Conheça a rotina e os desafios do consultor de trade marketing

escrito por Vinicius Duarte Última atualização: 9 abril, 2019
Conheça a rotina e os desafios do consultor de trade marketing

A quem você recorre quando precisa rever a efetividade da operação do seu time de campo? Que tal ter essa conversa com um consultor de trade marketing? 

O Clube do Trade conversou o Arthur Fabris, consultor de sucesso na Involves, que, atualmente, atende agências de diversos formatos e dimensões, para entender melhor o impacto desse profissional na rotina das operações. 

 Nosso objetivo era entender a rotina e as atribuições do profissional que atua na mesma área que o Arthur, mas a conversa rendeu mais que imaginávamos: aproveitamos o tema, que passa por indicadores de sucesso e as maiores vitórias do Arthur, e gravamos o piloto do Podcast do Clube do Trade

TÓPICOS DA CONVERSA


  • Por que os gestores não conseguem avançar rumo ao sucesso dos projetos?
  • Diferença entre consultor de sucesso e suporte ao cliente;
  • Como estimular o promotor de vendas no combate à ruptura e ao shelf life?
  • Como ganhar a confiança dos líderes da operação?

Confira este material exclusivo agora:

O CONSULTOR DE TRADE MARKETING EM AÇÃO

Tudo começa na gravação do case de sucesso da Bombril. As entrevistas são captadas no QG da empresa e o material bruto chega até a Involves para decupagem alguns dias depois. Um trecho, em especial, é o gancho para o post que você lê agora:

Nós sabemos que os desafios da Priscila não são únicos: muitos líderes de equipe são pressionados por resultados e a ambição contínua de superar desafios nunca alcançados. Algumas dezenas, chegam até o consultor irritados, insatisfeitos e desacreditados. 

Mas aí vem o primeiro contato, quando o consultor de sucesso registra atentamente os pontos positivos e negativos percebidos no planejamento. Segundo Arthur, construir resultados sólidos esbarra em dois obstáculos que o mercado brasileiro ainda luta para quebrar: a falta de empoderamento do trade marketing nas empresas e a escassez de profissionais qualificados neste mercado

COMO REVERTER ESTE CENÁRIO

Da primeira conversa, que normalmente se estende por horas, é obtido o plano de ação que será executado durante o projeto. Os objetivos, normalmente, são os mesmos: comprovação do trabalho e presença do promotor, execução correta do que foi planejado e aumento da lucratividade. 

Para cumprir com esses objetivos, o primeiro passo será convencer o gestor de que é preciso guiar o promotor de maneira correta e com o apoio de um guia de execução. A partir daí, o trabalho é edificado aos poucos, até chegar às campanhas de incentivo.

Deixe seu comentário