Involves Club
  • Home
  • Cases de sucesso
    • Mindset orientado para dados: a revolução da Bombril…

      Programa de Loja Perfeita alavancou a execução e…

      Involves recebe selo do Promotion Optimization Institute como…

      Danone aumenta produtividade em 80% com o Reconhecimento…

      Eatics aumenta sell-out em 235% com software da…

      Como a JTI melhorou em 45% a gestão…

      Razões pelas quais a Adecco se tornou parceira…

  • Materiais Educativos
    • All eBook Ferramentas TradeCast TradeDrops

      Guia de execução para Gestores de Trade Marketing

      [Infográfico]: como medir o resultado do trade marketing?

      [eBook] Impulsione vendas com Reconhecimento por Imagem e…

      Matriz BCG no Excel: faça o download gratuitamente!

      Ponto extra no PDV: o que é e…

      [Ebook] Definir sortimento de produtos: como ter sucesso…

      Guia de execução para Gestores de Trade Marketing

      [eBook] Impulsione vendas com Reconhecimento por Imagem e…

      [Ebook] Definir sortimento de produtos: como ter sucesso…

      [Ebook] As melhores estratégias para o gerenciamento por…

      [Ebook] Efeitos do coronavírus no varejo – Pesquisa…

      [ebook] Loja Perfeita: missão do trade marketing

      [Infográfico]: como medir o resultado do trade marketing?

      Matriz BCG no Excel: faça o download gratuitamente!

      Ponto extra no PDV: o que é e…

      Infográfico: Tudo para uma boa execução de planograma

      Baixe agora: modelo de calendário promocional

      A história do trade marketing no Brasil

      [Webinar] A experiência da Café Rancheiro com Reconhecimento…

      Reconhecimento por Imagem na prática: o case de…

      Estratégias para a nova realidade do varejo

      Dicas de PDV: como se destacar com merchandising…

      Covid-19 no Varejo: como minimizar impactos no PDV?

      Quais as vantagens do Reconhecimento por Imagem no…

      TradeDrops #22 – Quais são os 4 principais…

      TradeDrops #21 – Como definir o público-alvo de…

      TradeDrops #20 – Aplicativo de Trade Marketing

      TradeDrops #19 – Como definir o Mix de…

      TradeDrops #18 – Custos de uma operação de…

      TradeDrops #17 – Trade Marketing para Serviços

  • Blog
    • 6 benefícios de coletar dados automatizados no PDV

      5 indicadores de execução essenciais para sua operação…

      Equipe de Trade Marketing: 4 estratégias para ter…

      Indústria 4.0: Como a tecnologia vem promovendo inovações…

      Involves na APAS Show 2022: saiba tudo sobre…

      Share de gôndola: o que é e como…

      Canais Diretos e Indiretos: O que são e…

  • Sobre
  • Login

Involves Club

  • Home
  • Cases de sucesso
    • Mindset orientado para dados: a revolução da Bombril…

      Programa de Loja Perfeita alavancou a execução e…

      Involves recebe selo do Promotion Optimization Institute como…

      Danone aumenta produtividade em 80% com o Reconhecimento…

      Eatics aumenta sell-out em 235% com software da…

      Como a JTI melhorou em 45% a gestão…

      Razões pelas quais a Adecco se tornou parceira…

  • Materiais Educativos
    • All eBook Ferramentas TradeCast TradeDrops

      Guia de execução para Gestores de Trade Marketing

      [Infográfico]: como medir o resultado do trade marketing?

      [eBook] Impulsione vendas com Reconhecimento por Imagem e…

      Matriz BCG no Excel: faça o download gratuitamente!

      Ponto extra no PDV: o que é e…

      [Ebook] Definir sortimento de produtos: como ter sucesso…

      Guia de execução para Gestores de Trade Marketing

      [eBook] Impulsione vendas com Reconhecimento por Imagem e…

      [Ebook] Definir sortimento de produtos: como ter sucesso…

      [Ebook] As melhores estratégias para o gerenciamento por…

      [Ebook] Efeitos do coronavírus no varejo – Pesquisa…

      [ebook] Loja Perfeita: missão do trade marketing

      [Infográfico]: como medir o resultado do trade marketing?

      Matriz BCG no Excel: faça o download gratuitamente!

      Ponto extra no PDV: o que é e…

      Infográfico: Tudo para uma boa execução de planograma

      Baixe agora: modelo de calendário promocional

      A história do trade marketing no Brasil

      [Webinar] A experiência da Café Rancheiro com Reconhecimento…

      Reconhecimento por Imagem na prática: o case de…

      Estratégias para a nova realidade do varejo

      Dicas de PDV: como se destacar com merchandising…

      Covid-19 no Varejo: como minimizar impactos no PDV?

      Quais as vantagens do Reconhecimento por Imagem no…

      TradeDrops #22 – Quais são os 4 principais…

      TradeDrops #21 – Como definir o público-alvo de…

      TradeDrops #20 – Aplicativo de Trade Marketing

      TradeDrops #19 – Como definir o Mix de…

      TradeDrops #18 – Custos de uma operação de…

      TradeDrops #17 – Trade Marketing para Serviços

  • Blog
    • 6 benefícios de coletar dados automatizados no PDV

      5 indicadores de execução essenciais para sua operação…

      Equipe de Trade Marketing: 4 estratégias para ter…

      Indústria 4.0: Como a tecnologia vem promovendo inovações…

      Involves na APAS Show 2022: saiba tudo sobre…

      Share de gôndola: o que é e como…

      Canais Diretos e Indiretos: O que são e…

  • Sobre
  • Login
Blog

O que dizem as pesquisas sobre o comportamento do consumidor idoso

escrito por Eduardo Silva Última atualização: 23 janeiro, 2020
O que dizem as pesquisas sobre o comportamento do consumidor idoso

O ESTUDO DO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR IDOSO

Entrando no assunto consumidor, enquanto grande parte das indústrias apostam no público emergente, o consumidor mais jovem, a outra parcela dos players apostam cada vez mais no consumidor idoso.

