar ações e decisões, assim como acompanhar o andamento de processos e objetivos.

Bem, se depois de entrevistar mais de 11 mil líderes de negócios em 124 países a Deloitte descobriu que as empresas são julgadas pelo tratamento que oferecem aos próprios colaboradores e pelo impacto que têm na sociedade como um todo, saber as melhores formas de atrair e manter talentos se tornou tendência global.

“O mundo do trabalho passa por transformações drásticas impulsionadas por inovações tecnológicas, mudanças demográficas e aumento das expectativas dos talentos. Recentemente, também tem sido observado a necessidade de ajustes profundos na forma como as organizações se estruturam e, principalmente, o papel delas diante da sociedade.”

Organizar e otimizar processos no ambiente corporativo, incluindo a coordenação eficaz de equipes, são tópicos obrigatórios na rotina de qualquer empresa – e a área de trade marketing não fica de fora.

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