Involves Club
  • Home
  • Impactos da Covid-19 no Varejo
  • Especiais
    • O que é PDV?

  • Blog
    • Como clientes Involves aumentam o sell-out com tecnologia:…

      PANDEMIA NO VAREJO: COMO O INVOLVES STAGE TORNOU-SE…

      Lições da pandemia para 2021: a transformação no…

      Qualidade de dados no Trade: como a Quatá…

      5 benefícios da inteligência artificial no varejo

      Coleta de dados e informações: por que é…

      Estratégia Omnichannel: 5 motivos para ter uma

  • Materiais Educativos
    • All AEx eBook Ferramentas TradeCast TradeDrops

      Calendário Promocional 2021: faça o download e comece…

      Reconhecimento por Imagem na prática: o case de…

      Definir sortimento de produtos: como ter sucesso no…

      Estratégias para a nova realidade do varejo

      Calendário promocional de trade marketing: baixe a versão…

      [Ebook] As melhores estratégias para o gerenciamento por…

      AEx 2018 – Palestra Fabio Ribeiro [Panasonic]

      Como o Magazine Luiza tornou-se o maior brandchannel…

      AEx 2018 – Palestra Felipe Mendes [GfK]

      AEx 2018 – Palestra Thiago Cunha [McDonald’s]

      AEx 2018 – Palestra Annette de Castro [Mallory]

      AEX 2017 – PALESTRA MARCUS DE JESUS [M….

      Definir sortimento de produtos: como ter sucesso no…

      [Ebook] As melhores estratégias para o gerenciamento por…

      [Ebook] Efeitos do coronavírus no varejo – Pesquisa…

      [ebook] Loja Perfeita: missão do trade marketing

      Revista Involves

      O glossário completo do trade marketing

      Calendário Promocional 2021: faça o download e comece…

      Calendário promocional de trade marketing: baixe a versão…

      Infográfico: como medir o resultado do trade marketing?

      Calendário promocional 2020: faça seu planejamento

      Ponto extra no PDV: o que é e…

      Tudo para uma boa execução de planograma

      Reconhecimento por Imagem na prática: o case de…

      Estratégias para a nova realidade do varejo

      Dicas de PDV: como se destacar com merchandising…

      Covid-19 no Varejo: como minimizar impactos no PDV?

      Quais as vantagens do reconhecimento de imagens no…

      Benefícios do BI no trade marketing

      TradeDrops #22 – Quais são os 4 principais…

      TradeDrops #21 – Como definir o público-alvo de…

      TradeDrops #20 – Aplicativo de Trade Marketing

      TradeDrops #19 – Como definir o Mix de…

      TradeDrops #18 – Custos de uma operação de…

      TradeDrops #17 – Trade Marketing para Serviços

  • Sobre
  • Faça Parte
  • Login

Involves Club

  • Home
  • Impactos da Covid-19 no Varejo
  • Especiais
    • O que é PDV?

  • Blog
    • Como clientes Involves aumentam o sell-out com tecnologia:…

      PANDEMIA NO VAREJO: COMO O INVOLVES STAGE TORNOU-SE…

      Lições da pandemia para 2021: a transformação no…

      Qualidade de dados no Trade: como a Quatá…

      5 benefícios da inteligência artificial no varejo

      Coleta de dados e informações: por que é…

      Estratégia Omnichannel: 5 motivos para ter uma

  • Materiais Educativos
    • All AEx eBook Ferramentas TradeCast TradeDrops

      Calendário Promocional 2021: faça o download e comece…

      Reconhecimento por Imagem na prática: o case de…

      Definir sortimento de produtos: como ter sucesso no…

      Estratégias para a nova realidade do varejo

      Calendário promocional de trade marketing: baixe a versão…

      [Ebook] As melhores estratégias para o gerenciamento por…

      AEx 2018 – Palestra Fabio Ribeiro [Panasonic]

      Como o Magazine Luiza tornou-se o maior brandchannel…

      AEx 2018 – Palestra Felipe Mendes [GfK]

      AEx 2018 – Palestra Thiago Cunha [McDonald’s]

      AEx 2018 – Palestra Annette de Castro [Mallory]

      AEX 2017 – PALESTRA MARCUS DE JESUS [M….

