Gestão de rotas de promotores: como ser mais eficiente?

escrito por Vinicius Duarte Última atualização: 23 janeiro, 2020
Gestão de rotas de promotores: como ser mais eficiente?

Você já parou para pensar na influência que a gestão de rotas de promotores tem sobre a sua operação? Ela pode ter cinco ou 2500 colaboradores. Se você não dá importância para a roteirização de equipes externas, o saldo negativo pode consumir uma parcela considerável do lucro da sua empresa.

A falta de clareza sobre as informações relacionadas à rotina da equipe externa esconde problemas como a ruptura e a atuação da concorrência. Sem a comprovação de visitas em loja, você compromete o crescimento da marca exclusivamente por não desenvolver e acompanhar os roteiros de forma estratégica.

Neste texto, você descobrirá como uma tecnologia facilita a criação e o mapeamento de produtividade dos roteiros que você planeja para seu time de campo. Vamos iniciar com algumas dicas fundamentais para o êxito desse processo. 

3 DICAS IMPORTANTES PARA A GESTÃO DE ROTAS DE PROMOTORES

A roteirização ocupa uma grande parcela das atividades de rotina de um profissional de back-office. São muitos os fatores que podem fazer uma grande diferença na produtividade da equipe. Por isso, separamos algumas dicas que podem ajudar supervisores e coordenadores nessa missão.

Vamos lá?

#1 Defina uma missão para o colaborador

Não adianta ter um promotor em um ponto de venda se você não tem clareza do que espera do trabalho dele. A tecnologia demonstrará o que precisa ser otimizado, mas sua empresa precisa ter um papel muito claro e definido para esses profissionais.

O profissional sai de casa para aumentar o relacionamento com o shopper e os funcionários das lojas ou precisa focar em criatividade para expor a marca que representa de maneira mais efetiva?

Só você pode definir essa estratégia!

#2 Leve em consideração o último PDV no roteiro

As empresas adotam diferentes estratégias para planejar o atendimento ao ponto de venda. Porém, uma simples mudança pode aumentar consideravelmente a produtividade do promotor: deixar os últimos PDVs da sua jornada o mais próximo de sua residência.

Lembre-se: na hora de voltar para casa, o colaborador precisa estar próximo à sua residência.

O promotor de vendas precisa perder o menor tempo possível em deslocamentos. Essa é uma das principais razões que leva empresas de todas as configurações e modelos de negócio a implementarem um sistema. É o caso do Involves Stage, software especializado utilizado por mais de 400 companhias em 21 países.

#3 Empodere o promotor

O fato de passar a maior parte do tempo longe da empresa pode desmotivar o colaborador de equipes externas. Por isso, além de garantir o roteiro mais adequado e otimizado, é fundamental que você ofereça todas as ferramentas necessárias para ele cumprir a jornada com o menor esforço possível.

Seja oferecendo um guia de execução detalhado ou ouvindo atenciosamente as sugestões que o promotor traz do campo, o desafio diário de quem coordena um time de campo torna-se muito mais fácil se a comunicação é simples, clara e empática.

A tecnologia pode até oferecer o melhor roteiro, mas o cumprimento dele ainda passa pela aprovação humana e, neste caso, os resultados da sua empresa também.

A INFLUÊNCIA DA GESTÃO DE ROTAS DE PROMOTORES NOS RESULTADOS

A Bio Capilar, distribuidora da região de Fortaleza, começou a encontrar algumas respostas a partir de 2014, logo depois de fechar a implantação de uma tecnologia de trade marketing – o Involves Stage – em sua equipe de promotores. Não precisou de muito tempo para a empresa perceber os efeitos da otimização de 40% dos roteiros da equipe de campo.

Demóstenes Martins, um dos gestores que acompanhou a evolução do software no time da BioCapilar, entende que um dos primeiros efeitos foi a melhoria na qualidade de vida dos colaboradores. Isso ficava claro por alguns motivos.  

Com os promotores confiantes no roteiro proposto pelo back-office, a equipe perdia menos tempo no trânsito e atuava em um perímetro que oferecia o melhor retorno para sua residência.

Automaticamente, as colaboradoras perceberam que o roteiro era criado para que se realizassem o trabalho com qualidade nos pontos de venda que demandavam maior atenção. O Involves Stage passou a ser uma ferramenta de trabalho importante na rotina.

Não importa se o colaborador faz três ou 13 visitas por dia: garantir a produtividade esperada da equipe de campo e a disponibilidade de seus produtos passa diretamente por informações centralizadas e mapeáveis pelo back-office. Essa é a lição que você deve fixar no seu entendimento sobre o roteiro e quem você precisa munir de informações neste processo.

COMO CRIAR UM ROTEIRO NO INVOLVES STAGE?

A construção do roteiro de visitas integrado à plataforma dedicada ao gerenciamento das informações da execução é um grande passo em performance.

Criar um roteiro no Involves Stage é simples e o profissional do back-office garante uma visão integrada de todos os pontos da execução pelo time de campo.

Os pilares para a criação do roteiro são os seguintes:

  1. Definir a área de abrangência do promotor;
  2. Verificar se há outros promotores na mesma região;
  3. Considerar a periodicidade das visitas a cada um dos PDVs.

Se você quiser saber como construir um roteiro fixo para sua equipe externa, assista ao vídeo. Ele é um passo a passo para você entender como é fácil gerenciar os roteiros com o Involves Stage.

Há ainda a opção de otimizar o roteiro da equipe de campo levando em consideração informações integradas a partir do Moovit, um aplicativo gratuito de mobilidade urbana que oferece informação de trânsito e transporte público em tempo real.

Integrado ao Involves Stage, o módulo permite que os pontos de vendas georreferenciados no sistema sejam otimizados de acordo com a melhor rota para cada colaborador.

CONVERSE COM UM ESPECIALISTA

Você pode fazer todas essas descobertas por si só, mas quanto tempo pode ser economizado se você aproveitar a oportunidade de dividir as suas dúvidas com um especialista em roteirização de equipes externas? Essa possibilidade existe e, o melhor, de forma gratuita.

Você pode reservar um horário com um especialista em trade marketing. Um bate-papo pode ser muito valioso para a sua gestão:

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