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7 comandos de Rodrigo Pimentel para construir tropas de elite

escrito por Eduardo Silva Última atualização: 5 abril, 2020
7 comandos de Rodrigo Pimentel para construir tropas de elite

Neste post, eu gostaria de compartilhar com você os insights que pude extrair de uma das palestras que mais chamou a minha atenção durante o maior evento de trade marketing da América Latina, AEx 2017, que passou a se chamar Involves Experience em 2020.

Estou falando do conteúdo apresentado por Rodrigo Pimentel, ex-membro do Bope e roteirista dos filmes Tropa de Elite e Tropa de Elite II: “O inimigo agora é outro”.

Nas próximas linhas você irá aprender sobre:

  • O sentimento de dono
  • A previsibilidade
  • A perseverança
  • Temática e simbolismo
  • O reconhecimento
  • A Inteligência
  • O que todo time de elite faz

O SENTIMENTO DE DONO: TRAZER PARA SI

Logo no começo do discurso, Pimentel contou um causo curioso sobre gestão de RH. Segundo ele, houve um conflito entre dois atores: André Ramiro e Wagner Moura. A empresária de Ramiro o procurou e o questionou para entender por que no camarim de Wagner havia uma mesa repleta de frutas enquanto que na mesa de André havia apenas café e água.

A razão da mesa de Moura estar farta era uma só: foi ele mesmo quem preparou as frutas.

Pimentel conta que resolveu a questão com o sentimento de dono, ou seja, trouxe a responsabilidade para si. Ele foi até o camarim de Moura e repartiu algumas frutas com a empresária de Ramiro.

Num outro dia, a empresária de Ramiro o procurou novamente para informar que precisava conversar sobre as condições de locomoção de seu cliente. Enquanto Wagner Moura ia trabalhar de carro importado, o André Ramiro ia de transporte público.

Só que havia um detalhe: o carro era próprio de Wagner, comprado com o dinheiro de seu trabalho.

E o sentimento de dono entrou em cena novamente. Pimentel entrou em contato com Wagner e pediu para ele acordar mais cedo e buscar Ramiro em casa. Problema resolvido.

A lógica do sentimento de dono, segundo Pimentel, é evitar que o problema tome proporções incontroláveis. Para isso, devemos trazer o problema para a gente e resolver na hora em que forem detectados.

Fica a dica para todas as equipes: por que deixar um problema chegar ao gestor quando é possível resolvê-lo?

Eu resolvo o problema, não deixo chegar até o meu diretor.”

Rodrigo Pimentel.

A PREVISIBILIDADE: COMPARTILHAR

Nem sempre conseguimos segurar a bronca em nossas mãos, muitas vezes é perceptível quando uma situação pode sair do controle e causar estragos mais à frente. Nesses casos, o sentimento de dono deve ser apenas um meio de abafar o problema e não será o suficiente para solucioná-lo.

Segundo Pimentel, nestas horas deve entrar em jogo o conceito de previsibilidade.

A previsibilidade consiste em compartilhar o problema de forma transparente mostrando ao seu superior e comandados que o problema deve ser resolvido logo, afinal é previsível que algo ainda pior possa acontecer.

No caso, a saída foi uma sugestão do diretor do filme, José Padilha, como você pode ver no vídeo abaixo:

PERSEVERANÇA: O DOM DO RONALD MCDONALD

Ficou curioso sobre o Ronald McDonald? É a ele mesmo a quem me refiro, o palhaço do McDonald’s.  Confira o vídeo:

Muitas vezes não temos a perícia necessária para a aplicação de determinada atividade, mas isso não pode nos estagnar. Como disse Pimentel, o conhecimento deve ser buscado. O mais importante de tudo é a força de vontade. Quem quer, vai atrás.

Assim como a abordagem é válida numa análise interna, também serve para nossos comandados. É comum, na posição de líder, não conseguirmos enxergar todas as peculiaridades e habilidades de nossos colaboradores. Na situação do filme, José Padilha viu futuro em Sandro, o Ronald McDonald. Assim também devemos ser no dia a dia, devemos observar e acreditar em nossos colaboradores. Tudo é impossível até alguém transformá-lo em possível.

Pimentel complementa sobre a perseverança:

TEMÁTICA E SIMBOLISMO: VÁ E VENDA!

Até o momento, falamos de aspectos que têm muito a ver com a rotina e a expectativa de ações de trade marketing. Este comando pode inspirar um diferencial para sua equipe.

Segundo Pimentel, o lema do BOPE não é “missão dada é missão cumprida”. O mote foi criado exclusivamente para o filme. O lema do BOPE é: Vá e vença!

Os Mandamentos do BOPE carioca são:

• Agressividade controlada

Todo soldado deve ter garra, mas a sua agressividade deve ser proporcional ao seu domínio de situação. Deve assumir seu objetivo e fazer de tudo para alcançá-lo desde que mantenha o controle;

• Controle emocional

Assumir o controle é não perder o foco e ser o dono da situação. A concentração é fundamental para aguentar situações críticas de estresse;

• Disciplina consciente

Não basta fazer. Deve haver consciência do que se faz e o motivo da ação;

• Espírito de Corpo

Todo soldado é uma célula de um grande organismo. Toda dor sentida por um é sentida por todos, toda alegria celebrada por um é celebrada por todos;

• Flexibilidade

O destino é incerto e o dia a dia é repleto de variáveis que estão fora de nosso controle. Toda operação deve ser planejada, mas deve ser adaptada dependendo da aplicação para que se possa cumprir o objetivo final com excelência;

• Honestidade

A transparência é sinônimo de confiança. Um soldado honesto inspira os demais e eleva a moral da equipe;

• Iniciativa

No BOPE, cada segundo conta e ficar parado não faz parte da rotina da tropa. Quem quer faz e não espera acontecer;

