Equipe de trade marketing: é preciso encontrar o repertório ideal

escrito por Última atualização: 9 abril, 2019
Equipe de trade marketing: é preciso encontrar o repertório ideal

Tudo começou na época da foto abaixo, quando nem nós tínhamos clara a definição e a importância de uma equipe de trade marketing. Mais que isso: como a inspiração, a qual tanto dependíamos na época da banda, era fundamental para milhares de profissionais que criam e executam ações no ponto de venda.

equipe-de-trade-marketing

Se você acompanha a Involves, deve saber que, além do trade marketing, a música pulsa em nossas veias. A Revista Exame fez até uma reportagem sobre isso. Cada projeto, assim como nosso espaço físico aqui e no escritório de São Paulo, passando pelo atendimento e a forma que compartilhamos conhecimento e soluções, tem um pouquinho de música.

Nesse post, um tanto quanto lúdico, falo dessa relação a partir de uma experiência inesquecível, que envolve o Thedy Corrêa, vocalista da banda Nenhum de Nós, e o Agile Experience. O evento, que criamos em 2015, dobrou de tamanho em relação à infraestrutura anterior.

As reuniões da produção do AEx 2016 demostraram que tínhamos um desafio e, mais uma vez, precisaríamos aliar o que vivemos nos palcos com o poder de encantamento das ações de trade marketing.

>> Google, L’Oréal, Nestlé e muitos mais: conheça a programação do AEx 2017

TRADE MARKETING NO PALCO PRINCIPAL

Participei diretamente da definição da grade de programação e do alinhamento dos temas que seriam essenciais na proposta de conteúdo do AEx 2016: gestão de equipes, sell in e sell out, Business Intelligence, ROI, entre outros que certamente permeiam a sua rotina também.

Com a grade de programação completa, nossa equipe partiu para uma das etapas mais importantes da missão de encantamento criada para quem viesse ao AEx 2016: colocar a música e o trade marketing no palco principal.

A melhor pessoa para contar essa parte da história é a Arielli, ou Li, como a chamamos por aqui. Ela é uma das jornalistas que integra a equipe do Clube e encontrou a conexão que buscamos naquele momento.

A música estimula sentidos, melhora o trabalho e provoca reflexões. Faz diferença no ponto de venda e a palestra do Thedy comprovou que a relação entre o trade marketing e os acordes é ainda mais próxima que o imaginado.

COMO INSPIRAR SUA EQUIPE DE TRADE MARKETING

Cadência, ritmo, timbre: cada elemento deve estar em harmonia para que o resultado saia como o esperado. Se durante uma composição a criatividade é essencial, não podemos dizer algo muito diferente da rotina de quem cria estratégias e ações para o PDV.

Não sei se você concorda com o Thedy, mas confesso que faz total sentido renovar as conquistas a partir de um novo ponto de vista pessoal. Assim como na releitura de uma música, a mudança de postura e entendimento sobre as atividades cotidianas pode dar um novo significado para o trabalho de profissionais que lidam com concorrência e muitas metas.

QUAL É O SEU LUGAR NA BANDA DO TRADE?

Apesar de ter a música como um valor, não obrigamos ninguém a dominar um instrumento de cordas ou percussão durante as seletivas para fazer parte da Involves. Por outro lado, sabemos que todos por aqui tem um músico favorito (e nem sempre ele é o vocalista!!!).

A equipe do Clube preparou o quadro abaixo para os “músicos do trade”. Descubra qual é o seu lugar nessa banda:

• baterista
  • baixista
  • guitarrista
  • tecladista
  • vocalista

O vocal é o porta-voz. conhece a equipe a fundo, as características de cada um e dá a voz quando o grupo precisa se manifestar. O vocalista tem que confiar na sua equipe e saber que o baterista dele é o melhor, que o baixista tem importância, que o guitarrista vai ter a sensibilidade de tocar a nota certa na hora certa e que, se algo der errado, o tecladista estará pronto para resolver.

E aí, encontrou um lugar nessa formação? Deixe o seu comentário para nós!

Quer aumentar seu repertório no trade? O cadastro do Clube do Trade é gratuito e garante acesso irrestrito a todos os nossos materiais.