Gestão de rotas na prática com uma tecnologia especializada

escrito por Vinicius Duarte Última atualização: 28 fevereiro, 2019
Gestão de rotas na prática com uma tecnologia especializada

Você já parou para pensar na influência que a gestão de rotas tem sobre a sua operação? Ela pode ter cinco ou 2500 colaboradores. Se você não dá importância para a roteirização de equipes externas, o saldo negativo pode consumir uma parcela considerável do lucro da sua empresa.

A falta de clareza sobre as informações relacionadas à rotina da equipe externa esconde problemas como a ruptura e a atuação da concorrência. Sem a comprovação de visitas em loja, você compromete o crescimento da marca exclusivamente por não desenvolver e acompanhar os roteiros de forma estratégica.

Neste texto, você descobrirá como uma tecnologia facilita a criação e o mapeamento de produtividade dos roteiros que você planeja para seu time de campo. Vamos iniciar com algumas dicas fundamentais para o êxito desse processo. 

3 DICAS IMPORTANTES PARA A ROTEIRIZAÇÃO DE EQUIPES EXTERNAS

A roteirização ocupa uma grande parcela das atividades de rotina de um profissional de backoffice. São muitos os fatores que podem fazer uma grande diferença na produtividade da equipe. Por isso, separamos algumas dicas que podem ajudar supervisores e coordenadores nessa missão.

Vamos lá?

#1 Defina uma missão para o colaborador

Não adianta ter um promotor em um ponto de venda se você não tem clareza do que espera do trabalho dele. A tecnologia demonstrará o que precisa ser otimizado, mas sua empresa precisa ter um papel muito claro e definido para esses profissionais.

O profissional sai de casa para aumentar o relacionamento com o shopper e os funcionários das lojas ou precisa focar em criatividade para expor a marca que representa de maneira mais efetiva?

Só você pode definir essa estratégia!

#2 Leve em consideração o último PDV no roteiro

As empresas adotam diferentes estratégias para planejar o atendimento ao ponto de venda. Porém, uma simples mudança pode aumentar consideravelmente a produtividade do promotor: deixar os últimos PDVs da sua jornada o mais próximo de sua residência.

Não se esqueça: na hora de voltar para casa, o colaborador precisa estar próximo à sua residência.

O promotor de vendas precisa perder o menor tempo possível em deslocamentos. Essa é uma das principais razões que leva empresas de todas as configurações e modelos de negócio a implementarem um sistema. É o caso do Agile Promoter, tecnologia utilizada por mais de 300 companhias em mais de 18 países.

#3 Empodere o promotor

O fato de passar a maior parte do tempo longe da empresa pode desmotivar o colaborador de equipes externas. Por isso, além de garantir o roteiro mais adequado e otimizado, é fundamental que você ofereça todas as ferramentas necessárias para ele cumprir a jornada com o menor esforço possível.

Seja oferecendo um guia de execução detalhado ou ouvindo atenciosamente as sugestões que o promotor traz do campo, o desafio diário de quem coordena um time de campo torna-se muito mais fácil se a comunicação é simples, clara e empática.

A tecnologia pode até oferecer o melhor roteiro, mas o cumprimento dele ainda passa pela aprovação humana e, neste caso, os resultados da sua empresa também.

QUAL É A INFLUÊNCIA DA ROTEIRIZAÇÃO NOS SEUS RESULTADOS?

A Bio Capilar, distribuidora da região de Fortaleza, começou a encontrar algumas respostas a partir de 2014, logo depois de fechar a implantação de uma tecnologia de trade marketing – o Agile Promoter – em sua equipe de promotoras. Não precisou de muito tempo para a empresa perceber os efeitos da otimização de 40% dos roteiros da equipe de campo.

Demóstenes Martins, um dos gestores que acompanhou a evolução do software no time da BioCapilar, entende que um dos primeiros efeitos foi a melhoria na qualidade de vida dos colaboradores. Isso ficava claro por alguns motivos.  

Com os promotores confiantes no roteiro proposto pelo backoffice, a equipe perdia menos tempo no trânsito e atuava em um perímetro que oferecia o melhor retorno para sua residência.

Automaticamente, as colaboradoras perceberam que o roteiro era criado para que se realizassem o trabalho com qualidade nos pontos de venda que demandavam maior atenção. O Agile Promoter passou a ser uma ferramenta de trabalho importante na rotina.

Não importa se o colaborador faz três ou 13 visitas por dia: garantir a produtividade esperada da equipe de campo e a disponibilidade de seus produtos passa diretamente por informações centralizadas e mapeáveis pelo backoffice. Essa é a lição que você deve fixar no seu entendimento sobre o roteiro e quem você precisa munir de informações neste processo.

COMO CRIAR UM ROTEIRO NO AGILE PROMOTER?

A construção do roteiro de visitas integrado à plataforma dedicada ao gerenciamento das informações da execução é um grande passo em performance.

Criar um roteiro no Agile Promoter é simples e o profissional do backoffice garante uma visão integrada de todos os pontos da execução pelo time de campo.

Os pilares para a criação do roteiro são os seguintes:

  1. Definir a área de abrangência do promotor;
  2. Verificar se há outros promotores na mesma região;
  3. Considerar a periodicidade das visitas à cada um dos PDVs.

Se você quiser saber como construir um roteiro fixo para sua equipe externa, assista ao vídeo. Ele é um passo a passo para você entender como é fácil gerenciar os roteiros com o Agile Promoter.

Há ainda a opção de otimizar o roteiro da equipe de campo levando em consideração informações integradas a partir do Moovit, um aplicativo gratuito de mobilidade urbana que oferece informação de trânsito e transporte público em tempo real.

Integrado ao Agile Promoter, o módulo permite que os pontos de vendas georreferenciados no sistema sejam otimizados de acordo com a melhor rota para cada colaborador.

CONVERSE COM UM ESPECIALISTA

Você pode fazer todas essas descobertas sozinho, mas quanto tempo pode ser economizado se você aproveitar a oportunidade de dividir as suas dúvidas com um especialista em roteirização de equipes externas? Essa possibilidade existe e, o melhor, de forma gratuita.

Você pode reservar um horário com um especialista em trade marketing. Um bate-papo pode ser muito valioso para a sua gestão:

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