Com mais recursos financeiros e maior poder de decisão que outras gerações graças à experiência e poupança financeira, o idoso é um núcleo importante de shoppers.

Segundo o relatório “Consumer Generations”, da Tetra Pak, o poder de compra do consumidor sênior - acima de 60 anos - deve superar 30 trilhões de reais em todo mundo em 2020.

O estudo sobre o comportamento do consumidor idoso ainda aponta que no Brasil, o consumidor sênior concentrou 11% da renda do Brasil, nos últimos 10 anos. Nos próximos cinco anos, a expectativa é que o consumidor sênior passe a ter 16%, por causa do envelhecimento da população e do aumento da força de compra por parte da população.

consumidor senior

De quebra, a Nielsen aponta que o comportamento do consumidor idoso representa mais de um quarto das vendas de bens de alto consumo, explica Ana Rei, Commercial Manager Shopper Insights & Consumer Panel Service Solutions Nielsen.

Além de gastar, o shopper acima dos 60 anos aumenta o valor do ticket médio das compras das marcas que investem nele. Se a estratégia de marketing for bem planejada, é retorno garantido!

QUAL O PERFIL DESTE CONSUMIDOR?

comportamento do consumidor idoso

Eles ocupam a faixa etária acima dos 60 anos de idade, e dentro deste target existem, ainda, diferentes categorias de consumidores.

De acordo com a Nielsen, há comportamentos de compra distintos entre os idosos, com diferentes gatilhos de compra, por exemplo: alguns com foco na qualidade, outros focados em benefícios de saúde.

Considera-se que as questões da idade vão trazer a necessidade de ajustar os produtos e os serviços às limitações que advenham do envelhecimento.

A leitura de letras pequenas, por exemplo, é uma mudança que parte desde o departamento de marketing, passa pela publicidade, atinge os canais de distribuição e chega ao ponto de venda.

HIGIENE, PERFUMARIA, COSMÉTICOS E MATURIDADE

As idosas não se sentem representadas no mercado e tendem a buscar produtos elaborados especialmente para o seu dia a dia.

Isto é o que mostra a pesquisa "Beleza na Terceira Idade", conduzida pelo Mundo do Marketing, em parceria com a Reds e eCGlobal. O levantamento mostra que 60% das mulheres acima de 55 anos estão insatisfeitas com a própria aparência.

O mesmo percentual tem dificuldade para encontrar produtos de acordo com a sua faixa etária. Assim, mais da metade das entrevistadas não se sentem representadas pelas propagandas de cosméticos.

Segundo estimativas do IBGE, nos próximos 20 anos a população acima de 60 anos, mais que triplicará, chegando a 88,9 milhões de brasileiros (39,2% da população).

comportamento do consumidor idoso

Pensando neste futuro cenário, a SBVC – Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo decidiu levantar informações sobre os atuais hábitos de compra da população com idade superior a 60 anos.

OS PRINCIPAIS DESTAQUES DESTE ESTUDO

comportamento do consumidor idoso

Não se esqueça: no jogo do trade marketing, o consumidor sênior é peça fundamental!

Para acompanhar tudo sobre esta e outras gerações, acompanhe o Involves Club nas redes sociais, o link você encontra logo abaixo. 

consumidor seniorcosméticohigienehpcidosomelhor idadeperfumariasêniorShopperterceira idade
0 comentários
1
Facebook Twitter Google + Pinterest
Eduardo Silva
Eduardo Silva

Publicitário, em busca novas experiências dentro do trade marketing por meio de histórias de valor.

Deixe seu comentário Cancel Reply

eBooks

  • 1

    Guia de execução para Gestores de Trade Marketing

    30 junho, 2022
  • 2

    [eBook] Impulsione vendas com Reconhecimento por Imagem e Loja Perfeita

    13 maio, 2022
  • 3

    [Ebook] As melhores estratégias para o gerenciamento por categorias no varejo

    13 dezembro, 2021
  • 4

    [Ebook] Definir sortimento de produtos: como ter sucesso no PDV

    22 janeiro, 2022

Ferramentas

  • 1

    [Infográfico]: como medir o resultado do trade marketing?

    20 junho, 2022
  • 2

    Matriz BCG no Excel: faça o download gratuitamente!

    1 maio, 2022
  • 3

    Ponto extra no PDV: o que é e qual a sua importância para o trade marketing?

    5 abril, 2022
  • 4

    Infográfico: Tudo para uma boa execução de planograma

    6 fevereiro, 2019
  • Você provavelmente já sabe o que é PDV
  • Os principais tipos de PDV
  • Por que o PDV é importante?
  • Definindo uma estratégia para cada PDV
  • Gestão de PDV: Dados + Tecnologia
  • Nossos últimos dois segundos
  • Facebook
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Contato
Footer Logo

Política de Privacidade

© 2021 Uma iniciativa clube do trade marketing