      Definir sortimento de produtos: como ter sucesso no…

      [Ebook] As melhores estratégias para o gerenciamento por…

      [Ebook] Efeitos do coronavírus no varejo – Pesquisa…

      [ebook] Loja Perfeita: missão do trade marketing

      Revista Involves

      O glossário completo do trade marketing

      Calendário Promocional 2021: faça o download e comece…

      Calendário promocional de trade marketing: baixe a versão…

      Infográfico: como medir o resultado do trade marketing?

      Calendário promocional 2020: faça seu planejamento

      Ponto extra no PDV: o que é e…

      Tudo para uma boa execução de planograma

      Reconhecimento por Imagem na prática: o case de…

      Estratégias para a nova realidade do varejo

      Dicas de PDV: como se destacar com merchandising…

      Covid-19 no Varejo: como minimizar impactos no PDV?

      Quais as vantagens do reconhecimento de imagens no…

      Benefícios do BI no trade marketing

      TradeDrops #22 – Quais são os 4 principais…

      TradeDrops #21 – Como definir o público-alvo de…

      TradeDrops #20 – Aplicativo de Trade Marketing

      TradeDrops #19 – Como definir o Mix de…

      TradeDrops #18 – Custos de uma operação de…

      TradeDrops #17 – Trade Marketing para Serviços

  • Sobre
  • Faça Parte
  • Login
Blog

Estratégias da Bettanin para o mercado de higiene e limpeza

escrito por Última atualização: 21 janeiro, 2020
Estratégias da Bettanin para o mercado de higiene e limpeza

A representatividade do consumidor para uma marca é clara. Ela pode funcionar melhor ainda quando merchandising e produto caminham juntos. Escolhemos um exemplo com estratégias para o mercado de higiene e limpeza para comprovar isso.

O que você diria se entrasse em uma loja de cash&carry - ou atacarejo - e se deparasse com uma garrafa de espumante suspensa no teto?

A primeira impressão certamente seria de uma promoção especial da bebida na loja. Porém, ao se aproximar, entenderia que na realidade a exposição era de uma marca de produtos de limpeza.

Em seguida, você iria reparar nas cores, em um balão com um cesto formado por vassouras empilhadas, além das que foram penduradas no teto. Criativo e inusitado.

estratégias para o mercado de higiene e limpeza

Foi a forma que a Bettanin encontrou para celebrar os 70 anos da empresa e expor a linha de produtos Noviça. Um convite à escolha do shopper no ponto de venda. Responsável pela idealização e execução do projeto na Macromix, o supervisor de merchandising, Rafael Ramos, explicou à equipe do Involves Club como foi a negociação.

Para tornar ideias como essa possíveis, a companhia mantém projetos para premiar pontos de venda que se destacam.

O gerente de loja da Macromix Atacado, Adair José Gatto, contou que a parceria com a Bettanin já é sucesso: "No ano passado, nós fizemos um trabalho na loja também e foi destaque a nível Brasil na Bettanin. Buscamos o bicampeonato neste ano! A gente conversa muito com os supervisores e promotores que vêm na loja. Um ajuda o outro e quem acaba ganhando com isso é o nosso cliente com exposição e preços".

O merchandising não só mostra como as chances de conversões aumentam, mas também o quanto isso representa no fortalecimento da relação entre a indústria e o varejo.

PARA GARANTIR O CARRINHO CHEIO

Diante da constante instabilidade do mercado atual, o consumidor é a solução para tantas incógnitas e oscilações em vendas. Pesquisas da Nielsen apontam que mais de 40% das famílias brasileiras trocaram, em 2016, marcas caras pelas mais baratas. Isso foi recorrente nas categorias incluídas nas cestas de alimentos, higiene e limpeza.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, 22% dos brasileiros resistiram e mantiveram as marcas preferidas independente do valor, mas compraram menos.

Números divulgados pela Kantar Worldpanel em maio de 2017, deram indícios da possibilidade de alta no consumo neste ano. O destaque foi para a cesta de limpeza, com previsão de apresentar o melhor desempenho do ano. Na opinião dos especialistas, será a principal responsável por aumentar em 1,7% o consumo total no período.

De acordo com o artigo da analista de Mercado, FMCG e Comportamento do Consumidor, Christine Pereira, a recuperação e retomada econômica iniciará pelos lares com uma a duas pessoas. Quando o assunto é canais, o atacarejo apresentou o maior crescimento entre os canais de compra, com aumento estimado em 17,3% em volume.

ESTRATÉGIAS PARA O MERCADO DE HIGIENE E LIMPEZA

Acompanhar o desempenho e a procura do consumidor no PDV faz a diferença para a Bettanin.

