O que é Field Marketing?

escrito por Eduardo Silva Última atualização: 20 abril, 2020
O que é Field Marketing?

Field Marketing significa marketing de campo, em tradução literal. É um dos principais responsáveis pelas estratégias e ações no ambiente de compra. Se bem aplicado, contribui positivamente para aumento de vendas e merchandising.

O que é o “campo” do Field Marketing?

Entende-se por “campo” o ambiente do varejo e áreas públicas. Qualquer local que referencie o ponto de venda pode ser entendido como um campo de execução das atividades de marketing.

Agora que você já sabe o significado de Field Marketing, vamos nos aprofundar um pouco no tema e dissertar sobre:

  • As principais táticas de Field Marketing
  • Field Marketing vs marketing tradicional
  • A rotina e o Field Marketing

AS PRINCIPAIS TÁTICAS DE FIELD MARKETING

Uma campanha bem estruturada de Field Marketing pode utilizar diversas táticas diferentes de marketing, como:

Exposições

As exposições servem para evidenciar ou informar o shopper de um determinado produto ou serviço. São ações realizadas em PDVs com grande concentração de pessoas. Seu objetivo é a descoberta e experimentação do produto ou serviço. Afinal, quem nunca comprou algo assim que experimentou ou conheceu no supermercado, que atire a primeira pedra.

field marketing no brasil

Exposição da Whiskas.

Ações promocionais

Segundo a Associação de Marketing Promocional (AMPRO), as ações de marketing promocional envolvem toda a comunicação de uma marca que busca ampliar seu valor por meio de técnicas promocionais e pontos de contato que ativem a compra. Em resumo, é uma abordagem que visa divulgar a marca, vender produtos e engajar pessoas.

field marketing e trade marketing

Ação promocional do Sprite.

Merchandising

Merchandising é o conjunto de operações efetuadas dentro do PDV, neste sentido, o Field Marketing pode atuar como suporte para o time de merchandising visando colocar o produto certo, na quantidade certa, com preço certo, no tempo certo, com apresentação visual impecável e dentro de uma exposição correta.

Para saber mais sobre vendas e merchandising, acesse aqui. 

significado de field marketing

Merchandising no canal farma.

FIELD MARKETING vs MARKETING PROMOCIONAL

Antes de entrar nessa briga, devo alertá-lo: não há combate algum. 

O Field Marketing não deve ser algo que busque substituir o marketing promocional, mas sim agir como um complemento, principalmente quando falamos de equipes de vendas, setor de marketing e, claro, o trade marketing.

Para as companhias, o marketing é sobre a aproximação de suas marcas aos seus clientes, desde a concepção do branding de um produto até as campanhas de conscientização da marca, passando por promoções e vendas. ​Neste sentido, o Field Marketing deve ser parte essencial de qualquer campanha de marketing em que haja a interação direta com os clientes.

Gostaria de compartilhar com você dois exemplos de como o trade pode usar o Field Marketing ao lado de iniciativas de marketing promocional para maximizar os resultados:

SETOR DE BEBIDAS ALCOÓLICAS

Uma marca de cerveja direciona a sua comunicação e anuncia em eventos esportivos, principalmente no futebol. Os consumidores, quando em compras, serão mais propensos a parar e provar a bebida a que acabaram de assistir durante o último jogo. É uma ótima oportunidade de aproveitar a situação com a exposição de produtos no PDV para impactar e capitalizar o interesse destes shoppers no checkout.

FOOD TRUCK

Depois de investir uma grande parte de seu orçamento de marketing em novas placas e anúncios para uma grande rede de supermercados, uma empresa de lanches nos moldes do popular Food Truck não via os resultados que esperava. Em seguida, enviou sua equipe de Field Marketing para auditar e ajustar essas peças publicitárias conforme necessário. Depois de encontrar e corrigir alguns erros importantes, a empresa recuperou sua posição e visibilidade perante aos shoppers, e suas vendas nesses locais foram garantidas. A auditoria é um processo importante do Field Marketing, demonstrando que ele nem sempre ocorre na direção marca -> cliente.

Claro que essas iniciativas são exemplos para deixar mais didático o nosso conteúdo, mas você pode conferir estas aplicações no dia a dia e, inclusive, descobrir novas aplicações do uso do Field Marketing. Para isso é bem simples, é só ir para o “campo”.

O FIELD MARKETING PODE QUEBRAR A ROTINA

É válido lembrar que o Field Marketing não é somente um complemento das iniciativas de marketing, mas também oferece às empresas algo único: agilidade.

Planejar e executar campanhas de trade leva tempo. Mas depois de meses de planejamento, o que poderia dar errado pode ser rapidamente consertado por meio do Field Marketing.

Tradicionalmente, as empresas precisam esperar até o fim de uma campanha para analisar os resultados. Quando executado corretamente, o Field Marketing quebra essa rotina, permitindo que as empresas coletem e analisem dados sobre suas campanhas de forma mais rápida e efetiva.

E você, como tem aplicado o Field Marketing? Qual a sua opinião ou contribuição sobre o assunto? Não esqueça de deixar sua mensagem no espaço dos comentários, assim a discussão sobre o tema só tende a enriquecer.

CTA glossario de trade marketing

1 comentários

Luan Emílio 13 abril, 2018 - 16:01

Ótimo texto Eduardo, na minha opinião uma forma de utilizar o field marketing de forma eficiente é manter toda a equipe alinhada e com olhar atento sobre o retorno esperado. Acredito que quando a equipe de vendas tem um breve treinamento sobre o que o gestor espera da ação fica mais fácil aplicar as correções necessárias quando existe um feedback entre equipe de vendas x gestor.

Reply

Deixe seu comentário