Involves Club
  • Home
  • Impactos da Covid-19 no Varejo
  • Especiais
    • O que é PDV?

  • Blog
    • PANDEMIA NO VAREJO: COMO O INVOLVES STAGE TORNOU-SE…

      Lições da pandemia para 2021: a transformação no…

      Qualidade de dados no Trade: como a Quatá…

      5 benefícios da inteligência artificial no varejo

      Coleta de dados e informações: por que é…

      Estratégia Omnichannel: 5 motivos para ter uma

      Como fazer o posicionamento de produtos no ponto…

  • Materiais Educativos
    • All AEx eBook Ferramentas TradeCast TradeDrops

      Calendário Promocional 2021: faça o download e comece…

      Reconhecimento por Imagem na prática: o case de…

      Definir sortimento de produtos: como ter sucesso no…

      Estratégias para a nova realidade do varejo

      Calendário promocional de trade marketing: baixe a versão…

      [Ebook] As melhores estratégias para o gerenciamento por…

      AEx 2018 – Palestra Fabio Ribeiro [Panasonic]

      Como o Magazine Luiza tornou-se o maior brandchannel…

      AEx 2018 – Palestra Felipe Mendes [GfK]

      AEx 2018 – Palestra Thiago Cunha [McDonald’s]

      AEx 2018 – Palestra Annette de Castro [Mallory]

      AEX 2017 – PALESTRA MARCUS DE JESUS [M….

      Definir sortimento de produtos: como ter sucesso no…

      [Ebook] As melhores estratégias para o gerenciamento por…

      [Ebook] Efeitos do coronavírus no varejo – Pesquisa…

      [ebook] Loja Perfeita: missão do trade marketing

      Revista Involves

      O glossário completo do trade marketing

      Calendário Promocional 2021: faça o download e comece…

      Calendário promocional de trade marketing: baixe a versão…

      Infográfico: como medir o resultado do trade marketing?

      Calendário promocional 2020: faça seu planejamento

      Ponto extra no PDV: o que é e…

      Tudo para uma boa execução de planograma

      Reconhecimento por Imagem na prática: o case de…

      Estratégias para a nova realidade do varejo

      Dicas de PDV: como se destacar com merchandising…

      Covid-19 no Varejo: como minimizar impactos no PDV?

      Quais as vantagens do reconhecimento de imagens no…

      Benefícios do BI no trade marketing

      TradeDrops #22 – Quais são os 4 principais…

      TradeDrops #21 – Como definir o público-alvo de…

      TradeDrops #20 – Aplicativo de Trade Marketing

      TradeDrops #19 – Como definir o Mix de…

      TradeDrops #18 – Custos de uma operação de…

      TradeDrops #17 – Trade Marketing para Serviços

  • Sobre
  • Faça Parte
  • Login

Involves Club

  • Home
  • Impactos da Covid-19 no Varejo
  • Especiais
    • O que é PDV?

  • Blog
    • PANDEMIA NO VAREJO: COMO O INVOLVES STAGE TORNOU-SE…

      Lições da pandemia para 2021: a transformação no…

      Qualidade de dados no Trade: como a Quatá…

      5 benefícios da inteligência artificial no varejo

      Coleta de dados e informações: por que é…

      Estratégia Omnichannel: 5 motivos para ter uma

      Como fazer o posicionamento de produtos no ponto…

  • Materiais Educativos
    • All AEx eBook Ferramentas TradeCast TradeDrops

      Calendário Promocional 2021: faça o download e comece…

      Reconhecimento por Imagem na prática: o case de…

      Definir sortimento de produtos: como ter sucesso no…

      Estratégias para a nova realidade do varejo

      Calendário promocional de trade marketing: baixe a versão…

      [Ebook] As melhores estratégias para o gerenciamento por…

      AEx 2018 – Palestra Fabio Ribeiro [Panasonic]

      Como o Magazine Luiza tornou-se o maior brandchannel…

      AEx 2018 – Palestra Felipe Mendes [GfK]

      AEx 2018 – Palestra Thiago Cunha [McDonald’s]

      AEx 2018 – Palestra Annette de Castro [Mallory]

      AEX 2017 – PALESTRA MARCUS DE JESUS [M….

      Definir sortimento de produtos: como ter sucesso no…

      [Ebook] As melhores estratégias para o gerenciamento por…

      [Ebook] Efeitos do coronavírus no varejo – Pesquisa…

      [ebook] Loja Perfeita: missão do trade marketing

      Revista Involves

      O glossário completo do trade marketing

      Calendário Promocional 2021: faça o download e comece…

      Calendário promocional de trade marketing: baixe a versão…

      Infográfico: como medir o resultado do trade marketing?

