Existe uma pergunta que chega o tempo inteiro na caixa de mensagens do Clube do Trade: como funciona o Agile Promoter? Este conteúdo foi criado não apenas para explicar como funciona o Agile Promoter, mas demonstrar o impacto dessa tecnologia na coleta e no tratamento das informações que seu time de campo envia diariamente ao back office.
Para demonstrar como funciona o app de trade marketing utilizado por mais de 400 companhias em 18 países do globo terrestre, vamos passar por estes tópicos:
- Não é apenas tecnologia. São especialistas!
- Entender como funciona o Agile Promoter passa por compreender a operação
- E manter o seu portfólio organizado
- O potencial da sua estratégia
- Inteligência para gestão das ações no ponto de venda
Boa leitura!
NÃO É APENAS TECNOLOGIA. SÃO ESPECIALISTAS!
Achou que este texto começaria com um tecniquês carregado de termos difíceis para explicar o que a plataforma faz? Não é necessário, até porque essa é a missão principal dos times de Implantação e Sucesso do Cliente. Esses especialistas compreendem onde o Agile Promoter se enquadra nas operações e, a partir do seu conhecimento, tornam tudo menos complexo para os usuários do sistema.
Esses times consultivos orientam os clientes em toda a experiência de uso da plataforma para que os mesmos criem e executem corretamente suas ações de trade marketing. Assim como o time de Customer Experience (CX), esses grupos recebem atualização constante sobre as atividades e os mercados que atendem.
Isso quer dizer que você não corre o risco de ficar sozinho quando um desafio aparece ou a diretoria da sua empresa aguarda sua análise sobre o novo indicador relacionado à execução.
A Larissa Vier, coordenadora de Gestão do Conhecimento (GC) da Involves, fez um tour pelo sistema. Veja no vídeo abaixo.
E a rotina do colaborador de campo com um sistema desses, como fica? Descomplicada.
A segunda parte deste texto demonstra como determinar os limites do seu tabuleiro, configurando informações de regionais, bandeiras, ponto de vendas e perfis de acesso com apoio de um sistema de trade marketing. Até porque não adianta saber como funciona o Agile Promoter sem saber que o mais importante já está em sua posse.
ENTENDER COMO FUNCIONA O AGILE PROMOTER PASSA POR COMPREENDER A OPERAÇÃO
Em 2015, um estudo divulgado durante o Congresso Brasileiro de Live Marketing mostrou que 76% das empresas que investem em trade marketing direcionam a maior parte de seus esforços em ações de ponto de venda. É assim porque, como sabemos, o shopper ainda decide boa parte de suas compras nos corredores da loja. Para construir as ações de forma precisa, você deve conhecer o seu território de atuação. No Agile Promoter, ele será classificado por regionais e macrorregionais.
Na interface web, você também precisará configurar Rede e Bandeira. Esses dados permitirão que você compreenda e crie estratégias para peculiaridades de cada ponto de venda que faz parte da sua operação.
O cadastro de pontos de venda pode ser, inclusive, apontado pelo colaborador de campo. Ele realiza um pré-cadastro do estabelecimento e a equipe de back office verifica e valida a informação no Agile Promoter Web.
Para concluir a construção da sua base estratégica de trade marketing, você precisará definir os perfis de acesso. Eles determinarão quais serão as funcionalidades disponíveis no acesso web e no aplicativo para os grupos de usuários que fazem parte da sua operação.
Você pode classificar os colaboradores que utilizarão a plataforma com uma hierarquia, que deve ser definida por números de 1 a 9. Isso permite que os líderes de projeto (hierarquia 9), administrem os promotores (hierarquia 1), por exemplo.

Gerencie o acesso de informações por hierarquia de cargos e funções.
Uma equipe dimensionada adequadamente será fundamental para você pular para o próximo nível: a definição do atendimento das marcas.
E MANTER O SEU PORTFÓLIO ORGANIZADO
A organização do seu portfólio de produtos influenciará no direcionamento estratégico do seu negócio. A organização vai garantir que você analise precisamente uma informação específica sobre um produto, as linhas de produto e até sobre categorias completas.