• Lealdade

Ser leal é estar ao lado do outro não importando a circunstância. Em contrapartida é bom saber que mesmo nas mais adversas das situações você terá alguém do seu lado;

• Liderança

Liderar é ser o número um. É ser o melhor dos melhores. Se alguém faz, o soldado do BOPE vai e faz melhor;

• Perseverança

A derrota pode acontecer. Ela é temporária, mas desistir não é uma opção. A persistência é o ímpeto dos vencedores. Quem persevera alcança sua meta mais cedo ou mais tarde;

• Versatilidade

A versatilidade é a qualidade de fazer diferente. Quando se diz que o soldado é versátil significa que ele é entendido naquilo que for preciso;

O curioso é que podemos pegar estes conceitos e aplicá-los à gestão de equipe, controle operacional e até mesmo gerenciamento de projetos. O BOPE é inspirador porque é capaz de transmitir conhecimentos por meio de sua temática e seus símbolos.

O símbolo identifica quem pertence ao time.

Nos anos 80, o BOPE adotou como símbolo a cor preta, representando o luto, ornado por uma borda em vermelho, representando o sangue derramado no dia a dia. No centro do disco há uma caveira por simbolizar a morte, com uma faca de combate a cravando de cima para baixo, representando a vitória sobre a morte em combate. Por trás da caveira há duas garruchas Harpers Ferry 1806, calibre .54 que são armas símbolo da polícia militar brasileira.

RECONHECIMENTO: TODOS TÊM SEU VALOR

Segundo Pimentel, a maior causa de stress policial no mundo não é a sobrecarga de trabalho, nem o baixo salário. É a falta de reconhecimento.

O dado corrobora com o estudo recente feito pela ISMA (International Stress Management), ele revela que 89% dos profissionais emitem queixas de estresse por motivo de não serem reconhecidos no ambiente de trabalho.

A falta de reconhecimento profissional é claramente identificada quando o comandado é dedicado dentro da sua função, consegue bons resultados e mesmo assim não recebe um feedback positivo dos seus líderes. Além disso, também não consegue promoções ou aumento salarial. É como se o seu trabalho fosse indiferente. A insatisfação é uma consequência disso seja no BOPE ou em qualquer empresa.

INTELIGÊNCIA: COMANDO, CONTROLE E ANÁLISE

A inteligência é aspecto vital em qualquer operação bem sucedida. A operação inteligente é aquela com o menor valor de investimento possível mediante as necessidades e o maior retorno possível do investimento.

De acordo com Pimentel, uma operação inteligente depende de 3 fatores:

COMANDO

O comando é a ordem e numa ordem não pode haver dúvida. Se a ordem é dada ela deve ser certeira e ter um objetivo bem definido.

Para haver o comando é necessário estudar, planejar e testar todas as variáveis possíveis e somente depois deste processo que o comando deve ser emitido.

CONTROLE

O controle é a etapa que sustenta um comando bem executado. É no controle que a tensão aflora e os nervos devem ser controlados. Foco, determinação e perseverança são fundamentais durante este processo.

ANÁLISE

A análise é a observação da situação. Nestas horas, as variáveis surgem e o cenário se transforma. Portanto é preciso analisar todas as consequências de cada ação a ser tomada e flexibilizar a operação conforme a situação.

Se a polícia entrar por aqui, eu vou pelo mato. Temos que ser criativos, inovadores e fazer diferente da concorrência”.

Rodrigo Pimentel.

O QUE TODO TIME DE ELITE FAZ: AMAR

Sim, é isso mesmo que você leu. Rodrigo comenta que o diferencial de um grupo de elite para outro qualquer é o amor pelo time.

O amor é inspirador e o orgulho é catalisador do sucesso, complementa o ex-capitão do BOPE. É por isso que os membros da tropa tatuam na pele o símbolo que os representa. É questão de compromisso firmado.

É aí que entra aquela famosa cena do filme Tropa de Elite 1, confira:

Segundo Pimentel esta é uma cena de amor e a maior prova de amor pelo BOPE é afastar aqueles que fazem mal ao time, à corporação.

​O cara pode até servir pra jogar futebol comigo, mas trabalhar no meu time não, o cara vai me afundar”.Rodrigo Pimentel.

E você, concorda com as palavras de Rodrigo Pimentel ou é capaz de perceber algum outro ponto em comum de sua tropa com o BOPE? Deixe seu comentário e compartilhe a sua história com a gente.

Depois de todos os comandos desse texto, é hora de planejar a estratégia e garantir a excelência da execução:

2 comentários
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Eduardo Silva
Eduardo Silva

Publicitário, em busca novas experiências dentro do trade marketing por meio de histórias de valor.

2 comentários

MILA 13 setembro, 2021 - 09:21

Essa cara soube ser esperto.Foi um fracasso como policial,entrou para o BOPE ,porque era parente de general,me atrevo a escrever que talvez nem o curso de treinamento fez,por ser filho de alguém influente..Ganha dinheiro pegando carona no BOPE,e os verdadeiros heróis nada fazem,deixa esse malandro usar o nome da corporação.Ganha dinheiro igual água ,vendendo o que ele não pôs em prática em sua carreira policial,talvez seja ,por não ter espirito de equipe,ser oportunista,e isso ele sabe fazer.Será que tem alguém do BOPE lendo???!!desperta!!!tem alguém se aproveitando,se passando por herói,ganhando honra,condecoração no lugar de vocês.Acordem BOPE!!!!!!!!!!!!!!

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Cristian José Kons
Cristian José Kons 11 janeiro, 2018 - 10:51

Que foda todas essa analogias. Achei sensacional mas utópico culturalmente na grande maioria das empresas brasileiras. Mas parabéns pelo artigo, sensacional.

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