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BlogImpactos da Covid-19 no varejo

Como preparar sua operação para enfrentar a crise da Covid-19?

escrito por Saraga Schiestl Última atualização: 1 junho, 2020
Como preparar sua operação para enfrentar a crise da Covid-19?

Muitos se perguntam como enfrentar a crise e se preparar para os momentos pós-coronavírus. Afinal, pandemia da Covid-19 atingiu o mercado de forma geral. Como mostrou a pesquisa da Involves, que analisou o varejo nos primeiros dias de quarentena, há setores com as vendas reduzidas ou até mesmo paradas. Dados mais recentes, divulgados em pesquisa da Cielo, mostram que entre março e abril o varejo perdeu 24% das vendas e os serviços duráveis, 40,1%. 

Nesse conteúdo vamos trazer respostas para essa questão, mostrando como o Involves Stage pode ser um importante aliado para quem está com dificuldades de vender.

Relembrando a pesquisa da Involves, os setores que destacaram mais problemas relacionados à Covid-19 são:

  • Moda
  • Beleza 
  • Esporte
  • Eletrônicos

Vamos entender juntos como é possível aproveitar o momento de crise com o Involves Stage?

 

INVOLVES STAGE NA SUA ESTRATÉGIA DE COMO ENFRENTAR A CRISE NO PDV

A tecnologia precisa ser a grande aliada de um time que está com problemas por causa da crise causada pelo Coronavírus. Porém, além de ter em mãos uma ferramenta, é importante que toda a equipe saiba como utilizá-la da melhor maneira. 

O Involves Stage está pronto para atender às necessidades dos seus clientes, não importa qual a realidade da operação. 

Por isso, a partir de agora vamos trazer algumas situações relatadas por clientes e, na sequência, apresentar como o Involves Stage pode fazer parte da solução para cada um dos desafios.

 

#1 Times interno e externo com muito tempo ocioso

Formulário Web - Involves Stage

Muitas questões estão relacionadas ao tempo ocioso dos times. Para essa resposta, nós temos caminhos que o Involves Stage e o Involves Club podem fazer parte.

Primeiro vamos falar do Involves Club. Com os conteúdos que já publicamos por aqui, a sua equipe de promotores e back-office pode aprender muito mais sobre o trade. Temos publicações voltadas para:

  • execução
  • estratégia
  • gestão de equipes 
  • guias completos sobre trade marketing 

Fazendo as buscas no blog a partir de palavras-chave você recebe um show completo com muita informação! E, se sentir falta de algum assunto, é só falar que a gente inclui na nossa setlist. 

Agora vamos para o Involves Stage. A sua equipe pode aproveitar o tempo disponível para atualizar os formulários da ferramenta. Muitas vezes, no dia a dia, essas informações ficam desatualizadas e não correspondem mais à estratégia completa do seu negócio.  

Então, que tal aproveitar esse recurso – que é totalmente customizável – para entender se os formulários estão atendendo todas as necessidades de informação? Essa é a melhor hora para fazer uma revisão estratégica e receber dados que vão fazer a diferença no trabalho do back-office daqui para frente.

Comece propondo uma reunião com a equipe para avaliar os formulários e depois é só colocar a mão na massa e aproveitar todas as facilidades do sistema. 

 

#2 Chegou a hora da sua estratégia de Loja Perfeita

Sim! Apesar de segmentos enfrentarem o desafio de muitas lojas fechadas (ou com a operação reduzida) este é o período é o ideal para iniciar ou aprimorar a sua estratégia de Loja Perfeita no Involves Stage.

Se você ainda não domina muito bem o conceito, a Loja Perfeita permite a customização dos indicadores de execução. Cada PDV pode ser acompanhado individualmente a partir dos pilares de estratégia de preço, presença, share e ponto extra. 

Entre os benefícios do módulo de Loja Perfeita estão:

  • Inteligência estratégica
  • Dados da operação de forma mais automatizada
  • Cumprimento da execução exatamente de acordo com a estratégia
  • Engajamento do time de campo (com a possibilidade de usar a pontuação dos PDVs como programas de incentivo)
  • Ação rápida no PDV 
  • Identificação de oportunidades e aumento de sell-out

Com a solução de Loja Perfeita do Involves Stage é possível ter visibilidade sobre quais lugares a empresa está atuando com mais força e de que forma os problemas podem ser resolvidos. 