Você pode organizar seus produtos em quatro níveis:
- Supercategoria;
- Categoria
- Linha de Produtos
- Produtos (SKUs).
O cadastro, que pode ser realizado de forma manual ou por importação, será a base para a construção de formulários. Por falar em informação, o Agile Promoter permite que você obtenha a evolução das linhas de produto comercializadas em determinadas bandeiras e regionais. Dê uma olhada nesse vídeo para entender melhor:
Essas informações incidem na hora de planejar o atendimento, pois os roteiros de colaboradores são definidos a partir da sua missão nas lojas. A PlayStation, por exemplo, aumentou em 75% a cobertura de loja graças aos ajustes na roteirização.
O POTENCIAL DA SUA ESTRATÉGIA
Área de atuação delimitada, marcas atendidas mapeadas e promotores em campo. Tudo certo. O único detalhe é que a informação não chega ao back office voluntariamente. É neste momento que você percebe que o promotor de vendas também precisa saber como funciona o Agile Promoter.
É necessário dar as instruções corretas para direcionar os colaboradores de forma que estes repassem a informação que você busca. Essas informações são básicas para os seus relatórios, e o seu crescimento depende deles para acontecer de forma previsível.
A criação de tarefas e reportes da sua operação com o Agile Promoter permite que você acompanhe dados sobre preço, ações da concorrência, share de gôndola e muito mais, tudo isso em tempo real.
Isso permite que os profissionais de campo se familiarizem com a rotina e compreendam o seu papel no PDV.
O acompanhamento de metas completa o arsenal de funcionalidades desenvolvidas para que os objetivos da sua companhia sejam executados como o esperado no PDV. Esse recurso garante a visualização do percentual de realização das tarefas planejadas pelos colaboradores. A equipe de campo também consegue visualizar o gráfico no Agile Promoter APP.
A utilização de alguns destes recursos permitiu que a L’Oreal progredisse 20% no cumprimento de tarefas. Um aumento de quase 40% na média de horas trabalhadas.
INTELIGÊNCIA PARA GESTÃO DAS AÇÕES NO PONTO DE VENDA
Entendeu como funciona o Agile Promoter? Resumidamente, o sistema de trade marketing garante a disponibilidade de informações fundamentais para os resultados do seu time de campo. Com o tratamento das informações, certamente o ROI das suas ações no PDV será otimizado.
Quer tirar outras dúvidas sobre a adoção de um sistema de trade marketing para a sua operação? Utilize o espaço de comentários aqui embaixo! Nosso time de especialistas em trade marketing está preparado para responder todas as suas dúvidas.
13 comentários
Boa tarde,
Estou com uma colaboradora que o App Agile dela ficou OFF e não sai disso, como consigo resolver ?
Olá Rodrigo, tudo bem?
Para esse tipo de demanda, entre em contato com a nossa equipe por meio da Central de Ajuda.
Obrigada e ótima semana!
Bom dia!
Qual o custo para implantação do sistema?
Olá Bárbara, tudo bem?
Para saber mais sobre o Involves Stage, acesse a página especial. Você pode entrar em contato para tirar as dúvidas com nossos consultores.
Esse programa consegui monitorar o promotor?
A super categoria equivale a uma família de produtos?
QUAL O CUSTO PARA IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA.
Oi, João! Tudo bem? Depende do número de licenças e serviços que você deseja para sua operação. Vou pedir para alguém do time entrar em contato com você para entender melhor sua necessidade, ok?
Bom dia,
Tenho interesse em conhecer melhor o aplicativo e custos.
Olá Bárbara, tudo bem?
Acesse a página especial do Involves Stage e solicite uma demonstração com a nossa equipe.
Abraços,
O software tem acesso total ao smartphone do colaborador? Ligações, mensagens, fotos, vídeos, etc?
Boa tarde!
Estou em busca de um software que faça a roteirização de promotores de vendas, incluindo a locomoção.
O AGILE não me parece uma ferramenta indicada no meu caso, mas poderiam me indicar alguma no mercado?
Obrigado.
André
Boa tarde, André.
Repassei o seu contato para o Murillo, um dos especialistas em trade marketing do Clube. Ele entrará em contato e certamente o ajudará nessa missão!
Forte abraço e conte sempre conosco!