Como o perfil do consumidor do atacarejo tem afetado o mercado

escrito por Última atualização: 20 abril, 2020
Como o perfil do consumidor do atacarejo tem afetado o mercado

Vamos falar sobre a crise? Eu sei que esse assunto pode parecer chato e cansativo, já que estamos passando pelo momento de assimilação e mudança para se adaptar à realidade do mercado.

O fato é que o shopper também está passando por esse momento e é nas compras da casa que vemos o reflexo. E se tem um denominador comum entre os que estudam o comportamento do consumidor é: neste cenário de queda, quem está crescendo é o atacarejo.

E não sou eu quem está dizendo, são as duas instituições de renome em estudos de pessoas: Nielsen Brasil e Kantar World Panel. Na APAS 2016, muito se falou sobre adaptações e tendências de mercado, especialmente em relação ao shopper.

A palestra de Flavia Amado, Shopper & Retail Insights da Kantar Worldpanel, apontou diversas mudanças que são pontos de atenção para quem precisa rever a operação e traçar novas estratégias.

Vamos ver alguns deles?

Os números apontam uma queda no PIB do Brasil comparando 2014 com 2015. Neste ritmo, o consumo das famílias também caiu. Comparando 2015 com 2014, as famílias pisaram no freio do consumo.

É claro que não se pode dar todo o crédito do crescimento do atacarejo na crise. O investimento no setor foi pesado. Sendo assim, a pulverização das lojas do ramo contribuíram com quase metade da alta. Com mais lojas por perto, o shopper já se familiarizou e ocupa boa parte da fatia dos compradores.

Outro ponto de destaque é a busca de embalagens econômicas, que também fazem com que o shopper acabe precisando voltar menos ao PDV.

São muitas informações valiosas juntas, não é mesmo? Para te ajudar a traçar um planejamento com elas, preparamos uma compilação de comportamentos do consumidor observados na pesquisa.

 

 

CTA Guia definitivo trade marketing

Deixe seu comentário