      Calendário promocional 2020: faça seu planejamento

      Ponto extra no PDV: o que é e…

      Tudo para uma boa execução de planograma

      Reconhecimento por Imagem na prática: o case de…

      Estratégias para a nova realidade do varejo

      Dicas de PDV: como se destacar com merchandising…

      Covid-19 no Varejo: como minimizar impactos no PDV?

      Quais as vantagens do reconhecimento de imagens no…

      Benefícios do BI no trade marketing

      TradeDrops #22 – Quais são os 4 principais…

      TradeDrops #21 – Como definir o público-alvo de…

      TradeDrops #20 – Aplicativo de Trade Marketing

      TradeDrops #19 – Como definir o Mix de…

      TradeDrops #18 – Custos de uma operação de…

      TradeDrops #17 – Trade Marketing para Serviços

  • Sobre
  • Faça Parte
  • Login
Blog

Repositor e Promotor de Vendas: Entenda a diferença entre esses profissionais

escrito por Jana Meneghel Última atualização: 16 julho, 2020
Repositor e Promotor de Vendas: Entenda a diferença entre esses profissionais

Qual é a diferença entre um repositor e um promotor no PDV? Uma das confusões mais comuns no ramo de trade marketing está relacionada às funções desempenhadas por esses profissionais.

Em muitos casos, as tarefas se misturam. Se não houver um posicionamento claro por parte do back-office sobre as reais responsabilidades do promotor no PDV, o profissional acaba assumindo atividades que não fazem parte de sua rotina.

Preparamos este post justamente para esclarecer todas essas dúvidas. Entenda definitivamente as diferenças entre os serviços prestados por cada um desses profissionais.

O QUE FAZ O PROMOTOR E O QUE FAZ O REPOSITOR?

Em termos gerais, a principal diferença entre o trabalho desenvolvido por esses dois profissionais é que o promotor é contratado, direta ou indiretamente, pela marca, enquanto o repositor responde ao ponto de venda.

Um repositor de mercadorias contratado por uma loja ou por um supermercado, por exemplo, estará presente no local durante toda a jornada de trabalho e deve satisfação ao seu superior, que também é contratado pelo PDV.

Ele reposiciona, em prateleiras e pontos extras, itens de todas as marcas e segmentos. O repositor não é fiel à marca, ele é fiel ao ponto de venda e, por isso, responsável por evitar ruptura e organizar material de merchandising de todas as marcas que o PDV expõe.

O promotor de vendas, por sua vez, zela por apenas um nome: aquele que ele representa. O profissional contratado pela marca A responderá única e exclusivamente pelos produtos da marca A, dedicando parte de sua atenção à marca B somente quando precisar pesquisar e comparar, entre outros aspectos, ações promocionais e preços praticados pela concorrente.

ATUAÇÃO NO PONTO DE VENDA

Ambas as funções evitam ruptura, embora o repositor certifica-se de que as mercadorias preencham as gôndolas. O promotor é quem confirma o posicionamento de acordo com o planograma a ser seguido, validando ou reportando possíveis problemas relacionados à disposição de produtos.

O promotor verifica como está o estoque da marca, se todos os produtos listados estão positivados na quantidade programada, porém não movimenta o estoque do ponto de venda. A função de organização, abastecimento e retirada de itens do local é responsabilidade do repositor.

Veja um resumo sobre as atividades praticadas por cada um no quadro abaixo:

PROMOTOR DE VENDAS

REPOSITOR DE MERCADORIAS

Visita os pontos de venda É contratado dos pontos de venda
Confirma posicionamento via planograma Repõe itens em gôndola
Revisa estoque Repõe e retira itens no estoque
Negocia espaço em gôndola e pontos extras Não negocia posicionamento de produtos
Pesquisa ações da concorrência Não defende marcas
Trabalha para a marca Trabalha para o PDV
Presta apoio a ações promocionais Não se envolve em ações promocionais
Organiza o merchandising da marca Organiza o merchandising geral
Faz pesquisa de preços Faz afixação de preços

Para saber mais sobre o trabalho do promotor de vendas nas ações de trade marketing, assista ao TradeDrops do Involves Club sobre o assunto.

FUNÇÕES BEM DEFINIDAS, MAIS PRODUTIVIDADE

É claro que, quando os profissionais entendem bem as respectivas funções e têm uma visão clara sobre as responsabilidades de cada um, as rotinas são otimizadas.

Um promotor que, em vez de repor produtos na gôndola, apenas certifica-se de que o planograma está sendo seguido, diminui o tempo de visita em loja. Isso significará mais disponibilidade para ser estratégico e para firmar relacionamentos com gerentes e supervisores, por exemplo.