O gerente de trade marketing e merchandising da empresa, César Duro, afirma que o departamento é o responsável por articular as oportunidades de produto e garantir a execução das estratégias para o mercado de higiene e limpeza.

O trade participa de lançamentos e de análises que compreendem shopper, varejo, rentabilidade de clientes, proposta por mix de produtos e revisão de portfólio.

Além de a gente estudar o consumidor através do departamento de marketing, a gente estuda principalmente o varejo, né, complementa Duro.

O varejo nos apontou a grande oportunidade para aplicar novas estratégias para o mercado de higiene e limpeza. E através da nossa força que a gente já tem dentro do setor, fazia todo sentido a gente trazer essa oferta como diferencial para o varejo.

Então, com os estudos que recebemos do marketing a gente desenvolveu também algumas soluções para que a gente possa estar oferecendo mais rentabilidade e mais opção pro nosso cliente varejista.

César se referiu durante a entrevista à linha de desodorizadores sanitários, Sanilux. A novidade representou um marco para o aniversário de 70 anos da Bettanin.

O foco atual da marca tem sido conquistar espaço diante da concorrência.

TECNOLOGIA E GESTÃO PARA A EXECUÇÃO PERFEITA

Qual é, então, a melhor forma de aplicar as estratégias para o mercado de higiene e limpeza e detectar oportunidades do mercado? Para a Bettanin, a resposta é unir tecnologia e pessoas.

Tudo começou a se redesenhar nas estruturas e relações entre Trade Marketing e Comercial com a aquisição do Agile Promoter. O merchandising passou a ser melhor executado e a equipe se mostrou mais capacitada no ponto de venda.

Se, muitas vezes, a indústria acusa o varejo de oferecer resistência no repasse de informações, por que não fazer o contrário? Para Leandro, a prática dá certo. Durante a APAS Show 2017, a empresa abriu o dashboard para comprovar os resultados de desempenho de suas estratégias para o mercado de higiene e limpeza aos varejistas e distribuidores.

  • As entrevistas em vídeo foram realizadas durante a APAS Show 2017. Para saber mais informações sobre os principais segmentos da cadeia de consumo, continue acompanhando o Clube do Trade: em breve, mais novidades e conteúdos exclusivos sobre o trade marketing no ponto de venda.

  • faça parte do club

    Faça parte do Clube!

    O cadastro é gratuito e garante acesso a materiais exclusivos para profissionais de trade marketing.

    FAÇA PARTE AGORA
IndústriaLimpezaMerchandisingVarejo
0 comentários
1
Facebook Twitter Google + Pinterest
Rodrigo Lamin

Deixe seu comentário Cancel Reply

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos?

Inscreva-se para receber por e-mail e em primeira mão conteúdos sobre Trade Marketing e Varejo.

eBooks

  • 1

    Guia de execução para o PDV: como alinhar estratégias e equipe de campo

    28 março, 2016
  • 2

    O guia definitivo do trade marketing

    11 junho, 2018
  • 3

    O glossário completo do trade marketing

    11 dezembro, 2018
  • 4

    Pesquisa Trade Insight: confira os resultados

    19 setembro, 2018

Ferramentas

  • 1

    Calendário Promocional 2021: faça o download e comece seu planejamento

    10 dezembro, 2020
  • 2

    Baixe agora: modelo de calendário promocional

    17 janeiro, 2019
  • 3

    Calendário promocional 2020: faça seu planejamento

    27 novembro, 2019
  • 4

    A história do trade marketing no Brasil

    18 dezembro, 2018
  • Você provavelmente já sabe o que é PDV
  • Os principais tipos de PDV
  • Por que o PDV é importante?
  • Definindo uma estratégia para cada PDV
  • Gestão de PDV: Dados + Tecnologia
  • Nossos últimos dois segundos
  • Facebook
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email
Footer Logo

© 2016 Uma iniciativa clube do trade marketing

Conteúdo exclusivo
para membros!
Já é membro? Clube do Trade Marketing Login
Novo no clube? Clube do Trade Cadastrar-se
Faça parte da maior comunidade
de Trade Marketing do Brasil

  • Clube do Trade MarketingAcesso gratuito
  • Clube do Trade Conteúdo exclusivo
  • Clube do Trade MarketingWebinares com especialistas do mercado
  • Clube do TradeEbooks completos sobre trade marketing
  • Trade MarketingMais de 8000 membros
Clube do Trade
Login
Entrar com Facebook
Entrar com Linkedin

Esqueceu sua senha?