15 de março: dia de lembrar do consumidor e do shopper

escrito por Eduardo Silva Última atualização: 9 abril, 2019
15 de março: dia de lembrar do consumidor e do shopper

Entenda por que o shopper também deve ser lembrado neste dia do consumidor.

A criação do dia do consumidor no dia 15 de março deu-se pela proteção e lembrança dos direitos de quem consome algum tipo de produto ou serviço.

Mas, além disso, é importante que as indústrias e lojas mantenham o compromisso de conhecer e cumprir todas as leis que protegem os seus consumidores.

Foi o ex-presidente dos Estados Unidos da América, John Kennedy, que em 1962 resolveu instaurar um manifesto de proteção aos interesses dos consumidores americanos.

OS 4 DIREITOS FUNDAMENTAIS DE JOHN KENNEDY

  • Direito à segurança
  • Direito à informação
  • Direito à escolha
  • Direito à ser ouvido

Em 1985, após 23 anos do manifesto do ex-presidente americano e inspirada por sua iniciativa, a ONU instituiu o dia 15 de março como o Dia Mundial do Consumidor, seguindo as Diretrizes das Nações Unidas, legitimando e reconhecendo internacionalmente a data criada por Kennedy.

COMO É O DIREITO DO CONSUMIDOR NO BRASIL?

A Lei nº 8.078, que entrou em vigor em 11 de março de 1991, criou o Código de Direito do Consumidor para garantir os direitos dos consumidores em todo o território nacional.

Após a criação do Código de Direito do Consumidor foi criado o Programa de Proteção de Defesa do Consumidor (PROCON) com presença assegurada em todos os municípios do Brasil.

A missão do PROCON é mediar os consumidores e fornecedores, em caso de conflitos. Sempre que precisar de auxílio, entre em contato com o PROCON de sua localidade.

QUAL A RELAÇÃO ENTRE CONSUMIDOR E SHOPPER?

O consumidor é quem consome o produto, independente de ter sido ele quem efetua a compra ou não.

Já o shopper, ao contrário do consumidor, é quem toma decisões no ponto de venda no momento de decisão da compra.

Podemos dizer que o shopper é quem compra o produto ou serviço para o desfrute de um consumidor ou, ainda, que o shopper pode ser o consumidor se ele comprar algo para consumo próprio.

POR QUE O SHOPPER É TÃO IMPORTANTE?

A melhor forma de garantir a satisfação do consumidor em sua plenitude é atendendo às demandas do shopper. É ele quem avalia criteriosamente o custo/benefício da compra.

O shopper conhece o consumidor como ninguém, sabe suas peculiaridades, desejos e vontades. Por isso é importante conhecer o shopper para uma comunicação mais assertiva diminuindo, assim, a dificuldade na hora das vendas.

E para entender melhor o perfil do shopper e as diretrizes que devem ser consideradas na execução, confira o eBook do Clube:

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