Como funciona o Agile Promoter? Benefícios e vantagens

escrito por Vinicius Duarte Última atualização: 9 setembro, 2019
Como funciona o Agile Promoter? Benefícios e vantagens

Existe uma pergunta que chega o tempo inteiro na caixa de mensagens do Clube do Trade: como funciona o Agile Promoter? Este conteúdo foi criado não apenas para explicar como funciona o Agile Promoter, mas demonstrar o impacto dessa tecnologia na coleta e no tratamento das informações que seu time de campo envia diariamente ao back office.

Para demonstrar como funciona o app de trade marketing utilizado por mais de 400 companhias em 18 países do globo terrestre, vamos passar por estes tópicos:

  • Não é apenas tecnologia. São especialistas!
  • Entender como funciona o Agile Promoter passa por compreender a operação
  • E manter o seu portfólio organizado
  • O potencial da sua estratégia
  • Inteligência para gestão das ações no ponto de venda

Boa leitura!

NÃO É APENAS TECNOLOGIA. SÃO ESPECIALISTAS!

Achou que este texto começaria com um tecniquês carregado de termos difíceis para explicar o que a plataforma faz? Não é necessário, até porque essa é a missão principal dos times de Implantação e Sucesso do Cliente. Esses especialistas compreendem onde o Agile Promoter se enquadra nas operações e, a partir do seu conhecimento, tornam tudo menos complexo para os usuários do sistema.

Esses times consultivos orientam os clientes em toda a experiência de uso da plataforma para que os mesmos criem e executem corretamente suas ações de trade marketing. Assim como o time de Customer Experience (CX), esses grupos recebem atualização constante sobre as atividades e os mercados que atendem.

Isso quer dizer que você não corre o risco de ficar sozinho quando um desafio aparece ou a diretoria da sua empresa aguarda sua análise sobre o novo indicador relacionado à execução.

A Larissa Vier, coordenadora de Gestão do Conhecimento (GC) da Involves, fez um tour pelo sistema. Veja no vídeo abaixo.

​E a rotina do colaborador de campo com um sistema desses, como fica? Descomplicada.

A segunda parte deste texto demonstra como determinar os limites do seu tabuleiro, configurando informações de regionais, bandeiras, ponto de vendas e perfis de acesso com apoio de um sistema de trade marketing. Até porque não adianta saber como funciona o Agile Promoter sem saber que o mais importante já está em sua posse.

ENTENDER COMO FUNCIONA O AGILE PROMOTER PASSA POR COMPREENDER A OPERAÇÃO

Em 2015, um estudo divulgado durante o Congresso Brasileiro de Live Marketing mostrou que 76% das empresas que investem em trade marketing direcionam a maior parte de seus esforços em ações de ponto de venda. É assim porque, como sabemos, o shopper ainda decide boa parte de suas compras nos corredores da loja. Para construir as ações de forma precisa, você deve conhecer o seu território de atuação. No Agile Promoter, ele será classificado por regionais e macrorregionais.


​Na interface web, você também precisará configurar Rede e Bandeira. Esses dados permitirão que você compreenda e crie estratégias para peculiaridades de cada ponto de venda que faz parte da sua operação.


​O cadastro de pontos de venda pode ser, inclusive, apontado pelo colaborador de campo. Ele realiza um pré-cadastro do estabelecimento e a equipe de back office verifica e valida a informação no Agile Promoter Web.

Para concluir a construção da sua base estratégica de trade marketing, você precisará definir os perfis de acesso. Eles determinarão quais serão as funcionalidades disponíveis no acesso web e no aplicativo para os grupos de usuários que fazem parte da sua operação.

Você pode classificar os colaboradores que utilizarão a plataforma com uma hierarquia, que deve ser definida por números de 1 a 9. Isso permite que os líderes de projeto (hierarquia 9), administrem os promotores (hierarquia 1), por exemplo.

como funciona o agile promoter

Gerencie o acesso de informações por hierarquia de cargos e funções.