Aproveite o momento para que a equipe de back-office faça todos os estudos necessários, como a revisão dos canais de venda e sortimentos, para que a estratégia da Loja Perfeita comece a funcionar quando as atividades voltarem à normalidade.

 

#3 Comunicação não pode ser um problema

Chat Web - Involves Stage

Ruídos na comunicação não ficam restritos a quem está enfrentando baixa nas vendas nesta quarentena. Mas que tal aproveitar o momento para padronizar as formas de comunicar evitando que as informações fiquem perdidas?

No Involves Stage o recurso de chat permite a troca de mensagens entre o time de back-office e promotores de venda. Com ele, o acompanhamento do PDV acontece em tempo real e todas as informações são centralizadas em um único lugar. Você não precisa procurar em qual plataforma conversou sobre determinado assunto com cada promotor. 

Outra possibilidade é configurar o chat para que os colaboradores da mesma regional possam conversar entre si, com a possibilidade dos supervisores enviarem mensagens em massa, o que também facilita o envio de comunicados. 

Por isso, aproveite esse período para elaborar um plano de comunicação e como ele pode se tornar um aliado para deixar o dia a dia mais fácil para todos os integrantes da equipe. 

 

#4 Produtividade para equipes reduzidas

Roteiro Web 2 - Involves Stage

Se esse é o caso da sua empresa, que apesar da crise ainda conta com uma equipe reduzida em campo, o momento é de rever questões de produtividade. O objetivo é que o time tenha todas as ferramentas em mãos para um trabalho agilizado.

Já falamos aqui sobre os formulários do Involves Stage e como você pode personalizá-los. Avalie reduzir as perguntas, priorizando aquelas extremamente objetivas e diretas, que permitirão um trabalho rápido e assertivo no PDV.

A customização dos roteiros dos promotores de venda também é essencial em um cenário com time de campo reduzido. Observe quais PDVs estão mais próximos ao promotor e crie o roteiro a partir dessas informações. Com a agenda dinâmica do Involves Stage é possível atualizar e acompanhar dados de campo. 

Outro recurso é o de criar alertas em tempo real no Involves Stage, que permite, por exemplo, o monitoramento de preços dos produtos e se a equipe está enfrentando alguma dificuldade. 

Mais uma vez a comunicação é fundamental. Utilize e estimule que a equipe de campo aproveite o recurso de envio de mensagens e alertas pelo Involves Stage. Ter as informações em uma única plataforma torna o dia a dia mais fácil. 

 

#5 Conhecimento nunca é demais: use a nossa biblioteca

Biblioteca Web - Involves Stage

O Involves Stage conta com uma biblioteca completa com informações sobre trade marketing e as melhores práticas para utilizar o software. Para isso, converse com o back-office e peça para que os assuntos sejam revisados e colocados à disposição do pessoal em campo. 

São inúmeros artigos fundamentais para garantir informação de qualidade aos colaboradores. Estimule que tirem dúvidas e compartilhem o que aprenderam por meio das mensagens do Involves Stage.

 

Dicas anotadas? 

Queremos que a sua empresa enfrente esse momento de baixa nas vendas com todo o nosso suporte. Sabemos que tudo isso vai passar, por isso é importante que todos estejam preparados para a volta do mercado. 

Conta pra gente nos comentários como o Involves Stage está ajudando a sua empresa a se organizar nesse período difícil. Quanto mais relatos e experiências compartilhados, mais vamos estimular esse ambiente colaborativo. 

Se você quiser deixar outra dúvida, escreva aqui nos comentários que teremos muito prazer em te ajudar a tornar esse momento mais simples. 

Nova call to action

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Saraga Schiestl
Saraga Schiestl

Produtora de conteúdo na Involves. Jornalista, apaixonada por viagens, corridas e escrever. O nome é um pouquinho complicado, mas pode chamar de Sara que ela atende também.

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