A indústria precisa de representantes da marca nos PDVs, que é onde toda a negociação acontece. Promotores que assumem tarefas que não são suas, mas do repositor, cumprirão dupla função. Passarão tempo excessivo em loja e, muitas vezes, não conseguirão cumprir a roteirização planejada para o dia.

A gestão das equipes externas, aliás, é um dos principais desafios dos profissionais de trade marketing. O coração de toda a operação é execução do time de campo no ponto de venda.

Sem controle, organização e planejamento, as chances de cometer equívocos são altas, o que diminui as chances de sucesso de qualquer estratégia de vendas. Algumas das principais preocupações relacionadas à rotina de promotores incluem a confirmação de visitas no PDV, a coleta de dados, a demora na tomada de decisões, a roteirização mal planejada e o não engajamento dos profissionais.

Saiba como solucionar as falhas mais comuns na gestão de equipes externas neste post do Involves Club.

Nova call to action

EXEMPLOS PRÁTICOS DE GRANDES EMPRESAS

Sobre o trabalho do promotor no ponto de venda, Gláucia Ragassi, gerente nacional de trade marketing da Tirol Alimentos, afirma:

Somente ter o promotor na rua não basta, é preciso planejar as suas ações. Ele precisa saber o que fazer e como fazer. O sucesso de uma equipe de campo está na estratégia de trade marketing.

Outro ponto importante é manter o promotor motivado, entender suas dores e necessidades. Lembre-se: ele é o profissional que representa e negocia a marca diretamente no espaço que se conecta com o shopper.

A Panasonic é um ótimo exemplo a ser seguido neste quesito. O projeto “Live your life” coloca todos os colaboradores, independentemente de cargo, formação ou função, na pele do promotor por um dia, justamente para que todos saibam exatamente o que acontece em campo.

O gerente nacional de trade marketing da corporação, Fábio Ribeiro, afirma que “se o back-office não entende a agilidade do campo, é muito provável que as coisas não saiam como planejadas”.

Para saber mais sobre a importância do promotor de vendas nas operações de trade marketing, continue navegando no Involves Club.

Guia de Execução - Merchandising

[eBook] Guia de Execução

Como aliar estratégias e trabalho de campo.

QUERO ACESSAR O CONTEÚDO
0 comentários
0
Facebook Twitter Google + Pinterest
Janaina Meneghel
Jana Meneghel

Produtora de conteúdo da Involves. Curiosa sobre as nuances de um mundo chamado trade marketing. Jornalista e tradutora aprendendo a achar conforto fora da zona de conforto. Parece brava mas, no fundo, é um docinho. Não, não é parente da Xuxa (pena...).

Deixe seu comentário Cancel Reply

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos?

Inscreva-se para receber por e-mail e em primeira mão conteúdos sobre Trade Marketing e Varejo.

eBooks

  • 1

    Guia de execução para o PDV: como alinhar estratégias e equipe de campo

    28 março, 2016
  • 2

    O guia definitivo do trade marketing

    11 junho, 2018
  • 3

    O glossário completo do trade marketing

    11 dezembro, 2018
  • 4

    Pesquisa Trade Insight: confira os resultados

    19 setembro, 2018

Ferramentas

  • 1

    Calendário Promocional 2021: faça o download e comece seu planejamento

    10 dezembro, 2020
  • 2

    Baixe agora: modelo de calendário promocional

    17 janeiro, 2019
  • 3

    Calendário promocional 2020: faça seu planejamento

    27 novembro, 2019
  • 4

    A história do trade marketing no Brasil

    18 dezembro, 2018
  • Você provavelmente já sabe o que é PDV
  • Os principais tipos de PDV
  • Por que o PDV é importante?
  • Definindo uma estratégia para cada PDV
  • Gestão de PDV: Dados + Tecnologia
  • Nossos últimos dois segundos
  • Facebook
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email
Footer Logo

© 2016 Uma iniciativa clube do trade marketing

Conteúdo exclusivo
para membros!
Já é membro? Clube do Trade Marketing Login
Novo no clube? Clube do Trade Cadastrar-se
Faça parte da maior comunidade
de Trade Marketing do Brasil

  • Clube do Trade MarketingAcesso gratuito
  • Clube do Trade Conteúdo exclusivo
  • Clube do Trade MarketingWebinares com especialistas do mercado
  • Clube do TradeEbooks completos sobre trade marketing
  • Trade MarketingMais de 8000 membros
Clube do Trade
Login
Entrar com Facebook
Entrar com Linkedin

Esqueceu sua senha?