​Uma equipe dimensionada adequadamente será fundamental para você pular para o próximo nível: a definição do atendimento das marcas.

E MANTER O SEU PORTFÓLIO ORGANIZADO

A organização do seu portfólio de produtos influenciará no direcionamento estratégico do seu negócio. A organização vai garantir que você analise precisamente uma informação específica sobre um produto, as linhas de produto e até sobre categorias completas.

Você pode organizar seus produtos em quatro níveis:

  • ​Supercategoria;
  • Categoria
  • Linha de Produtos
  • Produtos (SKUs).

O cadastro, que pode ser realizado de forma manual ou por importação, será a base para a construção de formulários. Por falar em informação, o Agile Promoter permite que você obtenha a evolução das linhas de produto comercializadas em determinadas bandeiras e regionais. Dê uma olhada nesse vídeo para entender melhor:


​Essas informações incidem na hora de planejar o atendimento, pois os roteiros de colaboradores são definidos a partir da sua missão nas lojas. A PlayStation, por exemplo, aumentou em 75% a cobertura de loja graças aos ajustes na roteirização.

O POTENCIAL DA SUA ESTRATÉGIA

Área de atuação delimitada, marcas atendidas mapeadas e promotores em campo. Tudo certo. O único detalhe é que a informação não chega ao back office voluntariamente. É neste momento que você percebe que o promotor de vendas também precisa saber como funciona o Agile Promoter.

É necessário dar as instruções corretas para direcionar os colaboradores de forma que estes repassem a informação que você busca. Essas informações são básicas para os seus relatórios, e o seu crescimento depende deles para acontecer de forma previsível.

como funciona o agile promoter 2

​A criação de tarefas e reportes da sua operação com o Agile Promoter permite que você acompanhe dados sobre preço, ações da concorrência, share de gôndola e muito mais, tudo isso em tempo real.

Isso permite que os profissionais de campo se familiarizem com a rotina e compreendam o seu papel no PDV.

O acompanhamento de metas completa o arsenal de funcionalidades desenvolvidas para que os objetivos da sua companhia sejam executados como o esperado no PDV. Esse recurso garante a visualização do percentual de realização das tarefas planejadas pelos colaboradores. A equipe de campo também consegue visualizar o gráfico no Agile Promoter APP.

​A utilização de alguns destes recursos permitiu que a L’Oreal progredisse 20% no cumprimento de tarefas. Um aumento de quase 40% na média de horas trabalhadas.

INTELIGÊNCIA PARA GESTÃO DAS AÇÕES NO PONTO DE VENDA

Entendeu como funciona o Agile Promoter? Resumidamente, o sistema de trade marketing garante a disponibilidade de informações fundamentais para os resultados do seu time de campo. Com o tratamento das informações, certamente o ROI das suas ações no PDV será otimizado.

Quer tirar outras dúvidas sobre a adoção de um sistema de trade marketing para a sua operação? Utilize o espaço de comentários aqui embaixo! Nosso time de especialistas em trade marketing está preparado para responder todas as suas dúvidas.


3 comentários

Ivani Martins 16 janeiro, 2020 - 10:04

O software tem acesso total ao smartphone do colaborador? Ligações, mensagens, fotos, vídeos, etc?

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André Sousa
André Sousa 15 outubro, 2018 - 15:42

Boa tarde!
Estou em busca de um software que faça a roteirização de promotores de vendas, incluindo a locomoção.
O AGILE não me parece uma ferramenta indicada no meu caso, mas poderiam me indicar alguma no mercado?
Obrigado.
André

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Vinicius Duarte
Vinicius Duarte 15 outubro, 2018 - 16:01

Boa tarde, André.
Repassei o seu contato para o Murillo, um dos especialistas em trade marketing do Clube. Ele entrará em contato e certamente o ajudará nessa missão!
Forte abraço e conte sempre conosco!

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