O que é geração Millennial ou geração Y

escrito por Eduardo Silva Última atualização: 30 janeiro, 2020
O que é geração Millennial ou geração Y

Shopper mais exigente, omnicanal (ou omnichannel), necessidade de inovar. A edição da National Retail Federation de 2016 – principal feira de varejo do mundo – debateu principalmente a mudança cultural em processo no varejo atual. O perfil em destaque é o público millennial.

A geração nasceu nos anos 90 (conhecida também por Geração Y) e vem mudando constantemente os hábitos de consumo. Tal fato se torna ainda mais desafiador diante do cenário crítico da economia e da alta competitividade de mercado.

Uma das principais recomendações feitas durante a NRF 2016 aponta um critério seletivo do público millennial. Estão mais impacientes, em constante busca pela alta qualidade em tudo e o mais importante: sempre conectados.

Isso significa que a mesma tecnologia que está remodelando o comportamento de compra também pode e deve ser uma importante aliada do branding.

PÚBLICO MILLENNIAL E A EXPERIÊNCIA ONLINE E OFFLINE

De acordo com o blog "O Negócio do Varejo", quem não entregar uma boa experiência no mobile estará fora do jogo. Diariamente, estatísticas apontam que essa geração permanece conectada por, pelo menos, 4 horas e 31 minutos por dia.  

Este foi um dos dez insights de mais destaque citados por Eduardo e Alberto Sarrentino, diretores técnicos da delegação BTR Varese que acompanharam a última edição da NRF.

Se há cinco anos o trabalho do trade marketing consistia em atrair a atenção e mudar a decisão do shopper no PDV, hoje o público millennial já chega no ambiente de compra com uma escolha pré-determinada. O que não quer dizer que isso não pode mudar.

Nota-se a formação de um cenário de complementaridade, em que ações online serão impulsionadoras para todos os setores do marketing, mas principalmente no trade, proporcionando uma experiência in store mais completa.

Uma pesquisa do Instituto Nielsen revela que o nível de influência na compra por parte do público millennial vem superando a cada dia os boomers (50-64 anos). Apesar de serem maioria e de apresentarem crescimento em termos quantitativos, a Geração Y detém maior poder de compra.

público millennial

BUSQUE INFORMAÇÕES SOBRE OS SEU CLIENTE

Para resolver a questão e acompanhar as tendências do futuro, somente uma fórmula possibilita acertos, citada por Tony Hsieh, empresário da Zappos, durante a NRF 2016. “Faça pesquisa com seu cliente, você vai identificar como vender mais pra ele mesmo”.

Precisamos destacar que, apesar de superconectada, a geração millennial prefere as compras em lojas físicas. Nada ainda substitui, para eles, a interação de um vendedor recomendando, repassando sua experiência e informações sobre o produto ou serviço. 

Uma pesquisa feita pelo Banco Neon e publicada pela Revista Época comprovou que 70% das compras feitas por 25 mil jovens com idades entre 18 e 35 anos de todo o Brasil ocorreram em estabelecimentos comerciais. O Grupo Abril também realizou uma pesquisa que comparou a geração X (pessoas nascidas no início dos anos 60 e meados dos anos 80) aos millennials. Um dos pontos de destaque é a relação estabelecida com os produtos. 

Enquanto a geração X costuma analisar mais as características e prefere simulações do serviço, a geração Y é mais idealista e está aberta a causas modernas de sustentabilidade e diversidade de gênero. 

O resultado para os especialistas é um consumidor mais ativo. O importante é aproveitar os recursos que a internet disponibiliza para trabalhar a marca de forma criativa e atuar de forma transversal. 

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